domingo, 18 de outubro de 2015

THEM - O MUNDO EM PERIGO - 1954

POSTADO PRIMEIRAMENTE EM 14/02/2011



SINOPSE:

O homem dividiu o átomo e isso o conduziu a uma nova era. Mas como ele poderia saber que também colocaria O Mundo em Perigo? No Novo México, uma criança vaga em choque, uma loja é saqueada e um cadáver está irreconhecível com ácido o bastante para matar 20 homens. Isso é o início de uma luta que atravessa o deserto e chega à Los Angeles, onde homens em menor número e, bem menos estatura, tentarão combater a horda de insetos. A partir deste filme outros surgiram sobre criaturas radioativas. O Mundo em Perigo é um marco do cinema, sobre formigas gigantes alteradas pela radiação. Indicado ao Oscar® de Melhor Efeitos Especiais conta com os astros James Whitmore, James Arness e Edmund Gwenn. Muitos se aproximaram do terror, mas poucos podem ser comparados à arte de O Mundo em Perigo.





Formato: Avi / DVDRip
Tamanho: 810MB
Duração: 94 minutos
Idioma: Inglês
Legendas: Português (srt na pasta)

Links em 2 partes Mega:
Parte 1
Parte 2

Links em 2 partes Abelhas:
Parte 1
Parte 2



senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com





COMENTÁRIOS por JUVENATRIX
BOCA DO INFERNO

Quando os Estados Unidos atacaram com bombas nucleares duas cidades japonesas em meados dos anos 1940 durante a Segunda Guerra Mundial, nosso planeta entrou definitivamente na era atômica. E, através desse ato, a nossa espécie inevitavelmente abriu uma porta desconhecida para um mundo novo, sustentado pela paranoia nuclear que por sua vez geraria a criação de uma infinidade de ideias e argumentos a serem explorados pelo cinema fantástico a partir da década de 1950.
É desse período que se originou um sub-gênero conhecido como Big Bug (Inseto Gigante), onde em vários filmes divertidos a humanidade passaria a enfrentar terríveis ameaças vindas de insetos de todos os tipos, os quais devido à exposição excessiva de radiação, de forma acidental ou até mesmo intencional no caso dos cientistas loucos, acabaram transformando-se em imensos monstros prontos para lutar com a raça humana pelo mesmo espaço. De ingênuos, pequenos e aparentemente inofensivos, eles passaram a gigantescas criaturas ameaçadoras.

Um dos primeiros filmes do tipo Big Bug foi produzido em preto e branco em 1954 com o nome de Them! (ou Eles!/Elas!), batizado no Brasil como O Mundo em Perigo, e explorando a existência de terríveis formigas gigantes, que variavam de 2 a 4 metros de comprimento. Dirigido por Gordon Douglas a partir de uma história de George Worthing Yates, o filme foi uma das primeiras tentativas de injetar a paranoia nuclear numa fórmula de causa e efeito, ou seja, a ação nociva do Homem através da manipulação de elementos atômicos e a reação da natureza, gerando um novo e terrível tipo de praga na imaginário coletivo. Nesse caso específico, a ação foi sobre inocentes formigas que cresceram assustadoramente de tamanho devido à testes com bombas nucleares realizadas no deserto do Novo México, nos Estados Unidos, em 1945.
O Mundo em Perigo é considerado um precursor dos filmes com insetos gigantes, sendo muito bem recebido pelo público e até ganhando um cobiçado prêmio Oscar por seus eficientes efeitos especiais, muito interessantes para a época e nitidamente datados, coordenados por Ralph Ayers, que utilizou uma sofisticada parafernália mecânica formada por uma complexa combinação de cordas, roldanas e engrenagens para movimentar as grandes formigas. Em comparação com as modernas técnicas de computação gráfica atuais, as formigas são até hilariantes, mas analisando-se apenas os recursos existentes naquele período distante do cinema, é impossível não enaltecer o grande trabalho realizado.
UM PEQUENO VIDEO DOS EFEITOS ESPECIAS 
( FORMIGAS GIGANTES )

video

O filme é sem dúvida uma tentativa de sucesso em se produzir com um tratamento sério uma história de ficção científica e horror explorando insetos gigantes que reagiram aos efeitos nocivos da ciência. E acabou impulsionando toda uma safra de filmes com temática similar, que apesar de tratados com orçamentos e seriedade menores, não minimizaram suas propostas de entretenimento. Como resultado disso, vários outros tipos de insetos acabaram ampliados pelo cinema como aranhas, lagartos, vespas, gafanhotos e até um louva-deus, numa série de filmes super divertidos.
Como todo filme enfocando uma revolta da natureza contra a ciência, em O Mundo em Perigo não poderia faltar a presença marcante de um cientista para tentar entender a origem da ameaça e como combatê-la, através do uso racional de seus conhecimentos. Nesse caso, o Dr. Medford é um especialista em formigas e o responsável por várias frases interessantes e com conteúdos significativos como por exemplo quando eles descobrem a existência das formigas gigantes, numa inevitável ameaça mortal contra a humanidade: Podemos estar testemunhando uma profecia bíblica se realizando: A destruição e a escuridão descerão sobre o mundo e as feras reinarão sobre a Terra.


CLIQUE NOS LOBBY CARDS PARA AMPLIAR


Ou quando ele explica aos militares a natureza guerreira das formigas e o perigo que elas representam para o mundo ao se transformarem em monstros imensos: As formigas são as únicas criaturas fora o Homem, que fazem guerra. Elas fazem campanha, são agressivas e escravizam as prisioneiras que não são mortas.
O nome nacional O Mundo em Perigo é bem diferente do original Them!, mas parece ser um título mais adequado, numa escolha feliz dos responsáveis em nomear os filmes que chegam ao Brasil. Porém, uma curiosidade é a forma como os produtores se referiram à palavra Them para aproveitarem a oportunidade de um interessante marketing, evidenciando suas letras como iniciais de palavras expressivas como Terror, Horror, Excitement e Mystery.











O cineasta americano Gordon Douglas (1907 / 1993) nasceu em New York e morreu de câncer em Los Angeles, Califórnia. Sua filmografia é grande contando com quase 100 filmes de todos os gêneros, entre westerns, policiais, aventuras, dramas de guerra, espionagem e noir. No cinema fantástico ele também dirigiu a comédia de horror Zombies on Broadway (45), com Bela Lugosi.

O escritor George Worthing Yates (1901 / 1975), autor da história que serviu de base para O Mundo em Perigo, é especialista no gênero horror e ficção científica e suas ideias inspiraram a produção de uma série de filmes de pura diversão da década de 1950 como Conquest of Space (55), It Came From Beneath the Sea(55), Earth vs. The Flying Saucers (56), The Amazing Colossal Man (57), Frankenstein 1970 (58), War of the Colossal Beast (58), Attack of the Puppet People (58), Earth vs. The Spider (59), entre outros.


O DIRETOR GORDON DOUGLAS E JOAN WELDON EM FRENTE AO VENTILADOR GIGANTE

O elenco principal do filme é formado pela dupla James Whitmore e James Arness. O primeiro nasceu em 1921 e faleceu em 2009 tendo participado de Um Sonho de Liberdade (94), com Morgan Freeman e Tim Robbins, e Cine Majestic (2001), com Jim Carrey e Martin Landau. Sua semelhança física com o consagrado ator Spencer Tracy é tão grande que eles frequentemente eram confundidos como irmãos, só que Tracy era 21 anos mais velho e faleceu em 1967. Whitmore atuou em quase 80 filmes, e entre eles, sob forte maquiagem como um orangotango no clássico O Planeta dos Macacos (68). Já James Arness nasceu em 1923, em Minnesota, e é mais conhecido como o eterno xerife Matt Dillon na divertida e longa série televisiva de western Gunsmoke (1955-75). No cinema fantástico, ele foi a criatura alienígena no clássico O Monstro do Ártico (51), de Howard Hawks, e que foi refilmado por John Carpenter em 1982 como O Enigma de Outro Mundo.

JAMES WHITMORE

Curiosamente, o ator Fess Parker tem uma pequena participação em O Mundo em Perigo como um aviador internado num hospital psiquiátrico por alegar ter visto imensas formigas voadoras. Ele nasceu no Texas em 1925 e é mais conhecido como o lendário desbravador Daniel Boone na série de TV homônima produzida entre 1964 e 70.


SCREENSHOTS


10 comentários:

  1. Ácido fórmico de mil litros... huahuhua Muito boa!!
    kkk

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Carlos. Mais um clássico radioativo dos anos 50. Mas sinto muita falta de outro: O Monstro do Mar (The Beast from Twenty Thousand Fathons), de 1953, e o segundo longa de Ray Harryhausen! Também quero aproveitar este espaço para sugerir outro filme japonês: O Pequeno Príncipe e o Dragão de Oito Cabeças (Little Prince and Eight Headed Dragon/Wanpagu ôji no orochi taiji) de 1963. É um desenho que mescla fantasia, aventura, com uma beleza plástica inigualável e a incrível trilha sonora de Akira Ikufube. Além de ausente na telinha por 30 anos, tempos atrás o Cartoon Network redublou o desenho, que na minha opinião resultou muito inferior à versão dos anos 70. Continue perseverando Space Monster, pois quero matar saudades deste filme, que passava nas madrugadas da Globo há quarenta anos! Fui. Quatermass.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Quatermass !
      Gostei das sugestões, vou dar uma pesquisada , o desenho japonês eu não conhecia, fiquei curioso, com certeza irei procurar.

      Excluir
  3. Ótima postagem como sempre.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. os 2 links do filme Them o mundo em perigo do rapid estão off, daria para verificar (arquivo não encontrado), brigaduuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você está enganado, os links estão em ordem, até agora foram feito mais de 90 downloads.
      Tente novamente, porque estão totalmente funcionais

      Excluir
  5. Oi Carlos. Quero parabenizá-lo pelas postagens. Com relação ao filme "THEM", a segunda parte está apresentando defeitos na imagem. Poderia verificar, por favor, e se há alguma maneira de corrigir. Um abraço,

    TAQUINHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme tem um pequeno problema de imagem que vai de 1:18:30 até 1:20:40 , é defeito do DVD de onde eu ripei, não tem como arrumar, são 2 minutos apenas e da para ver normalmente são apenas alguns quadriculados que aparecem na tela.

      Se isso te incomoda pode baixar o filme em outro lugar e usar as legendas daqui, se não estiverem sincronizadas com o arquivo que baixar, pode tentar baixar outras no opensubtitles.org
      Este filme é facil de achar na rede, em torrent ou no filestube.com

      Excluir
  6. Obrigado pelo seu blog, Carlos! Já baixei "O Monstro da Bomba H", e agora, tentando, "O Mundo Em Perigo!" Agradeço por sua boa vontade em disponibilizar essas relíquias maravilhosas e saudosas, gratas lembranças dos meus velhos tempos de criança! O filme "O Mundo em Perigo!", eu só lembrava das imagens, mas agora, graças a você, tenho muitas informações e a possibilidade de rever o filme todo, na íntegra! Também procuro um filme antigo, creio que com o ator Peter Cushing. Nele, numa ilha isolada, um cientista procurando a cura para o cancer de ossos, cria um estranho ser que se alimenta apenas dos ossos dos seres vivos, absorvendo-os, deixando apenas a carcaça! Ele se multiplica dividindo-se por dois, e rapidamente aumenta seu número! Parece que esse cientista foi a sua primeira vítima. Esse filme, tem uma atmosfera de mistério e suspense que permeia toda a estória, prendendo a atenção da gente! O esclarecimento do mistério, ocorre aos poucos, no desenrolar do filme, cativando e excitando a imaginação. Infelizmente não sei o nome do filme e nem estou certo se o ator é mesmo o Peter Cushing! O filme era em branco e preto! Talvez você o conheça! Ficaria-lhe muito grato se pudesse informar-me o título, os atores, ou mesmo o ano dele! Novamente agradeço por sua atenção! Muito obrigado!!!
    Gostaria de maiores informações, para ingressar como futuro membro, e contribuir para a manutenção deste espaço na internet!
    Paulo Sérgio Munhoz - ps.munhoz@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Caaramba ,obrigado mesmo por mais este classico legendado, Voces sao fodas !

    -Julio

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem