domingo, 20 de março de 2016

THE BRAIN FROM PLANET AROUS aka O CÉREBRO DO PLANETA AROUS - 1957


POSTADO PRIMEIRAMENTE EM  8/09/2010


SINOPSE:
Steve March e seu assistente Dan, percebem uma alta intensidade de sinais radioativos vindo de Mount Mystery no condado de Jefferson, Washington. Resolvem investigar o local e são surpreendidos por uma criatura alienígena do Planeta Arous,que invade o corpo de Steve, usando-o para se infiltrar no alto comando das Forças Armadas e que durante um teste atômico, demonstra todo seu poder, exigindo total obediencia dos Estados Unidos e de todos os países, para seu objetivo de conquistar o Universo. Ao mesmo tempo sente prazer ao tocar na noiva do seu hospedeiro, que começa a desconfiar que algo muito errado está acontecendo, desde que Steve voltou de Mount Mystery.



Formato : AVI
Fonte : DVDRip
Tamanho : 700 mb
Duração : 87 min.
Legendas incluidas na pasta em Português
Ano : 1957
Direção : Nathan Juran(como Nathan Hertz)
Produtor/Diretor de Fotografia : Jacques R. Marquette
Produtor Associado : Dale Tate
Screenplay : Ray Buffum
Música Original : Walter Greene
Make-up : Jack P. Pierce

LINKS EM 2 PARTES 4SHARED

http://www.4shared.com/rar/t_aR_iMice/brainarouspart1.html
http://www.4shared.com/rar/nrNNFfLqce/brainarouspart2.html

senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com




COMENTÁRIOS:

Só o fato de ter Nathan Juran na direção é motivo suficiente para saber que esse cult sci-fi tem qualidade. Apesar do adorado canastrão John Agar(VOYAGE TO THE SEVENTH PLANET,THE MOLE PEOPLE,THE ROCKET MAN,DESTINATION SPACE,REVENGE OF THE CREATURE,TARÂNTULA,ATTACK OF THE PUPPET PEOPLE,INVISIBLE INVADERS), que por sinal está excelente nesse filme e da produção precária do diretor de fotografia Jacques Marquette,em parceria com Dale Tate( que faz as vozes dos aliens e tem uma participação como cientista, na cena do resgate de corpos do avião, sendo chamado pelo seu nome real), acabou se criando um dos ícones dos anos 50, arrebatando grande sucesso de bilheteria e admiradores que se mantem até hoje.

capa do disco com a trilha sonora
de WALTER GREENE para o filme

Jacques Marquette falecido em 1999, foi diretor de fotografia, desde quando aceitou trabalhar nos laboratórios da Technicolor onde aprendeu as manhas da fotografia, seu currículo tem vasta presença nas séries de TV dos anos 50,60 e 70,como em vários filmes,em que eu destaco, A BUCKET OF BLOOD de Roger Corman.
Com a Marquette Production lançou alguns clássicos, como esse BRAIN FROM PLANET AROUS e ATTACK OF THE 50 FOOT WOMAN, ambos dirigidos por Nathan Juran. Dirigiu um único filme, THE TEENAGE MONSTER, o qual foi lançado em DVD em conjunto com PLANET AROUS tal qual nos cinemas da época, quando quase que obrigatoriamente, os filmes de sci-fi/terror low-budget serem exibidos em sessão dupla.



















Jacques Marquette dirigiu THE TEENAGE MONSTER (que ia ser chamado de METEOR MONSTER,mas mudou, usando o termo "teenage" que era cult nos anos 50) para fechar contrato de distribuição e divulgação de THE BRAIN OF PLANET AROUS

relançamento em double-pack DVD para os 2 filmes tal qual foram lançados nos cinemas dos anos 50

THE BRAIN FROM PLANET AROUS,foi cultuado pelos jovens frequentadores de drive-ins nos anos 50,que levou a mídia da época, investir em segmentos para faturar sobre o tema do filme, com camisetas,comics,posters,chaveiros e todo o tipo de souvenirs

Gor, a criatura que virou febre de consumo nos anos 50

Outra curiosidade foi o Monte Mistério(Mount Mystery) onde nunca foi tão requisitado em excursões dos aficcionados, apesar do forte calor e das áreas restritas.

foto de Mount Mystery em Jefferson, Washington

É preciso destacar também o criador do make-up Jack P Pierce, que foi o responsável pela caracterização da Múmia do Boris Karloff, considerado um visual fantástico para a época, e esteve presente em todos os filmes de monstros clássicos da Universal, além de dúzias de sci-fi trash vindo a falecer em 68.
Seu último projeto foi a técnica montada com efeito de fotografia, para os 104 episódios de MR. ED que foi um sucesso na TV americana entre 61 e 64 (a 1ª e 2ª temporada foram exibidas na TV Globo em 66 e não na TV Tupi como muitos sites falam por aí).

Mr.ED parecia falar por força de um cordão de nylon em sua boca
e não por uso de pasta de amendoim como seus produtores
explicavam. Cordões de nylon também eram aplicados
para mover sua cabeça quando dizia sim ou não.
O resto era efeito de fotografia provindo de Jack Pierce


Mas o grande nome desse filme é mesmo seu diretor, o judeu-austríaco Nathan Juran, que eu sou  um admirador profundo. Nathan já começou sua carreira em 41,ganhando um Oscar da academia,como diretor de arte em COMO ERA VERDE O MEU VALE e seguiu nessa função até 52, quando iniciou sua fase de diretor, exatamente com um belo terror chamado THE BLACK CASTLE,com Boris Karloff e Lon Channey Jr. Sua filmografia se destacava nos bang-bangs tradicionais e era o diretor favorito do então ator Ronald Reagan.
Mas sua carreira ficou mesmo marcada com o sci-fi e cinema fantástico, de onde as mais belas realizações do gênero passaram por sua direção, bem como as séries do Irwin Allen(aliás dirigiu entre vários,o melhor episódio de Lost in Space,na minha opinião: The Ghost Planet o segundo da 2ªtemporada).Era o diretor preferencial de Ray Harryhausen que só reclamou quando viu um concorrente contratar Nathan para dirigir JACK THE GIANT KILLER, que Ray achou um tanto na cola de THE 7th VOYAGE OF SINBAD e que até repetiu os mesmos atores, Kerwin Matthews e Torin Thatcher.
Eis uma galeria de clássicos inesquecíveis da filmografia de Nathan Juran:

THE BLACK CASTLE(1952)/LAW AND ORDER(1953)/HELLCATS OF NAVY(1957)/THE DEADLY MANTIS(1957)/20 MILLION MILES TO EARTH(1957)/THE BRAIN OF PLANET AROUS(1957)/ATTACK OF THE 50 FOOT WOMAN(1958)/THE 7th VOYAGE OF SINBAD(1958)/JACK THE GIANT KILLER(1962)FIRST MEN IN THE MOON(1964)/THE BOY WHO CRIED WEREWOLF(1973)

Seu derradeiro filme antes de se retirar do cinema foi o curioso THE BOY WHO CRIED WEREWOLF, com Kerwin Mattews, que Nathan admirava muito. Após 1973, ele se afastou radicalmente da profissão, cuidando de sua fazenda em Palos Verdes. Nathan Juran veio a falecer em 2002 aos 95 anos na Califórnia.

ELENCO:

John Agar ... Steve March
Joyce Meadows ... Sally Fallon
Robert Fuller ... Dan Murphy
Thomas Browne Henry ... John Fallon(Thomas B. Henry)
Ken Terrell ... Coronel na Sala de Conferencia(Kenneth Terrell)
Henry Travis ... Coronel Frogley
E. Leslie Thomas ... General Brown
Tim Graham ... Sheriff Wiley Pane
Dale Tate ... Prof. Dale Tate/Vozes de Gor & Vol(não creditado)

SCREENSHOTS:



12 comentários:

  1. Meu Deus Cart , você ta com tudo nas postagens, caraca meu já baixai ,amanhã quer dizer hoje tenho que trabalhar mas vou ter que ver um pedaço do filme,agora são 2:40.
    Opa !!já baixou tudo, valeu Cart, amanhã agente conversa , vou dar uma olhada no cérebro olhudo.VAAAALLLEEEEUUU!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. as legendas deram trabalho, como a gente já falou antes, mas um novo filho foi gerado.
    De todos os principais filmes sci-fi do Nathan Juran, só faltava esse, os outros já rolam na Net com legendas há um bom tempo.
    Eu estava traduzindo The H-Man 1958 do Iroshi Honda, mas a versão que eu tenho (falado em ingles) não bate com a grade feita para versão em japonês,com 12 minutos a mais intercalados. Tá terrível de fazer,vou dar um tempo nela, depois volto.
    Pela Net rola uma suposta legenda espanhol e ingles de I Was a Teenage Werewolf, mas na verdade a legenda é de um filme chatinho da porra, chamado All Hats, nada ver, fizeram uma lambança e ainda não achei uma grade para ele...
    Quanto ao Planet Arous, é preciso destacar também o criador do make-up Jack P Pierce, que foi o responsável pela caracterização da Mumia do Boris Karloff, considerado um visual fantástico para a época, e esteve presente em todos os filmes de monstros clássicos da Universal, além de dúzias de sci-fi trash vindo a falecer em 68. Seu último projeto foi a técnica montada com efeito de fotografia, para os 104 episódios de MR. ED que foi um sucesso na TV americana entre 61 e 64(a 1ª e 2ª temporada foram exibidas na TV Globo em 66)

    ResponderExcluir
  3. Sem palavras para vos agradecer, amiguinhos! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  4. só o fato de gostar e fazer parte do blog valem mais que mil palavras, Miguel Andrade.
    Enjoy !

    ResponderExcluir
  5. Mestre...paciente...Mestre...obrigado por compartilhar conosco sua paranoia.

    ResponderExcluir
  6. marcosturismo 2014, as legendas estão ok pra todo mundo que baixou...voce usou qual link ? Rapidshare ou Megaupload ? Se baixou via Megaupload, as legendas estão incluidas na pasta, é só extrair a pasta para seu pc.
    Se foi nas 4 partes do RS, as legendas estão no link embaixo delas e voce tem que baixar elas tambem e colocar no mesmo lugar onde extraiu o arquivo.

    ResponderExcluir
  7. Amigos, os links no Rapidshare não estão mais funcionando. Já tentei com computadores e conexões diferentes e a primeira parte sempre trava no meio do download. Não sei o que pode ter acontecido. Já pensaram em re-upar em um outro servidor, quem sabe em parte única? Tava louco atrás desse filme e acabei caindo aqui. Adorei o site, cheio de filmes fantásticos, infelizmente muita coisa boa se perdeu com o fim do Megaupload. Parabéns pela iniciativa.

    - Felipe

    ResponderExcluir
  8. Olá hanscartwright,

    Sou leitor do SPACE MONSTER e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que vocês também passassem a publicar seus textos no Cinema Total - assim vocês também atingem o público que acessa o Cinema Total e não conhece o SPACE MONSTER.

    Se vocês gostarem do site, também peço que coloquem um link para ele no SPACE MONSTER, na seção Sites muito interessantes.

    Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

    Um abraço,

    Marcos
    www.cinematotal.com
    marcos@cinematotal.com

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem