sexta-feira, 21 de junho de 2013

X THE UNKNOWN aka X, O MONSTRO RADIOATIVO - 1956

X THE UNKNOWN
Direção : Leslie Norman

POSTADO PRIMEIRAMENTE EM 25/04/2011


Formato : AVI
Fonte : DVDRip
Tamanho : 750MB
Duração : 85 min.
Video: DivX 3 720x480 23.98fps 1298Kbps
Audio: MPEG Audio Layer 3 44100Hz stereo 192Kbps
Legendas : incluídas na pasta
Tradução : Cartwright
Ano : 1956
Direção : Leslie Norman
Produção : Anthony Hinds
Produção Executiva : Michael Carreras
Roteiro : Jimmy Sangster
Musica : James Bernard
Fotografia : Gerald Gibbs
Special Effects : Jack Curtis/Les Bowie/Vic Margutti
Make-up : Philip Leakey
Casting e Pré-Direção : Joseph Losey(não creditado)

**************************************
senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com

LEGENDAS TRADUZIDAS E SINCRONIZADAS POR CARTWRIGHT

**************************************
SINOPSE:

O Exército Britânico faz operações de treinamento em lugar remoto da Escócia, para ensinar seus soldados a reconhecerem e descobrir material radioativo, perto de uma indústria de Energia Atômica.
Durante os testes, um alto índice de contagem é registrado numa área do pântano, seguido de um tremor e erosão, que abre uma fenda de enorme profundidade no solo. O soldado que estava no exercício é extremamente queimado pela radioatividade e o principal cientista da Indústria, desconfia que uma bizarra criatura pode ter se libertado do interior da Terra e agora procura se alimentar de cargas radioativas, enquanto seu corpo cresce na medida em que consegue ingerir quantidades de radioatividade contidas no interior da indústria.


COMENTÁRIOS :

Um sci-fi alto nível da famosa HAMMER FILMS, que teve a intenção de fazer uma continuação do Quatermass Xperiment de 1955, mas seu criador, Nigel Kneale,não liberou seu personagem Bernard Quatermass para esta produção. Dessa forma, o roteirista Jimmy Sangster, que seria responsável pelos principais filmes da Hammer quando a produtora começou sua saga de clássicos monstros comprados da Universal, como HORROR OF DRÁCULA, CURSE OF TRANKENSTEIN, THE MUMMY, etc., fez
uma nova história trocando os personagens e assim o filme foi rodado no ano seguinte.

Jimmy Sangster, o mais requisitado roteirista da Hammer e que também dirigiu
alguns dos filmes como HORROR OF FRANKENSTEIN e LUST OF VAMPIRES

Curiosamente, o projeto estava sendo iniciado pelo diretor Joseph Losey, cuja algumas cenas continuaram na edição final, mas quando a Hammer contratou o ator americano Dean Jagger para o papel principal, este se recusou a trabalhar com o diretor que teria sido exilado no Reino Unido, após o Macartismo nos States, que acusou Joseph Losey de colaborar com o comunismo no seu país.

Joseph Losey que nos anos 50 foi alvo da lista negra de Hollywood e se exilou
em Londres. Foi retirado da direção a pedido de Dean Jagger e o departamento de divulgação da Hammer alegou problemas de saúde para contornar o problema.

A princípio, Dean Jagger aceitara o convite, ao lêr que o nome do diretor seria um desconhecido Joseph Walton, mas viu que se tratava de Losey e afirmou que jamais trabalharia para um traidor comunista. Assim, a Hammer trocou a direção para Leslie Norman, que não queria trabalhar neste filme, mas aceitou. Todavia, seu mal-humor durante as filmagens e atritos com os atores e equipe de produção, foram registrados como um calvário pelo produtor Anthony Hinds e apesar de X THE UNKNOWN ter sido um sucesso de bilheteria,Leslie nunca mais trabalhou na Hammer.

Leslie Norman que apesar do bom trabalho neste filme, demonstrava má-vontade
com a equipe de produçao e atores, nunca mais trabalhando para a Hammer.

Mas um destaque neste ótimo sci-fi britânico seria a presença do ator Leo McKner, que ficou marcado pelo público da TV com seu personagem, O NÚMERO 2 da excelente série THE PRISONER.

Leo McKner e seu personagem marcante NUMBER 2 na série THE PRISONER.Apesar de
aparecer em poucos episódios, ele retornou no último capítulo, em atuação brilhante

Outro nome interessante foi o do ator IAN McNAUGHTON que faz um pequeno papel, como um soldado cômico de nome Haggis. IAN seria mais tarde, diretor e produtor do genial MONTY PYTHON durante o FLYING CIRCUS na TV e do famoso show ao vivo no HOLLYWOOD BOWL.

Ian McNaughton ficou famoso a frente do grupo Monty Python,cujo show LIVE AT
HOLLYWOOD BOWL é considerado o melhor momento deles. Ele tambem fez a trilha
sonora para THE RUTLES:ALL YOU NEED IS CASH com Eric Idle.

O diretor Irvin S.Yeaworth Jr. ficou impressionado com o filme X THE UNKNOWN de tal forma que dois anos depois lançava seu sucesso de bilheteria, THE BLOB( A BOLHA) com STEVE McQUEEN. Este clássico da Hammer influenciou também outro grande sucesso do japonês INOSHIRO HONDA, com seu THE H-MAN quando Eiji Tsuburaya se encantou com os efeitos interessantes da criatura X.
Um raro cult da ficção anos 50, quando o fator bomba atômica e a radioatividade fomentou e gerou uma gama enorme de histórias de monstros provindos dos efeitos da radiação, que então trazia um impacto enorme no público em geral.
Mais uma pérola da HAMMER, um ano antes de sua empreitada dos monstros clássicos da UNIVERSAL, que solidificou definitivamente a produtora como a mais importante do gênero, nos cinemas do mundo.

a dupla Anthony Hinds(esq.)e Michael Carreras(dir.),responsáveis pelos tantos
clássicos de terror e sci-fi da HAMMER.





*************************************

ELENCO :


Dean Jagger - Dr. Adam Royston
Edward Chapman - John Elliott
Leo McKern - Insp. "Mac" McGill
Anthony Newley - "Spider" Webb
Jameson Clark - Jack Harding
William Lucas - Peter Elliott
Peter Hammond - Tenente Bannerman
Marianne Brauns - Zena, a enfermeira
Ian MacNaughton - Haggis
Michael Ripper - Sargento Harry Grimsdyke
Kenneth Cope - Lansing




SCREENSHOTS :











X THE UNKNOWN




16 comentários:

  1. Esse clássico é espetacular, e realmente poderia ser uma continuação de Quatemass E., é só mudar os nomes na sua cabeça, e imaginar estár vendo o Dr.Quatermass.
    Inclusive o nome é do filme é semelhante, alias a Hammer bem que poderia ter feito uma série pra televisão com mais capítulos, porque quando você termina de ver todos os filmes do cinema e a série, fica com aquela sensação de quero mais,
    Eu sempre conciderei este filme e os Quat.juntos, com certeza foi uma das melhores produções da Hammer.

    ResponderExcluir
  2. fiquei um pouco confuso! pela screenshots parece que a criatura é algo como a bolha assassina ou estou errado? naverdade é um homem radioativo?
    ass:elcioch

    ResponderExcluir
  3. caro elcioch, na verdade não há menção de ser homem radioativo nos comments nem na sinopse, mas sim uma criatura que sobe à superfície.
    A Bolha Assassina (The Blob) foi baseada neste filme feito 2 anos antes do filme de Irvin S.Yeaworth Jr.,que confessou ter assistido "X The Unknown e ficado impressionado, o que lhe deu a idéia de criar sua bolha asssassina em 58.

    ResponderExcluir
  4. Grande Hanscartwright - Caraca!!! Seguinte: existem inúmeros blogs por aí que postam obras primas de horror e ficção dos anos dourados do cinema. Mas, o cinespacemonster é simplesmente imbatível, o melhor de todos, inigualável. Imagine quando postar, e sei que um dia vai postar, O Fantasma Sem Cabeça, Earth Vs The Spider e The Screaming Skull. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Meu favorito do Quatermass é o QUATERMASS AND THE PIT, que tem um roteiro genial.
    O segundo, QUATERMASS 2, é o que atingiu maior bilheteria destas produções.
    Ah yeah...mandei via IG mail, as legendas spanish dos episódios da 2ª temporada de THE ADVENTURES OF SUPERMAN, voce recebeu Carlos ?
    Foi uma gentileza do Ultrafan do blog SOLO FUE AYER.

    ResponderExcluir
  6. Então Cart qual email o carlosm42 ou spacemonster ? porque eu ainda não recebi em nenhum dos 2, daqui a pouco vou dar mais uma olhada.

    ResponderExcluir
  7. pensei que tinha algo de homem radioativo porque tem um cartaz com a imagem de um carinha todinho verde! pensei que ele era o monstro! kkkk como diria o robin santa esperteza!
    obrigado por sua atenção! gostei do que li arrespeito desse arquivo e suas curiosidades e agora sei que este filme inspirou a bolha assassina! como é bom perguntar pra quem sabe das coisas!
    ass:elcioch

    ResponderExcluir
  8. Só para lembrar: O Monstro Radioativo foi o título que a Globo deu, quando exibiu pela primeira vez na Sessào das Dez bem no início dos anos 70, ao filme Mothra.
    Outra coisa: O episódio "It Crawled Out Of The Woodwork" recebeu o título "O Monstro Energético" e "Behold Eck" recebeu o título de "Eck, O Monstro Elétrico". Estes dois episódios são do seriado The Outer Limits(5a Dimensão).

    ResponderExcluir
  9. Baita post! Existem também as minisséries do Quatermass da BBC, anos 50, que se alguém pudesse legendar seria muito show. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. ei, progmaniac voce sabe o título em ingles do fantasma sem cabeça ? The Screaming Skull eu vi na TV TUPI nos anos 60 uma semana depois do OLD DARK HOUSE 1963 do William Castle,aquela comédia do TOM POSTON. É um ótimo filme do Alex Nicol.
    Nunca achei legendas em outro idioma,para Screaming Skull ou já estaria aqui. Quando passou no cinema lembro que tinha ido para São Lourenço e não consegui ver.

    ResponderExcluir
  11. de nada Gustavo, é de nós todos para todos nós.
    Estou terminando as legendas de outro clássico de 54, já está vindo aí...

    ResponderExcluir
  12. O título original para o Fantasma Sem Cabeça é "The Headless Ghost". Outra coisa: vc está lembrado de um filme que passou na Globo, na Sessão das Dez, por volta de 1969/70, com o Richard Carlson na qual ele mata a própria mulher no topo de um farol abandonado? Eu acho que o nome do filme, em português, é Morte e Sangue no Farol. O título original é Tormented. Eu tenho este filme sem legendas. Outros dois grandes filmes da época que passaram na Globo foram The House On Haunted Hill(A Casa dos Maus Espíritos) e Frankenstein 1970(O Castelo de Frankenstein). Grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Tormented é um filme maior do Mr B.I.G. Bert Gordon e sua filha Susan trabalha nele.
    Pena que não tem legendas em nenhum idioma...
    Sou fã do Bert I.Gordon e acho BEGINNING OF THE END, seu melhor filme...ele tinha intenção de usar mais de 2000 gafanhotos no filme e guardou eles numa redoma, mas quando foi usá-los, os insetos sob efeito do stress haviam praticado canibalismo e muitos deles foram devorados pelos outros, sobrando pouco mais de 100.
    Para não perder a carruagem, Bert incluiu outros insetos no roteiro e mandou ver.

    ResponderExcluir
  14. progmaniac, q eu saiba mothra sempre passou na tv com o titulo de DEUSA SELVAGEM, dublagem da AIC-SP... inclusive no cine trash

    ResponderExcluir
  15. Então esta deve ser a primeira trilogia de quatro da história.

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem