segunda-feira, 8 de agosto de 2011

THE THING FROM ANOTHER WORLD - O MONSTRO DO ÁRTICO - 1951



SINOPSE:


Grupo de pesquisadores no ártico encontra uma nave alienígena enterrada no gelo com um extraterrestre congelado. Enquanto decidem o que fazer, o gelo derrete, libertando a criatura, que começa a matar os humanos para se alimentar de seu sangue.







COMENTÁRIOS

The Thing from Another World (O Monstro do Ártico) é um filme de 1951 do gênero aventura e ficção científica, dirigido por Howard Hawks . Baseado em uma história de John Wood Campbell, Jr (que usou o pseudônimo de Don A. Stuart) publicada em agosto de 1938 com o nome de "Who Goes There?", na revista Astounding Stories. Lançado na época da Guerra Fria e pós-bomba atômica, o filme repercute o temor da invasão comunista e mostra os cientistas negativamente, como pessoas preocupadas apenas com o conhecimento, sem se importar com as consequências. No final, uma frase em sinal de advertência ao público: Watch the skies (Vigiem os céus!)
Ele é, em seu gênero, um dos filmes mais conhecidos e cultuados dos anos 1950, este foi um dos filmes que mais influenciou o diretor John Carpenter, que em 1982 fez um remake com o nome de The Thing.
Três filmes importantíssimos de ficção científica envolvendo seres de outro planeta e invasão da Terra foram lançados no ano de 1951: O Homem do Planeta X, O Dia em que a Terra Parou e O Monstro do Ártico. À parte esse fato, somente os dois primeiros apresentam similaridades, sendo que tratam de alienígenas que chegaram à Terra, pousaram seus discos voadores e, de uma forma ou de outra, tentaram estabelecer contato pacífico com os terrestres. O terceiro já enfoca o tema sob uma perspectiva mais sombria, mais de acordo com o espírito xenofóbico e negativista dos americanos da Guerra Fria. De todos os filmes desse período que ganharam releituras políticas muito além de suas próprias pretensões, talvez esse tenha sido o mais comentado deles.



Já o monstro é uma criatura alienígena que chegou a Terra há milhares de anos e se incrustou numa placa de gelo em algum lugar do círculo polar ártico, ali permanecendo até que uma equipe exploradora da era moderna a encontrou, junto a seu enorme disco voador. A despeito das tentativas de se estabelecer um contato amigável com o ser, agora descongelado e andando livremente pelos sombrios corredores da base, ele se revela hostil e anti-social ao extremo, interessado nos seres humanos unicamente pelo fato de servirem como sua nova fonte de alimentos. Embora ferido algumas vezes, o monstro logo revela sua incrível capacidade de regeneração, multiplicando anda mais o horror na ideia de que, assim como aos vegetais, ele próprio pode se adaptar tranquilamente ao ambiente hostil do Ártico e ali dar início à sua devastadora forma de reprodução, infestando o planeta de legumes-monstro do espaço que se alimentam de sangue humano. A única alternativa, descobre-se logo, é mata-lo: exceto pelo cientista da base, que é um daqueles caras curiosos e bem intencionados, disposto a arriscar a própria vida em busca da confraternização universal, todos os enclausurados exploradores (que incluem civis e militares) não pensam duas vezes em destruir o monstro - coisa que acaba se revelando um belo problema, já que tiros e fogo não o afetam, até que alguém sugere a construção de uma chapa eletrificada para cozinhá-lo. 
Feito com baixo orçamento e em poucas semanas e a despeito de seus pontos fracos, O Monstro do Ártico sobrevive às releituras e é apontado em qualquer bom catálogo de filmes de ficção científica & horror como um dos clássicos do gênero. E não é pra menos: mesmo sendo pouco fiel ao conto original, tem um bom elenco, encabeçado por Kenneth Tobey, Robert Cornthwaite, Margareth Sheridan e, claro, James Arness na pele do humanoide-legume do espaço, sem falar da bela e opressiva fotografia em preto e branco, passando a impressão constante de frio e desolação; e embora a criatura (que é vagamente semelhante ao monstro de Frankenstein do Boris Karloff) apareça pouco, há bastante suspense e alguma claustrofobia, elementos que o tornaram, na década de 50, um grande sucesso de bilheteria, impulsionando outras inúmeras histórias similares.


A coisa durante as filmagens

domingo, 7 de agosto de 2011



*********************************************




OS HERCULÓIDES - legendado e dublado

OS HERCULÓIDES
FORMATO DO PROGRAMA DA TV, COM ABERTURA, 2 DESENHOS E CRÉDITOS FINAIS




Formato: Avi / DVDRip
Tamanho: 275MB
Duração: 21 minutos
Idioma: Inglês
Legendas: Português (fixas)

EPISÓDIOS: Os Homens Papagaio /  Os Invasores

Link único megaupload - versão legendada
http://www.megaupload.com/?d=YO35R3PU


Formato: Avi / DVDRip
Tamanho: 290MB
Duração: 21 minutos
Idioma: Português ( dublagem clássica)

EPISÓDIOS: Os Homens Papagaio / Os Invasores

Link único megaupload - versão dublada
 http://www.megaupload.com/?d=XEX1ZK50

senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com
       

SCREENSHOTS