terça-feira, 4 de novembro de 2014

FIRST MAN INTO SPACE aka O PRIMEIRO HOMEM NO ESPAÇO - 1959


POSTADO PRIMEIRAMENTE 23/05/2011




Formato: AVI
Fonte: DVDRip
Tamanho: 700 mb
Duração: 82 min.
Legendas: incluídas na pasta
Legendas : Cartwright
Ano: 1959
Direção: Robert Day
Produção: Richard Gordon(sem crédito)
Produção: John Croydon/Charles F. Vetter
História: Wyott Ordung(sem crédito)
Roteiro: John Croydon (como John C. Cooper)
Roteiro: Charles F. Vetter(como Lance Z. Hargreaves)
Música: Buxton Orr
Fotografia: Geoffrey Faithfull
Make-up: Michael Morris(sem crédito)

********************************
LEGENDAS TRADUZIDAS POR CARTWRIGHT

LINK ÚNICO 4SHARED:

http://www.4shared.com/rar/Is3VQohEce/1omeespao.html

senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com

*********************************


SINOPSE:

A corrida espacial vive seus momentos mais cruciais e os Estados Unidos lança seu primeiro projeto pilotado por um corajoso homem, o tenente Dan Prescott que atravessa a atmosfera, atingindo quase 300.000 milhas no espaço. A façanha histórica porém acabou trágica, quando seu foguete perde o contrôle ao alcançar uma estranha poeira de meteorito, forçando o jovem piloto a ejetar seu cockpit e descer vertiginosamente e que ao atingir a camada atmosférica, incendeia totalmente.
Dado como morto,seu irmão e comandante do projeto,Charles Prescott descobre, que ao invés disso, Dan sofreu uma terrível mutação, vindo a se transformar num monstro sanguinário e assassino.





COMENTÁRIOS:
POR CARTWRIGHT

Mais uma produção feita para a Amalgamated, uma subprodutora com a mão dos irmãos Alex e Richard Gordon, que realizaram poucos, mas reconhecidos filmes como THE HAUNTED STRANGLER,FIEND WITHOUT A FACE,THE ATOMIC SUBMARINE,CORRIDORS OF BLOOD e THE SECRET MAN.
Richard e Alex Gordon foram ativos na produção de vários cults em que se destacam A ILHA DO TERROR,HORROR HOSPITAL,TOWER OF EVIL, DEVIL DOLL,o ótimo THE CAT AND THE CANARY, THE PROJECTED MAN e outros,incluindo faroestes de que eram fans desde a infancia.

Alex(direita)e Richard Gordon(esquerda)com o famoso Al Fuzzy St.John
célebre ator dos bangbangs vindo do cinema mudo.

Alex Gordon praticamente fundou a AIP com Zarkoff e Nicholson,o maior incentivador para os projetos iniciais de Roger Corman e produziu entre outras pérolas, THE ATOMIC SUBMARINE,THE SHE CREATURE,VOODO WOMAN,DAY THE WORLD ENDED,além de escrever os roteiros de 2 filmes do Ed Wood: BRIDE OF THE MONSTER com Bela Lugosi e JAIL BAIT.

Alex Gordon o primeiro à esquerda e Ed Wood na outra ponta à direita,
no período que trabalhavam alguns projetos.

Contratado pela 20th CENTURY FOX, para recuperar lotes de filmes dados como perdidos,Alex ficou nesse cargo até 1976 quando então abandonou a Fox e se dedicou ao seu ídolo de infância, GENE AUTRY, sendo vice-presidente da empresa que cuidava dos direitos e tudo mais, chamado de GENE AUTRY ORGANIZATION.Alex Gordon realisava assim, um sonho de infancia e adolescencia quando chegou a fundar um fã-clube do astro cowboy.

um dos maiores ícones do faroeste que embalou a adolescencia de
Alex e Richard Gordon, o herói GENE AUTRY

O ator Marshall Thompson esteve atuante em várias das produções desta curta fase da AMALGAMATED, mas se destacou mesmo com sua presença na série de Ivan Tors, DAKTARI no papel do Dr. Marsh Tracy e de onde surgiu o famoso leão vesgo chamado CLARENCE,que gerou um filme dirigido pelo próprio Marshall Thompson.


Marshall Thompson ficou marcado pela série Daktari, sempre ao lado da
chimpanzé JUDY e a principal atração, o leão vesgo CLARENCE


Quanto a Daktari, foi uma série meio que adaptada do filme de Howard Hawks com John Wayne chamado HATARI, e o carismático Marshall Thompson já havia feito o longa CLARENCE THE CROSS EYED LION um ano antes da criação desta série, que ficou sendo, tipo um pilôto de DAKTARI. Marshall com Ivan Tors assumiram a frente da série que apresentou cerca de 89 episódios em 4 temporadas.A chimpanzé da série, junto com o leão vesgo, era a atração principal, e curiosamente o primata tambem fazia a Debbie, na série PERDIDOS NO ESPAÇO, o chimpanzé-alien da Peggy.
Devido ao fato de atacar por ciumes,um menino de 10 anos que contracenava com Marshall Thompson,de quem se apegara, a chimpanzé que atendia pelo nome de Judy, teve seus dentes arrancados, passando a usar uma prótese de borracha macia.
São os ônus da sucesso e o preço para pisar a calçada da fama.

DAKTARI fez muito sucesso na TV durante as 4 temporadas de 66 até 69
apresentando 89 episódios filmados à cores

O leão CLARENCE era vesgo e se tornou uma celebridade no cinema e televisão

Outra curiosidade é que a atriz Marla Landi faz o papel de uma italiana nascida em Turim, que realmente foi onde nasceu. Ela foi uma atriz conhecida, apesar de poucos filmes em que atuou, em que se destaca O CÃO DOS BASKERVILLES com Peter Cushing, THE PIRATES OF BLOOD RIVER, todos da Hammer Films.

a atriz italiana que era considerada pela dupla Anthony Hinds e
Michael Carreras da Hammer, como um dos mais belos rostos do cinema.

O piloto de testes interpretado pelo ator Bill Edwards, foi como um profético evento histórico já que 2 anos depois, o astronauta russo Yuri Gagarin faria realmente o primeiro vôo no espaço. Interessante é que a voz de Bill Edwards foi dublada quando se tornou um monstro para disfarçar bem sua voz.

o falso primeiro homem do espaço, o ator canadense Bill Edwards


 o verdadeiro herói da humanidade,Yuri Gagarin da extinta UNIÃO SOVIÉTICA

Richard Day não gostava de sci-fi e nunca quis dirigir um filme deste gênero, mas abraçou a causa pois encontrou na adaptação feita por seus amigos John Croydon e Charles Vetter, um ângulo mais psicológico e dramático dos personagem e deu um toque de classe na condução do filme que foi originalmente escrito pelo
carimbado Wyott Ordung, mas que também escreveu o roteiro do bate-cuíca ROBOT MONSTER e fez o script de TARGET:EARTH, além de dirigir o cult MONSTER FROM THE OCEAN FLOOR do produtor Roger Corman, que faz uma ponta como ator nesse trash, bem como o próprio Wyott que tem um papel de maior presença.


Wyott Ordung escreveu o bestial ROBOT MONSTER e dirigiu uma das pérolas
do produtor Roger Corman, MONSTER FROM THE OCEAN FLOOR


 ROBOT MONSTER é considerado um dos piores filmes do mundo, mas
absolutamente imperdível e adorável, um cult imortalizado pelos aficcionados


o primeiro filme de monstro produzido por ROGER CORMAN, uma ameba de um olho
no qual IB MELCHIOR se baseou para criar a criatura marciana em ANGRY RED PLANET

O make-up excelente de FIRST MAN INTO SPACE foi realizado por Michael Morris que foi responsável por efeitos make-up de clássicos como O HOMEM ELEFANTE, LIFEFORCE, CLOCKWISE além de
QUATERMASS AND THE PIT. Seu monstrinho mutante do espaço foi vendido em shops como um belo e disputado souvernir por colecionadores de cult sci-fi.

o monstrinho do Michael Morris que enfeita muita estante de
colecionadores dos clássicos sci-fi do cinema

Mais um belo filme feito no Reino Unido que poderia muito bem fazer parte da Hammer ou das séries TWILIGHT ZONE e THE OUTER LIMITS.

Robert Day foi sempre um diretor eficiente em produções
de baixo orçamento e fez um dos clássicos da Hammer mais bem
sucedidos, SHE com Ursulla Andress e Peter Cushing.


 SHE foi o projeto da HAMMER mais caro até então, reunindo a dupla PETER CUSHING
e CHRISTOPHER LEE com a BOND GIRL 62, URSULA ANDRESS

Foi uma legenda trabalhosa para sincronizar, tive que refazer a maior parte das linhas e tempos demarcados, mas valeu a pena poder tornar disponível um precioso momento do cinema fantástico.



ELENCO:

Marshall Thompson - Comandante Charles Ernest Prescott
Marla Landi - Tia Francesca
Bill Edwards - Tenente Dan Milton Prescott
Robert Ayres - Capitão Ben Richards
Bill Nagy - Chefe de Polícia Wilson
Carl Jaffe - Dr. Paul von Essen
Roger Delgado - Consul Mexicano Ramon de Guerrera
John McLaren - Oficial Harold Atkins

SCREENSHOTS


11 comentários:

  1. Além do filme maravilhoso uma aula da história dessas maravilhosas produções, parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal os comentarios Cart, me fez relembrar a série Daktari, eu adorava essa série eu tinha acho que menos de 10 anos, tinha esquecido completamente e lendo e vendo as fotos do seu post me fez relembrar desta série , que eu adorava juntamente com Tarzan, se não me engano passava no mesmo horário , acho que era na record.
    Não consigo me lembrar direito se é isso, mas me veio na cabeça com as lembranças o tarzan também.

    ResponderExcluir
  3. não sei dizer se era na TV Record, mas aqui no Rio ambas eram da TV Tupi. Curioso é que Robert Day dirigiu alguns episódios de Tarzan e foi meio que responsável pela volta do herói de Edgar Rice Burroughs para as filmagens. Ele dirigiu o longa TARZAN AND THE GREAT RIVER em 66, considerado como um piloto para série, só que o ator Mike Henry que fazia o Tarzan, numa cena em que receberia um beijo da Chita, levou uma dentada do chimpanzé que interpretava a tal Chita e teve que tomar mais de 30 pontos, o que fez com que desistisse do papel na série.
    Aí o Ron Eli entrou e também tomou uns sacodes durante os 59 episódios, já que não deixava que usassem stunts para as cenas de ação.
    Quanto a Daktari, foi uma série meio que adaptada do filme de Howard Hawks com John Wayne chamado HATARI, e o carismático Marshall Thompson já havia feito o longa CLARENCE THE CROSS EYED LION um ano antes da criação desta série, que ficou sendo, tipo um pilôto de DAKTARI. Marshall com Ivan Tors assumiram a frente da série que apresentou cerca de 89 episódios em 4 temporadas.A chimpanzé da série, junto com o leão vesgo, era a atração principal, e curiosamente o primata tambem fazia a Debbie, na série PERDIDOS NO ESPAÇO, o chimpanzé-alien da Peggy.
    Devido ao fato de atacar por ciumes,um menino de 10 anos que contracenava com Marshall Thompson,de quem se apegara, a chimpanzé que atendia pelo nome de Judy, teve seus dentes arrancados, passando a usar uma prótese de borracha macia.
    São os ônus da sucesso e o preço para pisar a calçada da fama.

    ResponderExcluir
  4. Não teve uma comédia não me lembro com quem era de um Dr. que estudava a inteligência dos animais havia também um labirinto onde o único que conseguia sair era o macaco e tinha o leão vesgo acusado de matar um velho caçador, alguém se lembra?

    ResponderExcluir
  5. lembro vagamente de algo assim tanto que no final, o macaco vai buscar o cientista que ficou perdido dentro do labirinto e tira ele de lá, segurando o cientista pela mão e conduzindo ele até a saida do labirinto.
    Tenho dúvida se é filme do Jerry Lewis, se é o próprio filme Clarence, ou da turma da praia...
    cara, lembro da cena mas não me veio o nome do filme.

    ResponderExcluir
  6. experimente ver o filme Clarence The Cross Eyed Lion, pois nele tem um cientista que estuda a inteligencia dos animais e faz testes num reduto instalado perto da selva.O cientista é interpretado pelo ótimo RICHARD HAYDN, que foi o tio MAX em THE SOUND OF MUSIC(A NOVIÇA REBELDE)
    Acho que é esse filme sim.

    ResponderExcluir
  7. Vejo que o amigo também lembrou do filme, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Bem, são 2:43 da manhã depois de muita pesquisa o filme em questão é Fluffy com Tony Randall e Shirley Jones de 1963, quem souber onde baixar mesmo em inglês agradeço.

    ResponderExcluir
  9. aquele filme o incrivel homem que derretel! seria um remeik desse ou apenas se baseou nesta obra?
    pois lendo e vendo as imagem me veio como relanpago este filme!
    ass:elcioch

    ResponderExcluir
  10. olha, ainda que o William Sachs não mencione o nome de Wyott Ordung ( na verdade, nem esse filme do FIRST MAN INTO SPACE credita ), ambas as histórias tem muito do roteiro original do paizão do ROBOT MONSTER. É o que eu chmao de uma injustiça EdWoodiana.

    ResponderExcluir
  11. Excelente película, quero agradecer a todos pelo empenho. Este blog salva qualquer um fã de Sci-Fi

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem