domingo, 28 de abril de 2019

PULGASARI (1985)

POSTADO ORIGINALMENTE EM 16/01/2016 POR CARLOSM42


SINOPSE: 

Na Coreia feudal, o maligno Rei toma conhecimento de que uma rebelião dos camponeses está sendo planejada no país. Como retaliação, ele confisca todas as ferramentas agrícolas e as panelas feitas de ferro dos camponeses, para que com elas possa fazer armas para dominar o exército camponês. Durante o confisco, várias pessoas são presas, incluindo um velho ferreiro que acaba morrendo de fome. Mas antes de morrer, o ferreiro cria uma pequena estatueta de um monstro. A sua filha acaba ficando com a estatueta, e um dia ao se cortar por acidente, um pouco do seu sangue cai nela trazendo a criatura à vida, que no decorrer dos fatos acaba ajudando os camponeses na tentativa de derrubar a monarquia corrupta...

DIREÇÃO:
Sang-ok Shin / Chong Gon Jo

ELENCO:
Son Hui Chang.....................Ami
Ham Gi Sop.........................Inde
Jong-uk Ri..........................Ana
Gwon Ri.............................Takse
Gyong-ae Yu........................A Mãe de Inde
Hye-chol Ro........................O Irmão de Inde
Riyonun Ri..........................General Fuan
Yong-hok Pak.......................O Rei
Pong-ilk Pak........................O Governador
Kenpachiro Satsuma..............Pulgasari
"O Pequenino" Machan...........O Bebê Pulgasari 

Formato: DVD-Rip/MP4
Tamanho do arquivo: 780MB
Duração: 1h35min
Proporção da imagem: 16:9 (624X464)
País de origem: Coreia do Norte
Idioma: Coreano
Legendas: Português (Embutidas no arquivo e traduzidas por Major)


LINK DO FILME NO MEGA:


Senha para descompactar:
cinespacemonster.blogspot.com.br





COMENTÁRIOS


Em meados dos anos 70, Kim Jong-Il, então filho do ditador da Coreia do Norte Kim Il-Sung, era um apaixonado por cinema, e tinha planos megalomaníacos de criar uma grandiosa cinematografia de índole comunista em seu país e que atingisse globalmente (o próprio Kim Jong-Il seria futuro ditador de 1994 a 2011, onde ganharia o título de “chefe de estado mais totalitário do mundo”! Hoje quem dá as rédeas na Coreia do Norte é seu filho Kim Jong-Um).
O problema é que Kim Jong-Il não gostava do material humano que dispunha na Coreia do Norte (leiam-se diretores), e era fã do sul-coreano Sang-ok Shin, nome de grande expressão na Coreia da época. Shin tinha feito mais de sessenta filmes na parte sul da Coreia, em vinte anos de carreira, muitos deles sucessos por lá.
Resultado: o filhinho de ditador manda agentes para a Coreia do Sul sequestrar Sang-ok Shin e sua esposa Choi Eun-hee, uma atriz famosa em seu país. Segundo relatos do próprio Shin (falecido em 2006) para o jornalista inglês John Gorenfeld, do jornal The Guardian, ele e sua esposa assim que chegaram em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, em 1978, tentaram escapar.
Shin tentou fugir várias vezes, e foi punido com quatro anos de prisão, onde segundo suas palavras: “vivi em uma dieta de capim, sal, arroz e doutrinação do Partido. Vomitando a bile o tempo todo. Eu experimentei os limites do ser humano.”

 O DIRETOR SANG-OK SHIN E SUA ESPOSA CHOI EUN-HEE


O casal acabou sendo solto em 1983. Recebidos finalmente com uma grande festa patrocinada por Kim Jong-Il. O então filho do ditador culpou funcionários seus pela estadia do casal no cárcere. Ele também pediu desculpas por ter demorado tanto para falar com o casal pessoalmente, dizendo que andou esse tempo todo ocupado no escritório (!).
Depois de três filmes como diretor e alguns como produtor, Shin acaba indo realizar finalmente Pulgasari, a pedido do próprio Kim Jong-Il.



 O DITADOR MALUCO BRINCANDO DE CINEASTA


Para realizar essa fábula “vermelha”, o diretor ganhou carta branca, incluindo a importação de técnicos japoneses (depois de assegurar a segurança deles), chegaram até a contratar para colocar a fantasia de Pulgusari o ator Kenpachiro Satsuma, que vestia a carcaça do Godzilla naquela época. Sem contar a participação de soldados do exército norte-coreano como extras nas cenas de multidão.



KENPACHIRO SATSUMA FOI GODZILLA DE 1984 À 1995 TAMBÉM INTERPRETOU OS MONSTROS  HEDORAH E GIGAN E EM 1985 SE TORNOU PULGASARI O GIGANTESCO MONSTRO COMUNISTA COMEDOR DE METAL










Kim Jong-Il estava satisfeito com o ritmo da produção, e já tinha articulado com Shin planos para o próximo filme, que seria sobre o mongol Gengis Khan. O filho do ditador estava tão confiante que permitiu que Shin e sua esposa fossem para a Áustria negociar a distribuição internacional do filme. O casal embarcou num avião para Viena e nunca mais retornaram. Indo depois direto para a Coreia do Sul, e finalmente conseguindo asilo nos EUA. Com a fuga de Shin, Pulgasari teve que ser finalizado por outro diretor: Chong Gon Jo.
Como puderam notar, a história dos bastidores de Pulgasari é mais empolgante que o filme em si. Tanto que poderia render um outro filme.
Depois de tudo isso, a obra foi finalmente lançada, e foi um fiasco na Coreia do Norte e massacrado pelos críticos locais. O filme não conseguiu distribuição internacional. Muito menos uma inscrição num festival na Coreia do Sul, pois na última hora acabou sendo proibido pelo governo deste país, alegando não exibir nada que possa trazer algum benefício para a Coreia do Norte.
Sendo assim Pulgasari ficou inédito fora da Coreia do Norte e entrou num limbo, até 1998, quando foi lançado em vídeo no Japão, e conquistou alguns fãs, adquirindo o status de cult.


 



SCREENSHOTS:



7 comentários:

  1. Muito legal a pesquisa do filme comunista, claro que hoje a Korea se tornou socialista unipartidario, mas enfim, conseguiram trazer um ator que trabalhou com Tsuburaiya? Ofereceram uma boa grana pelo jeito, mas o criador de Godzilla eu duvido que o trariam para dirigir um filme na Korea(Coréia do norte) aquela época o bicho tava pegando feio. Vou conferir esse Obrigado major, abraço!Zeca-JAÚ-SP

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito interessante mas também revoltante esta narrativa daquele momento na trajetória do diretor sul-coreano. E pensar que aqui no Brasil também passamos por um período de situação semelhante. Obrigado por este post !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pessoal, obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  4. Só complementando estou a procura do filme "nasce um monstro" com esse nome no Brasil, mas o título original é "It's alive-1974" até no youtube procurei e nada, apenas tem a tradução do filme, tá difícil. Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado!!!!
    o trabalho de vocês é excelente.
    Pulgasari é algo que estava querendo muito ver em decorrência de seus 'bastidores' aterrador.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado por reuparem esse filme, vcs são 10.

    ResponderExcluir

PARA OS QUE COMENTAM ANÔNIMOS, POR NÃO SEREM MEMBROS, PEDIMOS QUE COLOQUEM SEUS NOMES OU APELIDOS NO FINAL OU INÍCIO DA MENSAGEM .