quarta-feira, 30 de junho de 2010

SILENT RUNNING ( Corrida Silenciosa ) - 1972



SINOPSE E COMENTÁRIO: “Promessa de Conservação: Eu prometo, como americano, preservar e lealmente defender contra devastação, os recursos naturais do meu país, o seu solo e seus minerais, suas florestas, suas águas e vida selvagem.” Esse texto de comprometimento, válido não somente para os americanos e seu país, os Estados Unidos, mas para toda a humanidade e nações da Terra, é a premissa básica para o argumento ecológico de um dos mais belos filmes de ficção científica da história do gênero. Trata-se de “Corrida Silenciosa” (Silent Running), produzido em 1972, estrelado por Bruce Dern e dirigido por Douglas Trumbull, mais conhecido não como cineasta e sim por sua atuação na área dos efeitos especiais como no clássico de Stanley Kubrick “2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968), que aliás ganhou um Prêmio Oscar nessa categoria
       Num futuro não determinado, a natureza não existe mais na Terra, as florestas, plantações de frutas e verduras e a vida animal fazem agora parte de um passado morto pela ação destrutiva da humanidade. As últimas espécies de vegetação natural, árvores, hortas e alguns animais como coelhos, esquilos, pássaros, tartarugas e lagartos são mantidos vivos em enormes domos transportados pelo espaço por uma imensa nave cargueira chamada “Valley Forge”, administradas pelo astronauta botânico Freeman Lowell (Bruce Dern). Trabalhando sob a “Promessa de Conservação” citada no início, ele e mais três astronautas, Wolf, Barker e Keenan (interpretados por Cliff Potts, Ron Rifkin e Jesse Vint), viajam pelo espaço infinito levando as florestas em gigantescos domos, mantendo viva pelo menos no espaço a natureza de nosso planeta decadente (cuja temperatura passou a ser de 24 graus Célsius constante), apesar que apenas em seus recursos naturais, pois a evolução e modernidade da civilização conseguiu quase extinguir as doenças e desemprego, porém num mundo agora artificial.

Formato: AVI/DVDRip
Tamanho: 700MB
Duração: 84 minutos
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Direção: Douglas Trumbull

Roteiro: Deric Washburn, Mike Cimino e Steve Bochco
Produção: Michael Gruskoff
Fotografia: Charles F. Wheeler
Música: composta e conduzida por Peter Schickele, com canções de Joan Baez
Efeitos Especiais de Fotografia: Douglas Trumbull e John Dykstra
Edição: Aaron Stell
Efeitos Especiais: Richard O. Helmer, James Rugg, Marlin Jones, Vernon Archer e R. I. Hilmer
Elenco: : Bruce Dern (Freeman Lowell), Cliff Potts (John Keenan), Ron Rifkin (Marty Barker); Jesse Vint (Andy Wolf); Steve Brown; Mark Persons; Cheryl Sparks; Larry Whisenhunt; Joseph Campanella; Roy Engel. Lançado no Brasil em vídeo DVD pela Universal.

Screens:









LINKS: 7 partes

Senha p/descompactar:   www.cinespacemonster.blogspot.com

5 comentários:

  1. valeu carlos e Cartwrigth pelo site e pelos posts,não são so voces que gostam de filmes antigos,eu tambem adoro,quanto ao filme temos que dar um desconto aos efeitos devido a epoca que foi produzido o filme,a ideia do filme e otima e o ator muito bom,natureza e tudo ,valeu

    ResponderExcluir
  2. É a primeira vez que eu vejo um filme de ficção científica hippie. Se bem que alguns capítulos de Star Trek já abordavam a temática conservacionista. Lembro de alguns capítulos sobre planetas onde haviam grupos alternativos vivendo em harmonia com a natureza. Coisas da época mesmo.

    ResponderExcluir
  3. cartwright, acho que voce era do FARRA né.
    parabens pelo blog.
    e esse parece ser um belo filme.
    encontrei pelo google, procurando por "corrida silenciosa". =)

    ResponderExcluir
  4. grande Nehemias, quanto tempo! Rapaz como voce faz falta na Net...suas postagens eram maravilhosas, baixei muita coisa de voce e também aprendi a fazer ups com seus tutoriais.
    Nunca esqueci seu avatar do Charles Sheen com aquela capa amarela e óculos vermelhos do segundo episódio de TWO AND A HALF MAN( a das gaivotas ).
    Apareça por aqui, aliás quem postou esse filme em cima, foi o CarlosM42 que também foi de lá, voce lembra?
    Tem visto o Nero? Ele me disse que voces dois estudaram juntos um tempo atrás e vieram a se encontrar sem saber, lá no Farra.
    Sinta-se em casa, parceiro.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de agradecer aos mantenedores deste blog que viabiliza a possibilidade de resgatar grandes obras do passado.

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem