quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

O REGRESSO DE ULTRAMAN AKA ULTRAMAN JACK AKA KAETTEKITA URUTORAMAN (1971/1972)

SINOPSE: O Regresso de Ultraman (Kaettekita Urutoraman) é uma série japonesa exibida na Rede TBS de 2 de Abril de 1971 a 31 de março de 1972, toda sexta-feira das 19h00 às 19h30 e contou com 51 episódios.
A equipe de defesa que luta contra os monstros dessa vez é a Monster Attack Team - MAT (Na dublagem da série, feita pela extinta Cine Castro é chamada de Grupo de Ataque aos Monstros - GAM).
Esta é a quarta série do universo Ultra, antecedida por “Ultra Q” e "Ultraman" ambas de 1966 e "Ultraseven" de 1967, sendo que todas foram retransmitidas em 1970, obtendo uma grande audiência.

Formato: DVD-Rip/MP4
Tamanho do arquivo: 200MB (Em média)
Duração: 25min
Proporção da imagem: 4:3 (718X480)
País de origem: Japão
Idioma: Japonês
Legendas: Português (Embutidas no arquivo e traduzidas por Major)


LINKS DOS EPISÓDIOS DA SÉRIE NUMA PASTA NO GOOGLE DRIVE:

Senha para descompactar:
cinespacemonster.blogspot.com.br


CURIOSIDADES: A série começou a ser escrita em 28 de Abril de 1969, contendo a linha básica de combate aos monstros por Ultraman e a criação da equipe MAT. A ideia no princípio é que o Ultraman original retornaria à Terra cerca de 30 anos depois do fim da sua própria série. Esse cenário foi deixado de lado devido à uma negativa do patrocinador, que achava que o hospedeiro do Ultraman deveria ser outra pessoa. Diz-se que a série foi nomeada por Eiji Tsuburaya, antes do seu falecimento em 1970.
A EQUIPE MAT
Os personagens principais de "Ultraman", Shin Hayata, e de “Ultraseven”, Dan Moroboshi, foram desenvolvidos sem uma vida social frequente. No entanto, o personagem principal desta série, Hideki Goh, é definido como um cidadão comum com aspirações de ser piloto, e que convivia com a família Sakata, tendo uma vida social ativa. Além disso, ele lidaria com as dificuldades do dia a dia, como ver alguns companheiros de equipe não o acharem qualificado para integrar a MAT.
GOH E OS SAKATA
Nos primeiros episódios, a audiência não foi como a Rede TBS esperava (Sua estimativa é que a série alcançasse 30% dos televisores ligados). As razões apontadas para isso foi que a sua temática dramática não foi bem recebida pelas crianças, e devido a problemas orçamentários, as histórias se passavam no interior e em regiões montanhosas, faltando assim a destruição urbana, algo recorrente nas séries anteriores.
Sendo assim, a Tsuburaya Pro se utilizou de questionários publicados em jornais e revistas para que o público indicasse quais os problemas da série, e os resultados obtidos mostravam que era necessário o fortalecimento do Ultraman e a presença de monstros espaciais. Um dos exemplos das mudanças de rumo da série para atender as expectativas do público, foi o aparecimento de Ultraseven no episódio 18, em que ele entrega ao Ultraman o Ultra Bracelet.
JACK E SEU ENCONTRO COM ULTRASEVEN
O ULTRA BRACELET
Além disso, nos episódios 13 e 14, foi vista a destruição de Tóquio causada por grande tsunami, na qual foram usados muitos efeitos especiais. Vale citar também o episódio 27, que apresentava o famoso Kickboxer Sawamura Tadashi como convidado, essas ações contribuíram para aumentar a popularidade da série. Nesse ponto, a audiência da série já passava os 20% e se aproximava o ponto alto do programa, quando Akiko e Ken Sakata foram mortos por alienígenas nos episódios 37 e 38 e além disso em conjunto com essa tragédia, apareceriam o primeiro Ultraman e Ultraseven, que iriam salvar seu irmão que havia sido capturado pelos mesmo alienígenas que haviam assassinado os membros da família Sakata.
ULTRASEVEN E ULTRAMAN (DE COSTAS) SALVAM JACK
A série atingiu seu pico aqui, tanto em termos de conteúdo como de aceitação do público.
A partir deste ponto, a vida privada de Goh é focada bastante no seu relacionamento com Jiro, o único sobrevivente da família Sakata. Os efeitos especiais eram cada vez mais aplicados nos episódios, assim como o surgimento de diversos monstros e alienígenas, aumentando o entretenimento. A audiência nesse período sempre foi superior a 25%, e foi a maior audiência de uma série Ultra desde a série do primeiro Ultraman.
A série foi um sucesso, e no seu último episódio apresenta o aparecimento de Zetton, o algoz do primeiro Ultraman e a participação do mesmo (apenas por telepatia) dando conselhos ao seu sucessor. Foi nesse episódio que foi apresentado o conceito de “Irmandade Ultra”, citada pelo alienígena Bat.
SILVER KAMEN, ULTRAMAN E SEUS ALTER-EGOS
SÉRIES CONTEMPORÂNEAS
Ishiro Honda, famoso diretor japonês e de vários filmes de Godzilla, e amigo de longa data do falecido Eiji Tsuburaya, dirigiu os episódios 1, 2, 7, 9, 51.
O principal roteirista desta série, é Shozo Uehara, que foi responsável por 20 dos 51 episódios. Uehara esteve envolvido no planejamento da primeira série Kamen Rider (1971), mas se retirou para este trabalho.
Em entrevistas posteriores, ele afirmou que a ideia original é que  Goh e Aki se casassem no final da série.
Um boato antigo que envolve o ator Jiro Dan (O interprete de Hideki Goh) é que ele teria gravado o piloto da série "Spectreman" como o mesmo, mas isso já foi desmentido pelo próprio e o piloto desta série está disponível no YouTube, onde podemos ver que é outro ator que participou dele.
Durante toda série, apesar de ser outro membro da família Ultra, ele é apenas chamado de “Ultraman”. Nas séries seguintes, para diferenciá-lo do seu predecessor, ele passou a ser chamado de (Numa livre tradução) “Ultraman Retornado”.
Mas tudo mudou antes do lançamento do filme "Ultraman Zoffy:  Ultra Warriors vs Giant Monster Army", que seria lançado em 1984, quando houve a necessidade de nomes próprios para apresentar a família Ultra. O então presidente de produção da Tsuburaya Pro, Atsushi Tsuburaya, foi quem definiu o nome oficial como sendo “Ultraman Jack”.
O nome "Ultraman Jack" também foi o nome de “Taro” quando este estava em fase de planejamento. O nome do irmão mais velho do Ultra Father, que apareceu nos mangás "A Grande Rebelião do Ultra Clã - Volume 1” e "Ultra Brothers Story" ambos escritos por Tetsuji Kataoka, também é "Ultraman Jack". 




24 comentários:

  1. major saberia dizer se trocaram a atriz que faz a okaa ( aqui falava yukiko ) porque não é a mesma a partir de certo ep ( acho que a partir do 4º ou 5º acho )

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por esse presente de natal! A tempos que eu estava querendo ter essa série do Regresso do Ultraman completa!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela postagem. Maravilhoso ver as coisas de minha infância preservadas. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Presentão mesmo! Muitíssimo obrigado!!!

    ResponderExcluir
  5. Uma série fantástica, mas tem um episódio que era apresentado a data e o ano que foi exibido e é exatamente o dia do meu nascimento, quando vejo esse episódio fico arrepiado. Belo trabalho, parabéns a todos, obrigado e abraços! :-)

    ResponderExcluir
  6. Show! Obrigado por compartilhar conosco esse clássico maravilhoso que fez parte da nossa infância.

    ResponderExcluir
  7. Grato por este presentaço de natal
    Muito obrigado Major

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela conclusão deste projeto, tão especial, Major! Lembro-me que era uma de suas aspirações pessoais e é gratificante ver que você atingiu mais esse objetivo! Fã que sou, do seu trabalho e da família Ultra, só posso externar o meu apreço e compartilhar do júbilo que, certa e merecidamente, está sentindo neste momento! Boas Festas! Muita saúde, paz e realizações! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado Michel! Realmente era uma série que eu queria muito finalizar, deu bastante trabalho mas está aí, completa. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Ultraman sempre foi a minha série favorita desde a infância, tanto que em 2000 já com 24 anos fiz uma tatuagem do Ultraman Jack em meu braço, agradeço a oportunidade de ter essa série devidamente arquivada para que eu assista sempre que bater a saudade 👍😎

    ResponderExcluir
  11. Desculpe, esta correta sim, estava digitando errado, Obrigado por essa serie, e demais esse blog, vou indicar a todos meus amigos!

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem