A lenda da “Maldição da Chorona”, sobre uma mulher fantasma que assombra com seus gritos desesperados de angústia por causa da morte de seus dois filhos soterrados na areia movediça de um pântano, é a ideia básica do filme El Grito de la Muerte (1959), produção colorida mexicana com direção de Fernando Méndez (1908 / 1966), que tem no currículo outras tranqueiras do período como O Morcego (1957), Ladrón de Cadáveres (1957), O Ataúde do Vampiro (1958) e Misterios de Ultratumba (1959).
Essa mesma famosa lenda mexicana também foi explorada no posterior A Maldição da Chorona (La Maldición de la Llorona / The Curse of the Crying Woman, 1963), produção em preto e branco escrita e dirigida por Rafael Baledón, sendo um excelente filme de horror gótico, com todas as características desse fascinante estilo e rivalizando com os melhores exemplos da cultuada produtora inglesa “Hammer”.
O cowboy detetive Gastón (Gastón Santos), acompanhado de seu parceiro “Coiote Louco” (Pedro de Aguillón), investiga o rancho da jovem e bela Maria Elena Garcia (Maria Duval) e sua severa tia Dona Maria (Hortensia Santoveña). Elas tentam administrar o local em decadência, com a morte trágica de Clotilde (Carolina Barret), após seus filhos morrerem no pântano que cerca a fazenda. As coisas complicam com a ocorrência de mortes misteriosas creditadas pelos supersticiosos como relacionadas à maldição de uma mulher chorona que abandonou a tumba em busca de vingança.
Em El Grito de la Muerte (“The Living Coffin” nos Estados Unidos), temos uma mistura de gêneros com elementos de western, horror gótico e comédia pastelão, cujo resultado final não funcionou. A presença de um cowboy herói, perseguições a cavalo, tiroteios e brigas de bar nos remetem para um filme comum de western, sem apresentar nenhum diferencial e se perdendo na infinidade de produções similares. Os elementos de comédia, mesmo que em pequena quantidade em cenas num estilo pastelão, não combinam em nenhum momento com o argumento central de horror com as várias mortes misteriosas e a especulação da maldição da chorona. Essas cenas fora de contexto ficaram a cargo do personagem “Coiote Louco”, que está sempre desesperado para encontrar um local para dormir, e seus momentos hilários são acompanhados por sons cômicos. Além de enfatizar o cavalo do mocinho herói com habilidades improváveis como atirar com um revólver, salvar seu dono de uma areia movediça e descobrir uma passagem secreta no casarão com grande importância para a solução do mistério que assombra o local.
Gastón Santos, popular astro do faroeste no cinema mexicano dos anos 50 e 60, morreu em 17 de janeiro de 2024; ele tinha 94 anos. Gastón Santos Pue nasceu na Cidade do México em julho de 1931; seu pai era o general Gonzalo N. Santos, foi por muitos anos o reconhecido líder político do estado de San Luis Potosí, servindo como governador, representante na assembleia nacional (diputado) e como o "poder por trás do trono" quando outros ocuparam esses escritórios.
ResponderExcluirGastón cresceu num ambiente de privilégio e luxo e quando decidiu dedicar-se à arte tauromáquica foi enviado para Portugal para estudar com um dos mais famosos rejoneadores (toureiro montado). Ele tomou a alternativa (equivalente a "graduar-se" de novato a toureiro de pleno direito) em setembro de 1954 em Portugal e em março de 1955 fez sua primeira aparição na Plaza Monumental de México. Filho de uma figura política famosa, Santos já era uma espécie de celebridade; sua boa aparência, estilo de vida de playboy e habilidade em equitação melhoraram ainda mais sua imagem.
No final de 1956, a Alameda Films aproveitou a celebridade de Gastón Santos e o contratou para uma série de faroestes, os três primeiros filmados em novembro-dezembro de 1956. Ele fez mais 6 filmes da Alameda entre 1958 e 1961, depois mais 2 faroestes. em 1965-66, e uma última aparição em uma comédia de faroeste em 1970. Depois disso, Gastón Santos se dedicou à carreira de toureiro, aposentando-se em 1984. Passou o resto da vida em sua fazenda em San Luis Potosí, criando cavalos
Muito bom seus comentários Nardine, se você permitir vou colocar no post
ExcluirValeu Nardini !
Copiei o texto do excelente "Mexican Film Bulletin" disponivel na internet.
ExcluirQue legal, vou passar por lá não conhecia.
ExcluirE ae, Carlos. Só por curiosidade... por um acaso interessa ao Space Monster o filme "Projeto ALF" de 1996, que encerra - de forma decente - a sitcom "ALF: O ETeimoso" de 1986?
ExcluirEu terminei de assistir a série aqui nos streamings oficiais, mas fui com sangue nos olhos atrás do filme quando fiquei sabendo que tinha algo pra fechar as trapalhadas do ET que telefona pra todo canto, menos pra casa. Achei uma versão dublada com a voz do próprio Drumond reprisando o papel dele como a marionete título, mas com qualidade de imagem ripada de VHS.
Depois encontrei uns arquivos de BD com o Jack Sparrow que não tinham a dublagem brasileira, então salvei a faixa dublada e sinquei na unha mesmo com a rip boa, já que tinham diferenças que zoavam tudo. Só não embuti tudo no mesmo arquivo.
Não é um trabalho que eu quero que morra na minha tela e, como a coisa aqui se chama "Space Monster" e é dedicada a esse conteúdo com aquele cheirinho de naftalina, não custa perguntar. hehe
Qualquer coisa, só avisar que a gente convesa.
- Goji54
Olá Goji54 !
ExcluirCaramba que legal, claro que quero postar aqui no Space Monster, eu tinha esse arquivo dublado, mas perdi a muito tempo em algum HD da vida rsrsrs
Sou fã do Alf, tenho certeza que todos por aqui também
Se quiser entrar em contato
spacemonster@bol.com.br
Além desse d 1963 que citou de filmes da chorona tem a versão de 2019.
ResponderExcluirVendo o trailer, no momento que o cara bebe e logo em seguida já é sufocado por trás por alguém, imagino que o cara deve estar pensando "porra! essa cachaça é forte! sinto que estou até sendo estrangulado" kkk
O cavalo chamado "Raio de Prata" deve ser o personagem mais inteligente nesse filme. kkk
elcio
eu não sei se tem algum espaço para realizar pedidos, mas se possível poderia postar as animações antigas de resident evil? Degeneração, Condenação e Vendetta? Não encontro em lugar nenhum em boa qualidade, agradeço desde já
ResponderExcluirOlá ark aqui tem o link do Degeneration pelo 1fichier
Excluirhttps://1fichier.com/?ae95m8esbxb6y6dww8ts&af=539306/Resident.Evil.Degeneration.2008.1080p.BluRay.x265-RARBG.rar
link do condenação
Excluirhttps://1fichier.com/?6hx4ezkxpijtblanevdr&af=539306/Resident.Evil.Damnation.2012.1080p.BluRay.x265-RARBG.rar
VENDETTA
Excluirhttps://1fichier.com/?9ugvhyzez2xkbgabrzco&af=539306/Resident.Evil.Vendetta.2017.1080p.BluRay.x265-RARBG.rar
ESTES links são do site movieparadise.org
lembrando que estão sem legendas
mt obrigado!
ExcluirResident Evil
ResponderExcluirVendetta - Dublado
https://drive.google.com/file/d/142o2potEi3dehjYbw_cL96ErfsUytdtC/view?usp=sharing
CONDENAÇÃO - Dublado
https://drive.google.com/file/d/1Kz-KK-Li9nUWQORFqRcELL0CybxxVa2i/view
Infinite Darkness - Dublado
https://drive.google.com/drive/folders/17qlYu5uKsfhWYubtkfsSd3wETJ3QaqsZ
Death Island - Dublado
https://drive.google.com/drive/folders/1Qj3xmTrsLpRY19FA4k7XCpGqm6lIZNN4
mt obrigado! Tbm queria o infinite darkness! vlw!
ExcluirEncontrei esses dub, só faltou o Degeneração, tava tudo off por ai
ResponderExcluirelcio
Carlos, Major, Cartwright e Karamazov. Espero que tudo esteja bem com vcs e familias da mesma forma com todos os que frequentam o Space Monster. Todos nós sabemos que o trabalho que vcs fazem aqui é impressionante, genial, cansativo e ás vezes nem sempre é reconhecido. No entanto, gostaria de dar uma sugestão: tem como repostar todos os filmes onde vcs usaram o rapidshare e o megaupload? Outra sugestão é a repostagem dos filmes da AIP baseados nos contos do Edgar Alan Poe e HP Lovecraft, muitos deles interpretados por Vincent Price, exceto The Premature Burial que foi interpretado pelo Ray Milland. Se eu não estiver enganado, O Túmulo Sinistro(The Tomb Of Ligeia 1964) nunca foi postado aqui no blog. Grande abraço a todos. Lucindo.
ResponderExcluirFala Lucindo !
ExcluirAos poucos agente vai repostando , a série de filmes do Corman com V.Price dos contos do E.A.Poe realmente precisamos colocar todos aqui.
Eu acabei de postar um com o Price, uma antologia o Twice-Told Tales, da uma conferida.
Você citou o nome do Cartwright no início da mensagem, infelizmente ele já não aparece por aqui a quase uma década rsrsrs, uma pena ele, contribuiu muito com o blog, e era um cara muito bacana.
Hoje em dia quem está mais ativo é o Elcio , o Karamazov, o Major e eu, o Doug da uma sumidas e depois aparece .
É isso aí Lucindo, bom fim de semana para você e sua família !