domingo, 13 de outubro de 2013

Agente Secreto X-9, de Alex Raymond & Dashiell Hammett - 1945

 
                                         Chamada de jornal para as aventuras do Agente Secreto X-9

     O Agente Secreto X-9 foi uma encomenda da King Features Syndicate a Dashiell Hammett (autor de O Falcão Maltês), convidando posteriormente o desenhista Alex Raymond (criador de Flash Gordon), publicando-se a primeira tira em 22 de Janeiro de 1934 no vespertino norte-americano Evening Journal. Sua primeira aventura "O caso Powers" foi editada entre 22/01/1934 e 11/09/1934.

     Inicialmente, X-9 era uma temerário defensor da lei em caça dos mais agressivos gangsters. Era um agente sem nome que trabalhava para uma agência igualmente sem denominação. Nos anos 40 ele passou a ser chamado de "Phil Corrigan" e as tiram foram renomeadas para Secret Agent Corrigan. A agência passou a ser o FBI durante um período em que esse órgão gozou de popularidade.
 
     Nas aventuras, X-9 era uma combinação de agente secreto e detetive particular. Apesar do talento reconhecido de seus criadores, a tira original não fez sucesso e Hammett e Raymond logo cessaram o trabalho.

     A tira foi continuada por Charles Flanders, Robert Storm, e desenhada por Mel Graff de 1939 até os anos 60. Graff transforma X-9 num agente secreto moderno e elegante, fornecendo-lhe um nome (Phil Corrigan) e uma namorada (Wilda Dorray). O nome de "Phil Corrigan" foi inspirado em "Phil Cardigan", um dos personagens iniciais de Graff. Como Corrigan, ele se interessou por Linda e Wilda. Esta última se casaria com Phil Corrigan.

       Depois de Graff as tiras foram produzidas por "Bob Lewis". De 1967 até 1980, ela foi escrita por Archie Goodwin e desenhada por Al Williamson, dupla que também produziu a tira de Star Wars.

     O último artista foi o veterano George Evans que escreveu e desenhou a série de 1980 até sua aposentadoria em 1996. Em 2000/01, o X-9 apareceu como convidado especial na folha dominical de Flash Gordon.

Brasil
     No Brasil o material foi publicado pela Ebal e pela RGE nos anos 40/50, e nos anos 70 pela Editora Saber, além de uma edição comemorativa em fac-símile do original publicado na Edição do Suplemento Juvenil de 1937 pela EBAL.

        Capa da edição comemorativa da EBAL de 1976. Esta capa é do desenhista brasileiro Monteiro Filho.

Adaptações

     O Agente Secreto X-9 teve um seriado em 1937 e um filme em 1945.
No primeiro, o seriado do Agente X-9, estrelado por Scott Kolk, o personagem se chamou Agente Dexter (e não Phil Corrigan), conforme apareceu numa frase de uma tira de Janeiro de 1934 (ele dizia "Call me Dexter. It's not my name but it'll do." ou, em tradução livre, "Chame-me de Dexter. Não é o meu nome, mas, por ora, serve").

     Já o filme era estrelado por Lloyd Bridges. E a sinopse deixa bem claro que X-9 havia se transformado no 007 daquela época: "Liderados pelo Agente Secreto X-9 (Lloyd Bridges), um grupo de espiões junta suas forças para impedir os Nazistas de adquirirem a fórmula de um combustível sintético. Agora eles deverão enfrentar inúmeros perigos e desafios para conseguir a fórmula antes que ela caia nas mãos de seus inimigos, pois ela poderá ser a sua grande arma para vencer a Guerra...

    O personagem também teve um programa de rádio na BBC 7, com apenas quatro capítulos.


Criadores:
                                                                      Alex Raymond

     O nova-iorquino Alexander Gillespie Raymond (1909-1956) é o tipo de artista que tem razão de estar dentre os ícones da nona arte. Detentor de um traço preciso e realista, primava pelas belas mulheres que desenhava e pela ação que conseguia imprimir a seus desenhos.


                                                  Exemplo do desenho primoroso de Raymond

     Dentre suas obras principais estão Flash Gordon (1934), Jungle Jim (Jim das Selvas - 1934), Secret Agent X-9 (Agente Secreto X-9 - 1934) e Rip Kirby (Nick Holmes - 1946).

Opinião de Raymond sobre histórias em quadrinhos:
 "Cheguei, honestamente, à conclusão de que a história em quadrinhos, em si, é uma forma de arte. reflete a vida e o tempo com mais precisão e é mais artística do que a ilustração de revista, por ser inteiramente criativa. Um ilustrador trabalha com máquina fotográfica e modelos; um desenhista de história em quadrinhos começa com uma folha em branco e "sonha" inteiramente sua obra - ele, ao mesmo tempo, é roteirista de cinema, diretor, montador e ator."



              Mais exemplos do desenho primoroso de Raymond. Vejam o traço belíssimo das mulheres.

                                                        Dashiell Hammett (1894-1960)

     O mais interessante sobre este roteirista é o fato de ter trabalhado com quadrinhos apenas nesta obra. Na verdade, ele foi um grande escritor do gênero policial. Sua principal obra foi O Falcão Maltês (1930). Também foi roteirista de cinema. E, se não bastasse, já tinha sido militar, mensageiro, jornaleiro, caixeiro de loja, cavalariço, estivador e detetive particular. Desta última experiência, nasceram as histórias de detetive que tão bem escrevia.

     Possuía um invulgar dom para desvendar a psicologia dos seus personagens com grande economia de meios formais. Com seu estilo enxuto e diálogo medido, manteve uma persistente crítica às imoralidades e falsos valores que moldavam a vida das grandes cidades americanas da época. Essas características podem ser observadas em Agente Secreto X-9.

Esta bela resenha pode ser lida no original em:

Lloyd Bridges
     Lloyd Vernet Bridges Jr. (1913-1998) foi um ator estadunidense, que marcou seu nome em inúmeras séries de televisão e apareceu em mais de 150 filmes. É considerado um ícone televisivo por seu papel de Mike Nelson, em Aventura Submarina, o mais popular seriado de TV americano, exibido entre 1957 e 1961.


   
     Estreou na Broadway em 1936 como figurante em Frenshman Love e depois eternizou-se na TV com o famoso seriado Aventura Submarina (1957-1961), num total de 155 episódios que se tornaram muito populares.

     Apareceu em cerca de vinte filmes B da Columbia Pictures. Alto, loiro e de feições rudes, era o ideal para faroestes e filmes de ação, tendo abandonado o estúdio que o contratara em 1945. De longa e profícua carreira cinematográfica, seu último filme, Máfia!, uma sátira em cima de O Poderoso Chefão, foi lançado em sua homenagem no mesmo ano de sua morte. Possui uma estrela na Calçada da Fama localizada no Hollywood Boulevard.

Lloyd e seus filhos Jeff e Bo




Ano: 1945
Tamanho: de 150 a 170 MB
Agente X9 S01E01 - O Combustível Secreto                         
Agente X9 S01E02 - O Lago Flamejante                              
Agente X9 S01E03 - A Curva da Morte                                 
Agente X9 S01E04 - O Assassinato do Holofote                   
Agente X9 S01E05 - Predestinação, Rebaixamento             
Agente X9 S01E06 - Castigado Por Um Zero                       
Agente X9 S01E07 - Prazo de Alta Pressão                           
Agente X9 S01E08 - O Chão Que Vaza                                 
Agente X9 S01E09 - O Ponto do Perigo                               
Agente X9 S01E10 - Enterro Japonês                                    
Agente X9 S01E11 - Fogo de Artifício para Homens Mortos  
Agente X9 S01E12 - A Fuzilada da Grande Arma                  
Agente X9 S01E13 - Minuto Zero (Final Series)            

LINKS PARA DOWNLOAD

OBRIGADO AO NOSSO AMIGO PEDRO LEITE POR TER FEITO O UPLOAD DESTE CLÁSSICO  

Partes 1 2 3 e 4
https://mega.co.nz/#!f1BXTBhK!Ko18SWUA0zp-8IVFaLsVUUMQRd1yQiJkTUFqLw-LfAY
http://depositfiles.org/de/files/0fqt13pf5
http://depositfiles.org/de/files/ckjkuo0e8
http://depositfiles.org/de/files/w0ft213wp

Partes 5 e 6 link único 4 shared
http://www.4shared.com/rar/D0Es6vvU/foto_spao_56.html

Partes 7 8 9 e 10
http://depositfiles.org/de/files/ahmdzayv3
http://depositfiles.org/de/files/58t9gxfaq
http://depositfiles.org/de/files/dudural7m
http://depositfiles.org/de/files/7lcyrqdek

Partes 11 12 e 13
http://www.4shared.com/rar/EZal6KuE/space_1112.html
http://www.4shared.com/file/qMzLWi7B/space_13.html

senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com       


                                                                 
                                           SCREENSHOTS













BOA DIVERSÃO

21 comentários:

  1. Muito legal Gerson, acabei de ver uns capitulos, mais um post ótimo, foi a primeira vez que vi está série, valeu mesmo !!!

    ResponderExcluir
  2. Cara e o mais legal é que X-9 foi criado pelo autor do "O Falcão Maltês", que na minha opinião deu origem a um dos mais incríveis noirs, com o grande Hunphrey Bogart.

    ResponderExcluir
  3. O episódio 6 tem algum problema, não consegui baixar completo

    ResponderExcluir
  4. Vaelu por disponibilizar o seriado

    O episodio 1 esta com algum problema? nao consigo mais do que 2.515 KB

    ResponderExcluir
  5. Um dos melhores seriado do cinema
    muito bom, eu na minha coleção tenho
    varios seriados, fico muito agradecido,
    abraço. Ariano

    ResponderExcluir
  6. O episódio 7 está travando em 10,5MB, podem verificar? Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo o episódio 7 como todos os outros estão em perfeita ordem, o problema é que você usa conta free, e megaupload trava alguns links, uma você consegue baixar, um conselho use o programa de gerenciamento de download J Downloader que você não terá mais estes problemas, é só copiar os links por nele e ele faz todo o resto sozinho, inclusive trocar de IP se for necessário.

    ResponderExcluir
  8. eu comi uma palavra lá em cima, eu quiz dizer que, uma hora você consegue baixar, mesmo sem o gerenciador de download

    ResponderExcluir
  9. Olá, meus amigos.....

    Meu presente de ano novo chega meio atrasado....mas como nunca fui leech...

    Encontrei no site avaxhome, um SENSACIONAL e extremamente raro filme de sci fi polonês, de 1979.....o tema é.....andróides x humanos......já fiz a tradução para o português.....
    Aproveitem enquanto os links estão de pé!!!!

    o filme: http://avaxhome.ws/video/1979_Test_pilota_Pirxa.html

    a legenda traduzida por mim:
    http://www.4shared.com/office/9VmabE4V/TestPilotaPirxa1979x264AC3-ENi.html?

    Aproveitem....vale a pena!!!

    Abraços....

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Peter ! vou fazer um post e colocar seus links,
      se você quiser fazer alguns comentários eu coloco no post.

      Excluir
    2. Carlos....me manda seu email......o meu é hammill@bol.com.br

      abraços.....

      Excluir
  10. o arquivo 1-2 esta dando aviso de corrompido, da para verificar?
    grato
    álvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já baixei e está em ordem, se esta dando corrompido é o seu que esta corrompido, isso acontece durante o download, você vai ter que baixar novamente.

      Excluir
    2. baixei varias vezes, mas farei novamente.
      grato, Carlos

      Excluir
    3. Se você fez isso varias vezes, então seu download não esta se completando, uma dica que vai facilitar muito use um gerenciador de downloads, o Jdownloader é muito bom e gratuito, alem de melhorar e muito a velocidade do dow. esses problemas de não baixar tudo acabam.

      Excluir
  11. Parabéns pelo excelente blog, parabéns pelo post, não esperava ver nunca mais episódios do x9, .

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo excelente blog, parabéns pelo post, não esperava poder rever episódios do xp, Obrigado por compartilhar esse belo trabalho conosco.

    Antonio

    ResponderExcluir
  13. parabéns pelo ótimo trabalho de todos os colaboradores deste Blog. Alguns eu me recordo do antigo blog da SONIASSRJ, pena que ela desistiu, pois tinha um excelente acervo. Esta série me lembrou de outra: A adaga de Salomão... será que alguém ainda tem estes arquivos para Reupar? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que tinha me linkado. Obrigado pela referência e obrigado pelo seriado. Vou começar a baixar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Calango! Nós que agradecemos pelo ótimo trabalho que fez no texto.

      Excluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem