terça-feira, 6 de agosto de 2013

THE DAY THE EARTH CAUGHT FIRE - O DIA EM QUE A TERRA SE INCENDIOU - 1961

POSTADO PRIMEIRAMENTE EM 21/05/2011






















SINOPSE:

Jornalistas Britânicos investigam estranhos fenômenos, que tem deixado o clima da Terra completamente diferente e após um tempo cada vez mais quente, então descobrem que talvez os testes nucleares sejam os responsáveis, mas não imaginam  a verdadeira catástrofe que está para acontecer.







Formato: Avi / DVDRip
Tamanho: 1,42Giga
Duração: 98 minutos
Idioma: Inglês
Legendas: Português e Espanhol (srt na pasta)
Legendas Traduzidas por carlosm42


Links em 5 partes 4shared

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com


                             









COMENTÁRIOS
Carlosm42

Na década de 60 filmes sobre mudança do clima e catástrofes já eram uma grande fonte para os produtores, The Day The Earth Caught Fire (DECF) é a versão britanica, de uma série de Sci Fi sobre o assunto que seriam grandes sucessos, como o americano "Viagem ao Fundo do Mar" e o multinacional europeu "The Day the Sky Exploded". Foi dirigido e escrito pelo espetacular Val Guest, e muito provavelmente já havia percebido que cada época tem sua própria preocupação com o meio ambiente, seja um buraco na camada de ozônio, um meteoro (1910 na Sibéria), aquecimento  global , etc, etc, como sabemos nos anos 1960s o mundo estava no auge da guerra fria, e como não poderia deixar de ser, a preocupação aqui são as armas nucleares, de qualquer modo tudo isso é um prato cheio para as mentes criativas que produziram milhares de ficções científicas para nosso deleite.
DECF é um Sci Fi bem diferente da maioria que estamos acostumados, antes de tudo ele é um ótimo drama, mostrando o dia a dia dos funcionários do jornal Daily Express, e as consequências humanas na busca frenética por notícias, que envolve amizade, amor, traição, companheirismo, e grande parte disso tudo na pele do personagem Peter Stenning (Edward Judd) que é um escritor e jornalista, em uma fase difícil de sua vida, tendo que lidar com seu divorcio e consequentemente com o amor de seu filho, mais seu problema com o alcoolismo. Como podem perceber temos uma história complexa que mescla drama, investigação, mistério e Sci Fi, e um fato muito interessante é que foi filmado no verdadeiro prédio do jornal Daily Express, tendo como figurantes os funcionários presentes, e adicionando muito mais realismo as cenas, isso sem contar com o elenco especial que contém a lindíssima e talentosa Janet Munro que já conhecemos ela de The Crawling Eye (Tollenberg Terror) , já postado aqui no Space Monster.





Direção - Val Guest

Escritores - Val Guest e Wolf Mankowitz 

Elenco
Janet Munro ... Jeannie Craig
Leo McKern ... Bill Maguire
Edward Judd ... Peter Stenning
Michael Goodliffe ... Jacko Jackson the Night Editor
Bernard Braden ... Davis the News Editor
Reginald Beckwith ... Harry
Gene Anderso ... May
Renée Asherson ... Angela
Arthur Christiansen ... Jeff Jefferson the Editor
Austin Trevor ... Sir John Kelly
Edward Underdown ... Sanderson
Ian Ellis ... Michael Stenning
Arthur Christiansen , ex-editor do Daily Express, desempenhou-se como o editor do jornal. E Três anos antes de Zulu , um então desconhecido Michael Caine fez o papel de um policial, sem créditos no elenco, desviando o tráfego . Ele fala uma linha.

Fotos tiradas durante a filmagens com Arthur Christiansen
clique nelas para ampliar





COMENTÁRIOS
Cartwright

Vi esse filme nos cinemas e o final realizado na versão americana, não era bem o que Val Guest tinha idealizado, mas mesmo comparado com a cena final de War of the World do Byron Haskin, não afetou o todo, porque além do talento do próprio Val Guest,de QUATERMASS XPERIMENT ,QUATERMASS 2, The Abominable Snow Man, Cassino Royale e que encerrou sua carreira em 72 com o excelente episódio da série Hammer House of Mystery and Suspense, "CHILD'S PLAY" que tem aqui também, esse clássico se tornou uma bandeira no tema ecológico e nas consequencias trágicas que o Mundo arriscava a sofrer devido as inconsequentes experiencias nucleares da corrida armamentista dos anos 60.
Apesar de preto e branco foi aplicado uma coloração laranja em algumas cenas que mostram a Terra sobre o efeito do calor intenso da sua aproximação do Sol. As cenas nas dependencias do Daily Express são originalmente do prédio do jornal e tem a presença do então editor Arthur Christiansen fazendo o papel de si próprio.
A trilha sonora foi feita por Monty Norman que criou o tema de James Bond e que lhe rendeu polpudos royalties.

Mais fotos do set de filmagem
clique p/ampliar










                                                                        








 Um destaque especial é para a graciosa atriz Janet Munro, de vida real trágica e que foi durante os anos 50 e 60, a preferida de Walt Disney. Ela contracena com Sean Connery em Darby O'Gill(um dos meus filmes favoritos da Disney)e que foi rodado um ano depois de sua atuação em Trollenberg Terror, fez também em 1959 O Terceiro Homem na Montanha,foi a filha da Familia Robinson em Swiss Family Robinson um ano antes de encabeçar o elenco desse sci-fi, considerado o primeiro filme catástrofe de causas naturais.



Janet Munro e Sean Connery juntos em produção da Disney

 Janet não foi feliz em seus dois casamentos e ainda nova mergulhou no vício de remédios e alcool, mas um acidente de carro ainda em 72 quando participava da série de TV Adam Smith causou-lhe várias cicatrizes pelo rosto e perdeu a visão sendo recuperado parcialmente após sério tratamento, mas faleceu neste mesmo ano com 38 anos após problemas cardíacos em função da alta medicação e depressão.
Na época não era usual o cinto de segurança e ela foi lançada para fora do carro sofrendo vários cortes e hematomas. Sua filha estava no carro e quase não se feriu.
Já o ator Edward Judd foi marcado pelo filme de Nathan Juran, First Men in the Moon, mas foi figurante no Quatermass X the Unknown do Val. Outro filme que encabeçou com Peter Cushing, A Ilha do Terror foi um dos raros filmes da Hammer no gênero sci-fi. Foi casado comGene Anderson que também atua em The Day the Earth Caught Fire no papel de May. Ela faleceu 3 anos depois desse filme com 34 anos após uma hemorragia cerebral.
The Day the Earth Caught Fire é considerado um dos mais importantes sci-fi realizados no Reino Unido, por uma temática que então abalava o mundo, com os testes e explosões de bombas atômicas executadas pelas 2 grande potências Estados Unidos e União Soviética.
O tema do filme aponta como um alerta sobre as graves consequencias que poderia acarretar ao clima e hoje não se fala em outra coisa a não ser no aquecimento global que das páginas de ficção se transportou para os tópicos de debates nas Nações Unidas, pela constatação da calamidade cada vez mais visível sobre o planeta Terra.


SCREENSHOTS


10 comentários:

  1. Parabéns, cada dia nos surpreendendo com estas raridades, abraços

    César-Blu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cesar-Blu, obrigado por estar sempre presente e participando no Space Monster.

      Excluir
  2. O blog está cada vez melhor!!!!

    Sempre recomendo a meus amigos que estão a procura de filmes raros e diferenciados!!!

    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Val, essa divulgação é muito importante para o blog

      Excluir
  3. Essa postagem foi matadora! pra esse filme eu vou até comprar uma soda limonada!!!! \,,/



    ResponderExcluir
  4. Simplesmente melhor blog!
    Obrigado pelos filmes e peo trabalho de pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Helson, em breve vou repostar este filme em versão BrRip

      Excluir
  5. The British always did a better job of making intelligent Science Fiction on a limited budget. This is a great PEOPLE movie. Thanks

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem