quinta-feira, 11 de agosto de 2022

A VOLTA DO HOMEM GORILA aka RETURN OF THE APE MAN (1944)


SINOPSE:

Dois cientistas (Bela Lugosi e John Carradine) encontram um homem pré-histórico congelado em uma expedição ao ártico e planejam transplantar parte do cérebro de um homem moderno na criatura para que ela possa raciocinar e falar, mas algo dá errado.

DIREÇÃO:

Philip Rosen

 

ELENCO:

Bela Lugosi como Professor Dexter

John Carradine como Professor John Gilmore

George Zucco e Frank Moran como homem-macaco

Judith Gibson como Anne

Michael Ames como Steve

Mary Currier como a Sra. Gilmore

Ed Chandler como Sargento

Ernie Adams como mendigo

Não creditados:

George Eldredge como Patrulheiro em ronda

Horace B. Carpenter como vigia de teatro

 

FORMATO: AVI/DVD Rip

DURAÇÃO: 60 minutos

TAMANHO: 743 Mb

IDIOMA: Inglês

PAÍS DE ORIGEM: Estados Unidos

FORMATO DO VÍDEO: 1.37: 1 (640 x 464)

LEGENDAS: Português ( srt na pasta ) por Karamazov


LINK MEDIAFIRE:

CLIQUE AQUI

LINK ULOZ:

CLIQUE AQUI



 

CURIOSIDADES:

George Zucco foi contratado para o papel do homem-macaco e apareceu para os primeiros arranjos de figurino e maquiagem preliminar, mas adoeceu antes das filmagens e foi substituído por Frank Moran. Entretanto, seu contrato exigia que ele fosse creditado em terceiro lugar, portanto, mesmo que ele apareça no filme por apenas alguns segundos*, ele ainda é creditado em terceiro lugar. Ele aparece em alguns lobby cards, no entanto, e há fotos publicitárias tiradas dele em fantasia e maquiagem completas. (*Os telespectadores atentos o verão nas cenas iniciais do homem-macaco adormecido deitado na mesa de laboratório de Dexter. Frank Moran assume no momento em que a criatura se agita e acorda).

 Ele se recuperou para se juntar a Bela Lugosi e John Carradine no filme seguinte, "Voodoo Man". 

A maior parte das filmagens da "Expedição Ártica" foi tirada de um filme de 1926, Alaskan Adventures. 

Sem conexão com O Homem Gorila (1943), apesar da presença do astro Bela Lugosi em ambos. 

Quando o homem-gorila carrega a mulher sobre seu ombro subindo pelo cabo para chegar ao outro prédio, é óbvio que é uma boneca.

 

COMENTÁRIOS:

 

Uma falsa sequência do hilário O Homem Gorila,¨The Ape Man¨(1943), no qual apenas Lugosi continua, em um papel diferente, acompanhado pelo ilustre John Carradine. Mesmo a trama é diferente, porque se tratam de dois cientistas, especialistas em criogenia, que libertam um hominídeo (o famoso "elo perdido") de seu descanso no Ártico. E assim como o lema da ilustre marca de alimentos congelados é "Coisas boas têm gosto bom", o lema deste filme deveria ser "Coisas simples podem ter gosto bom". 

Diálogos absurdos, geleiras que soam como dinamite e que nem chegam ao ponto (as únicas explicações que posso encontrar são ou que houve um terrorista tentando elevar o nível do mar dinamitando o Pólo ou que houve outra expedição onde alguém comeu muita tripa a la madrileña, ou que o diretor tirou de sua manga uma grande elipse narrativa que você não pode acreditar). A edição é às vezes um pouco confusa, saltando de uma cena para outra sem nenhum desvanecimento para indicar um "ponto e separado". 

No lado positivo, boas atuações de Lugosi (médico louco) e Carradine (médico são), e uma caracterização do ex-lutador Frank Moran que não é ruim dado o orçamento do filme. O resto do elenco é apenas mediano, sem nenhum desempenho de destaque em particular. Os últimos 20 minutos são uma explosão de ação com quase nenhuma pausa, e eu gostei muito. 

Deixou um bom gosto em minha boca apesar de suas falhas de edição. É curto, rápido às vezes e divertido. E também tem seus pequenos erros visíveis, que sempre se somam quando o filme é trash, mas divertido. Ultrapassa de longe a delirante ¨primeira parte¨. 

Bigladiesman (Abandomoviez)

 

SCREENSHOTS:










3 comentários:

  1. Muito legal karamazov, com esse são 22 filmes com o Bela Lugosi no blog, poderiam ser 23, mas o Return of the Vampire, tive que tirar ou o Google ia cancelar o blog

    ResponderExcluir
  2. Karamazov, o link do Uloz ta dando como arquivo privado, acho que você tem que marcar o compartilhamento através de link

    ResponderExcluir
  3. Complicado isso de direitos autorais, já tive o mesmo problema no YouTube e três filmes foram deletados, já tenho um aviso de direitos autorais por lá, se receber mais dois eles cancelam o canal.
    Já arrumei também o link do Uloz, espero que agora esteja tudo certo.
    Valeu, Carlos!

    ResponderExcluir

PARA OS QUE COMENTAM ANÔNIMOS, POR NÃO SEREM MEMBROS, PEDIMOS QUE COLOQUEM SEUS NOMES OU APELIDOS NO FINAL OU INÍCIO DA MENSAGEM .