BLOOD OF THE VAMPIRE
Direção :
Henry Cass
POSTADO PRIMEIRAMENTE EM 2011
Formato : AVI
Fonte : DVDRip
Tamanho : 750 mb
Duração : 90 min
Ano : 1958
Legendas : Português na pasta
Direção : Henry Cass
Produção : Robert S. Bank
Proudção : Monty Berman
História : Jimmy Sangster
Fotografia : Monty Berman
Música : Stanley Black
Make-up : Jimmy Evans
senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com
tradução e sincronia: CARTWRIGHT
PS- essas legendas me deram um grande trabalho, mas consegui
efetuar a sincronia com sucesso.
********************************
SINOPSE:
Uma estaca é fincada no coração do terrível Dr.Callistratus, que foi acusado de vampirismo, mas que com a ajuda de seu servo Carl, um corcunda deformado, é revivido por um médico bêbado e 6 anos depois, reaparece como administrador de um manicômio judiciário, tornando o lugar, um verdadeiro castelo dos horrores. E para lá,o Dr.John Pierre foi enviado depois de ser injustamente acusado de negligência que causou a morte de um paciente, quando ele tentava uma transfusão de sangue, ainda um recurso peculiar.
Lá na prisão para doentes mentais,ele é recrutado pelo temível Dr. Callistratus que desenvolve um estudo avançado sobre classificação do sangue em grupos distintos e que para isso, faz uso dos prêsos, sacrificando-os sem qualquer misericórdia.
COMENTÁRIOS:
A Hammer sempre considerou ROBERT S.BANKS e NESTOR MONTAGUE BERMAN (MONTY BERMAN)como os maiores rivais e concorrentes da sua fase principal quando emergiu nos clássicos monstros da Universal. E a dupla nunca negou que ia no rastro do êxito da Hammer, tanto que quando ela lançou seu grande sucesso, HORROR OF DRACULA no mês de Maio de 58, BANKS e BERMAN, contrataram o mesmo autor do script, JIMMY SANGSTER, que foi o responsável pelos roteiros dos principais filmes dessa era da Hammer como THE MUMMY,THE CURSE OF FRANKENSTEIN REVENGE OF FRANKENSTEIN, como a ficção X THE UNKNOWN e também, THE TROLLENBERG TERROR, para escrever este filme, que apesar de ser confundido como uma continuação do primeiro DRÁCULA da Hammer, não tem qualquer ligação com vampiros reais, na verdade mais ligado ao seu roteiro de REVENGE OF FRANKENSTEIN(também tem alguns elementos de MR.SARDONICUS do WILLIAM CASTLE).
Então foi lançado em Outubro de 58,sendo visto como uma história do vampiro da Hammer. Só a pouco tempo, foi editado em DVD, depois de um longo tempo esquecido pela mídia.
o lançamento em DVD contém mais 3 minutos não apresentados na versão
DUAL AUDIO que tem na Net e ripado de um TVRip, com uma imagem boa,
mas muito reduzida em tamanho, além de ser um arquivo de quase 2 gb.
BANKS e BERMAN lançaram este clássico pela ARTISTS ALLIANCE, que no breve período de existência lançou outros cults britânicos como THE STRANGE WORLD OF PLANET X(COSMIC MONSTERS),BEHEMOTH THE SEA MONSTER e LIFE IN EMERGENCY WARD 10 do ROBERT DAY. Mas a dupla ficou mesmo famosa, ao comprarem os direitos do personagem O SANTO e lançarem
a série de TV com êxito em 62 com ROGER MOORE. A amizade de MOORE e BANKS foi tão grande que ambos fundaram a produtora BAMORE, que foi responsável em vários projetos de O SANTO, e a dupla ainda fariam a produção de THE PERSUADERS(com ROGER MOORE e TONY CURTIS).
da esquerda para direita, MONTY BERMAN,ROBERT BANK e ROGER MOORE.
formaram uma equipe bem sucedida na TV inglêsa ao adaptarem o
herói O SANTO, criado por LESLIE CHARTELIS que escreveu os livros
a partir de 1928.
JIMMY SANGSTER também escreveu o roteiro:JACK THE RIPPER(59), THE HELLSFIRE CLUB, THE SIEGE OF SIDNEY STREET, todos dirigidos pela dupla BANKER & BERMAN(MONTY BERMAN também era um exímio diretor de fotografia)e que dirigiram vários episódios de O SANTO, estreando em 1962 na BBC.
o escritor favorito da Hammer que também dirigiu alguns do filmes
da produtora e foi considerado um dos responsáveis pelo sucesso da
das produções de CARRERAS e HINDS no cinema.
O ator DONALD WOLFIT, foi um célebre ator Shakesperiano e tinha uma compania de teatro, apesar de liderar um grupo bem duvidoso em sua qualidade, mas ele sempre foi um expressivo intérprete no cinema e
da sua filmografia se destacam, LAWRENCE DA ARÁBIA,HANDS OF ORLAC, ALMAS EM LEILÃO(do Jack Clayton),SVENGALLI(considerado uma de suas melhores atuações),entre tantos.Ele faleceu em 68 durante a filmagem de THE CHARGE OF LIGHT BRIGADE.Sua atuação no sinistro Callistratus ficou marcado na sua carreira, como um dos mais cruéis papéis do gênero.
DONALD WOLFIT foi um ator famoso das peças de SHAKESPEARE no teatro
e fundou uma companhia de atores, especializada no escritor e seu
papel mais marcante foi O REI LEAR. Dizem que ele era temperamental
e dificil de lidar, conforme declarações do próprio MONTY BERMAN.
Além dele, se destaca o ator VICTOR MADDERN, bem conhecido pela TV britânica, com papéis cômicos e que aqui, está maquiado por JIMMY EVANS, com uma expressão bizarra.
o ator foi atuante na TV inglêsa, principalmente em comédias e em
papéis menores no cinema, falecendo em 93, aos 67 anos.
O australiano VINCENT BALL, que faz o Dr.John Pierre, foi bem mais atuante na TV, participando de inúmeras mini-séries e tele-filmes da televisão australiana.
respeitado em seu país como um dos mais eficientes atores
australianos, principalmente nas produções da TV.
Mas o grande nome do cast é a eterna musa da Hammer,BARBARA SHELLEY, que entre tantos filmes do gênero, participou de QUATERMASS AND THE PIT,RASPUTIN,DRACULA PRINCE OF DARKNESS,SECRET OF THE BLOODY ISLAND A GÓRGONA e de outras produtoras como no fantástico sci-fi VILLAGE OF DAMNED de 1960.Ela também apareceu em séries como DR.WHO e o meu favorito entre todas elas, que foi THE AVENGERS criado por SIDNEY NEWMAN.
a bela BARBARA SHELLEY, começou em filmes italianos de pouco
conhecimento, mas que ao retornar à Londres atuou em THE CAT GIRL,
e acabou se tornando "a bela dama do Horror" pela Hammer e a mais
adorada pelo público especializado.
BLOOD OF THE VAMPIRE foi chamado no Brasil como A NOITE DO VAMPIRO, porque no mesmo ano, o sucesso da Hammer, HORROR OF DRACULA escrito pelo mesmo JIMMY SANGSTER, recebeu o nome aqui de O VAMPIRO DA NOITE e não preciso dizer, que foi um merchandise para atrair o público, que tinha ficado impressionado com o cult do TERENCE FISHER.
Foi dito que o filme seria uma continuação e que começava exatamente como terminou HORRORS OF DRACULA, o que não tem nada a ver. No filme da Hammer, Drácula(CHRISTOPHER LEE) morre com a exposição na luz do sol,quando Van Helsing(PETER CUSHING)desliza sobre uma mesa e pula, agarrando as cortinas que se despreendem, deixando o sol bater no vampiro, vindo a se dissolver em pó.
a cena da morte de Drácula no primeiro filme, que foi o ponto alto
do clássico mais famoso da Hammer
BLOOD OF THE VAMPIRE começa com o carrasco enfiando uma estaca de madeira no Dr.Callistratus, julgado como vampiro e que na verdade não tem qualquer relação com vampirismo lendário da Romênia.
Este é um filme expressivo do diretor HENRY CASS, original e bem cuidado em seu desenrolar, cuja cena final nunca me saiu da cabeça, quando vi, bem menino, escondido no andar de cima do cinema,já que era uma sessão proibida para minha idade na época, mas que eu tinha uma mordomia do gerente, para assistir esses tesouros do terror. É um filme que recomendo com muita satisfação, pois se trata de um grande momento do cinema britânico, numa época brilhante em que a Hammer se estabelecia como o expoente do gênero horror.
ELENCO:
Donald Wolfit - Doutor Callistratus
Vincent Ball - Dr. John Pierre
Barbara Shelley - Madeleine Duval
Victor Maddern - Carl
William Devlin - Kurt Urach
Andrew Faulds - Chefe da Guarda Wetzler
John Le Mesurier - Juiz
Bryan Coleman - Monsieur Auron
Cameron Hall - Doutor bêbado
Colin Tapley - Roland
SCREENSHOTS: