domingo, 17 de agosto de 2014

IKARIE XB 1 aka ICARUS XB 1 aka VOYAGE TO THE END OF THE UNIVERSE - 1963

POSTADO PRIMEIRAMENTE EM 8/12/2013



SINOPSE:

No ano de 2163 a nave Ikarie XB-1 (Ikarus XB-1) é enviada para o misterioso "White Planet" em órbita da estrela Alfa Centauri. Viajando a uma velocidade próxima da luz, a viagem leva cerca de 28 meses . Durante a viagem a equipe multinacional deve se adaptar à vida no espaço, bem como lidar com vários perigos, incluindo uma nave espacial abandonada do século 20 armada com foguetes nucleares, radiação de uma "estrela negra" mortal e o colapso mental de um tripulante, que ameaça destruir a nave. 
Mais um clássico da ficção científica, inspirado em um conto do espetacular escritor STANISLAW LEM, "The Megellanic Cloud"



Formato: Avi / DVDRip
Tamanho: 697 MB
Duração: 86 minutos
Idioma: Checo
Legendas: Português (srt na pasta)
LEGENDAS TRADUZIDAS E SINCRONIZADAS POR PETER HAMMIL

Links em 3 partes 4shared



senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com


SEGUNDA OPÇÃO TORRENT E LEGENDAS
LINK ÚNICO 4SHARED

http://www.4shared.com/rar/0CeNpPlv/ikarie_torrent_e_legendas.html




COMENTÁRIOS
retirados do site 

Este filme relativamente obscuro, realizado por Jindrich Polák é um dos melhores exemplos da boa ficção-cientifica que já se criava deste lado do oceano no inicio dos anos 60 para surpresa de muita gente que não faz ideia do quanto o cinema da Europa do Leste estava muito á frente do seu tempo não apenas em efeitos especiais, mas principalmente na maneira inteligente como já contava boas histórias dentro do género.
Enquanto nos Estados Unidos, ainda se lutava no grande ecran contra discos voadores, monstros de borracha com zippers e onde inevitávelmente havia sempre uma rapariga que gritava muito, nos países do leste europeu já havia obras como ["Ikarie-XB1"], onde não só as mulheres tinham personagens tão válidos quanto os dos homens como as histórias abordavam temas mais adultos de uma forma que só voltariamos a encontrar muitos anos depois na série televisiva americana Star Trek, especialmente em Star Trek – The Next Generation.
E não estou a mencionar Star Trek por acaso.
Até em ambiente visual, obras como ["Ikarie-XB1"] marcavam a diferença quando comparadas com o que se fazia na américa no mesmo período. A primeira série com o Capitão Kirk e os seus cenários de cartão colorido ainda estava a oito anos de distância e já ["Ikarie-XB1"]. tinha uma estética cenográfica surpreendentemente moderna em alguns dos seus ambientes.
Nomeadamente o estilo de corredores que depois só se tornou habitual no fim dos anos 70, quando o primeiro filme de Star Trek parece ter criado o novo design para os corredores da Enterprise com base naquele existente já no inicio dos anos 60 em ["Ikarie-XB1"] e que depois foi actualizado de uma forma ainda mais semelhante “ao original”, para a nova série de Trek com o capitão Pickard a meio dos anos 80.
Comparem o design de produção em ["Ikarie-XB1"] com um habitual nos filmes americanos de ficção-cientifica da mesma altura e certamente terão a tentação de ir confirmar se ambos terão efectivamente sido feitos nos anos 60.


E as diferenças não se resumem ao design, pois também no que toca á realização ["Ikarie-XB1"], não é propriamente um serial americano ao estilo juvenil que caracterizava a ficção-cientifica da época com titulos como “The Angry Red Planet” por exemplo, mas contém uma realização sólida e com uma identidade moderna, verdadeiramente percursora da mesma abordagem séria e adulta que depois Stanley Kubrik usou na sua obra prima espacial tendo ficado conhecido por revolucionar o género quando “2001-Odisseia no Espaço” estreou em 1969


De certa forma, ["Ikarie-XB1"],  foi talvez o primeiro filme verdadeiramente moderno de ficção-cientifica e não deixa de ser interessante como esta obra do inicio dos anos 60 é hoje practicamente desconhecida do público moderno em geral que nem sonha que a ficção-cientifica moderna não foi inventada em Hollywood mas sim no coração da Europa para lá da cortina de ferro.
Muitas das sequências visuais em ["Ikarie-XB1"],  não perdem actualmente quando comparadas com o que se faz hoje em dia. Nomeadamente a cena em que dois astronautas exploram uma misteriosa nave abandonada onde o realizador conseguiu criar um ambiente invulgarmente moderno, inclusive na forma como a montagem e a iluminação são exploradas para criar um clima de suspanse muito actual. Mais uma inovação para a época se pensarmos nos filmes de ficção-cientifica que recordamos das produções de Hollywood do final dos anos 50 inicios de 60.
["Ikarie-XB1"], não contém sargentos do exército americano a comandarem foguetões em estilo militarista e machista, não contém jovens raparigas que apenas vão na nave para gritarem muito quando forem raptadas pelo monstro da fita, não contem monstros de borracha e nem sequer contem vilões de qualquer espécie.
["Ikarie-XB1"] é ficção-cientifica ao melhor estilo literário e narra a história de uma nave-mundo onde viajam um grande número de pessoas ao melhor estilo Star Trek em busca de novos mundos e novas civilizações.








Pelo caminho, vamos conhecendo cada um dos personagens e acompanhando as suas aventuras e histórias individuais. Dentro do filme, estas estão estruturadas num estilo episódico dividindo a obra em várias partes onde se desenvolve a história de cada capítulo que depois forma um todo e conta a saga da viagem da nave Ikarie-XB1 até ao fim do universo.
Os temas vão desde segmentos de aventura sobre exploração espacial em que cientistas exploram naves perdidas, pequenas histórias de amor que depois tratam o tema da gravidez no espaço, sequências de suspanse psicológico quando uma misteriosa doença contamina os tripulantes da nave e mais um par de aventuras e peripécias que levarão a história até ao seu final.
Ou melhor
Finais.
Isto porque falar de ["Ikarie-XB1"], é o mesmo que falar de dois filmes diferentes, apesar de apenas um ter sido feito na Checoslovaquia.

Eu explico.
Isto se calhar vai ser outra surpresa para muita gente, mas muitos dos filmes que vocês pensam ser filmes de ficção-cientifica clássica americana associados normalmente aos anos 50 e 60, como por exemplo, “Voyage to the Planet of Pre-Historic Women”, “Planet of Blood” ou “The First Spaceship on Venus”, são na realidade filmes soviéticos dos anos 50 dublados em inglês.
Estes nunca tiveram uma única das suas sequências originais filmadas em Hollywood, todos os bons efeitos especiais foram feitas na europa e os poucos actores verdadeiramente americanos que parecem fazer parte de algumas cenas, ou são os actores soviéticos originais dobrados em inglés, ou então fazem parte de sequências adicionais filmadas muito mais tarde quando os distribuidores americanos, mutilaram, cortaram e remontaram muitas destes filmes europeus de modo a agradar já naquela altura, ao particular gosto do público americano que sempre preferiu as cenas de porrada a uma história inteligente.



E a coisa chegava ao ponto de tentarem fazer tudo para disfarçar a verdadeira origem destes filmes para que parecessem verdadeiros produtos americanos e não filmes de qualidade
produzidos “pelo inimigo” Russo.

O que não deixa de ser divertido, se pensarmos que em pleno período McArthy anti-comunista de intensa caça-ás-bruxas, muito daquilo que fazia vibrar os adolescentes nos drive-inns eram precisamente filmes Russos disfarçados de cinema americano (embora este seja posterior).
Alguns até carregados de verdadeira propaganda Comunista, embora nem sempre, pois grande parte destas obras europeias quando eram convertidas em produtos americanos ficavam sempre inevitavelmente logo com menos meia hora de história pois tudo o que não fosse cenas de acção raramente era incluído na montagem americana.
Outra característica engraçada nestas “adaptações” era os créditos tentarem americanizar tudo, chegando ás vezes até inventar nomes americanos para os actores e equipa técnica.


No entanto, o grande sucesso deste tipo de produtos junto do público cada vez mais ávido de aventuras no espaço e filmes de efeitos especiais, acabou por pavimentar o caminho para Hollywood começar por si mesma a produzir obras de ficção-científica e sendo assim sem filmes como ["Ikarie-XB1"], nunca teria havido um “Forbidden Planet”, um “2001″ e certamente nunca teria existido um “Star Wars“, pois George Lucas inspirou-se no estilo de Space-Opera que via quando era jovem precisamente nos anos 50 para recriar esse estilo e imaginar a sua saga espacial.
Tudo isto, para lhes dizer que ["Ikarie-XB1"], tem duas versões que poderão encontrar na internet.
A versão original com os créditos verdadeiros e a pista de som em Checo. Esta contém toda a história como foi inicialmente pensada e numa edição em puro 16:9 cinemático e tem mais 12 minutos do que a versão americana.
Nesta versão original a história é ligeiramente diferente da que depois foi criada na remontagem americana e essencialmente aborda os detalhes de uma viagem de pura exploração científica sem grandes motivos dramáticos por detrás que não sejam as histórias pessoais de cada personagem.


Esta curta “versão americana”, tem 12 minutos a menos que o original, eliminou o segmento que aborda a gravidez no espaço, tem um ritmo narrativo mais acelerado e a base da história está completamente alterada.
Nesta versão a nave Ikarie-XB1, não é apenas uma nave de exploração normal, mas partiu em busca dum planeta conhecido pelo -planeta verde-  que poderá ser uma nova esperança para a humanidade fora do planeta natal pois este encontra-se cada vez mais debilitado por inúmeros factores ecológicos, naturais e não só.
A versão americana também conta com um final bastante inesperado que apanha o espectador de surpresa ao contrário do final mais sério e filosófico do filme na sua versão original. Este twist final foi inclusivamente conseguido através de imagens que nem sequer pertecem á obra original.
Eu tenho que confessar, apesar de toda a gente ter ficado muito chocada por os americanos terem alterado o sentido da história, realmente gostei muito do final “americano” pois nada no sentido da história fazia esperar aquele desfecho. Pelo menos na minha opinião, até porque nem tem grande lógica, mas não deixa de ser uma tentativa criativa para surpreender o espectador.
No entanto, também gosto muito do final mais cerebral e filosófico do filme verdadeiro, pois chega até a ser algo espiritual e faz lembrar um pouco o estilo de “2001-Odisseia no Espaço”.



SCREENSHOTS



33 comentários:

  1. Olá, pessoal......

    Mais um GRANDE B+++ baseado num conto de STANISLAW LEM.

    Existem situações e diálogos deliciosamente inteligentes neste sci-fi cerebral
    e inesperado......que estava muitos anos luz a frente de seu tempo de produção....

    A tradução foi feita por mim, a alguns anos, diretamente da versão inglesa, e não da espanhola,
    então, creio que consegui captar a mensagem principal do filme, que em sua versão (Ótima) inglesa apresenta uma série de "trocadilhos" e palavras de duplo sentido.....

    Vale muito a pena......

    Parabéns ao nosso "MESTRE" carlosm42 pela persistência e esforço
    constante em presentear os amigos deste blog com verdadeiras raridades!!!

    Peter Hammil - SP

    ResponderExcluir
  2. Carlos, como eu e o Rapidshare não nos damos muito bem, pois tudo que eu tento por lá da pau, queria saber, pra não me esforçar muito, se esse é o mesmo filme (cópia) já postado aqui ou se houve alguma mudança. Aproveito pra te mandar um abraço meu amigo. C. Fonseca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala C.Fonseca !
      Esse é outro nunca foi postado aqui.

      agora esta mais facil pelo rapidshare.

      vou te falar como fazer

      1º crie uma conta , é facil é só dar email e nome e confirmar a conta pelo email que eles vão mandar, exatemente como no 4shared.

      2- Depois quando for baixar você tem que se logar no rapidshare

      3- Então agora você vai clicar aqui no link do blog

      4- Vai aparecer uma tela do rapidshare, e você vai clicar no link " to download "

      5- Vai aparecer outra tela do rapidshare, então você vai clicar onde estiver escrito " Select all "

      6- Logo depois que clicar vai aparecer " Download selection " clica aí e o download vai começar.

      Criando esta conta free você vai ter velocidade máxima , sem limite, exatamente como o 4shared.

      Eles mudaram o esquema agora a velocidade está ótima, mas tem que seguir estes passos.

      Qualquer dúvida me avise, que agente tenta resolver.

      Um abraço !


      Excluir
    2. Oi Carlos. Em primeiro lugar, obrigado meu amigo por tanta paciência e atenção. Meu problema já começa em não conseguir me logar. Já cadastrei, mudei senha e o diabo, mas sempre vem a mensagem login invalido. Eu consigo baixar até do Site da Dona Maricota, mas o Rapidshare não vai com a minha cara. KKKKK Valeu Carlão. C. Fonseca.

      Excluir
    3. Vou colocar as legendas em um link separado aqui e você baixa por torrent, o torrent deste filme esta bem rápido, depois coloco o link do torrent também por tem 2 e só um as legendas estão em sincronia

      Excluir
    4. Carlão meu amigo, não se de a tanto trabalho por minha causa. Vc já gasta muito de seu tempo nesse blog. Não esquenta, vai ver que é pra eu não ver esse filme. Paciência. Grande abraço. C. Fonseca.

      Excluir
    5. Não se preocupe C.Fonseca, eu vou colocar os 2 links, você é seguidor do Space Monster que sempre esteve do nosso lado, sempre nos defendeu, é um favor que eu faço questão .

      Um abraço !

      Excluir
    6. Carlão, consegui baixar. Deixa eu te explicar. Assino o SUPERLINKSBR e o DEPOSITFILES. O primeiro me dizia que esses links estavam com problema e direto do rapidshare eu não conseguia. Depois constataram que era um problema técnico deles, resolveram e me disponibilizaram os links. Daí baixei. Não precisa mais colocar outros links pra mim não. O que vc precisa fazer é me mandar seu endereço no meu e-mail, porque eu quero te mandar uma lembrança de natal por tudo que faz pela gente aqui durante o ano. Não esqueça heim. Abraço. C. Fonseca.

      Excluir
    7. C.Fonseca fico feliz que tenha conseguido !
      Eu tenho 2 emails que uso com frequência spacemonster@ig.com.br e carlosm42@ig.com.br.

      Meu amigão não precisa não, você sabe que o meu trabalho é por amor a estas obras obscuras e pelo compartilhamento, e continuo com tudo isso porque precisamos continuar, nunca se entregar, e lutando pelo que acreditamos mantemos nosso ideal.

      Você mais do que ninguém sabe como é preciso lutar e compartilhar para continuar vivendo bem com nossos semelhantes e honrar a memória dos que amamos.

      C.Fonseca te agradeço por sempre estar do nosso lado.

      Um abração !

      Excluir
  3. Prezado Carlos,

    faço minhas as queixas dos outros comentaristas em relação ao Rapidshare. Sem pagar não se consegue baixar, há sempre excesso de trafego ou outra desculpa qualquer.

    Essas matreirices gananciosas deram ao FBI o pretexto de que precisava para acabar com o Megaupload. O Rapidshare vai pelo mesmo caminho.

    Ficarei muito grato a você por disponibilizar de outra forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Celso , te pergunto.

      Você baixa pelo 4shared ?
      Provavelmente sim.

      É o mesmo esquema, crie uma conta free, e siga os passos que disse ao C.Fonseca logo acima , e não esqueça de estar logado quando for fazer o download, TE GARANTO que você terá velocidade máxima de download, melhor do que 90% dos servidores ativos hoje em dia

      Excluir
    2. De qualquer maneira, vou colocar um link para o torrent e um link para as legendas sincronizadas.

      Mas tente mais uma vez baixar, porque de vez enquando eu ainda vou baixar pelo rapidshare, porque com certeza é o servidor mais seguro, tenho certeza que não vai cair, como alguns, essa palhaçada do FBI começou novamente.

      Excluir
  4. Olá pessoal.....

    A versão apresentada aqui é a ORIGINAL com todos os créditos apresentados em tcheco....e com as cenas relativas a gravidez no espaço incluídas!!


    Os "idílios" amorosos apresentados neste filme são deliciosos.....

    Irena Kacírková (Briggita) está lindíssima e muito sensual.....o fora que ela
    dá em seu "possível eleito" é antológico!

    Não canso de assistir este grande filme!!!

    "Life Gets Sweeter Everyday!"

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
  5. Novamente.....

    Acabei de encontrar na amazon inglesa uma re-edição deste clássico, lançado agora pouco, em
    23/09/13!!! Na versão integral!

    Evidentemente já reservei o meu, que chegará somente na 2º quinzena de janeiro.......

    Pelo menos vejam a nova edição em:

    http://www.amazon.co.uk/Ikarie-XB-1-DVD-Zdenek-Step%C3%A1nek/dp/B00CP5VXWW/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1387039026&sr=8-1&keywords=ikarie

    Para quem quiser adquirir.....CUIDADO ele é gravado para a REGIÃO 2 e os dvd's player nacionais NÃO TOCARAM este disco!!!

    "Life Gets Sweeter Everyday!"

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tocam mesmo, mas eu quando compro DVDs no amazon , eu sempre ripo o dvd em Avi coloco no pen drive e vejo na TV, mas da para ripar o dvd em DVD também sem as chaves, com varios programas como o DVDFab por exemplo e ver na boa,

      Excluir
  6. Eu sou um pouco leigo em sci-fi, mas esse filme parece ser uma boa pedida. Daqui eu vi todos os episódios da "5ª dimensão" e achei simplesmente sensacional! Por isso eu gostaria de fazer um pedido: eu baixei o filme já por torrent, mas as legendas, sincronizadas estão em inglês. Dá pra colocar um link só das legendas em português, ou então enviar pro Open Subtitles? Obrigado e parabéns por colocar esse filme para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Luis as legendas sincronizadas estão no site legendas.tv , e estão sincronizadas para os releases que estavam postados aqui, e acredito que para um dos o torrents existentes.

      repetindo todas as legendas das duas temporadas estão completas no www.legendas.tv

      Excluir
    2. Só pra acrescentar que a legenda está perfeita. Um trabalho e tanto! Muito legal.Vou degustar essa pequena obra prima!

      Excluir
  7. Filmaço. Baita filme. Insira o seu superlativo preferido aqui porque o filme merece. Diálogos muito bons e situações com soluções interessantes. Gostei muito do robo colocado como uma antiguidade e que provavelmente era o máximo que tecnologicamente podia ser feito na época. Os 'robots' mais modernos eram apenas mencionados. Imagino que por opção da produção, por saber que não conseguiriam fazer com o realismo necessário. Questionamentos ainda hoje atuais como a gravidez no espaço. Uma delícia de assistir. E finalmente...
    s
    p
    o
    i
    l
    e
    r
    ... um filme em que a tripulação de uma nave encontra vida extraterrena e fica realmente emocionada com o que descobre. Para exemplificar, esse é apenas um dos pecados do recente Prometheus, feito com trocentos milhões de dólares a mais, mas ficando bem atrás em termos de roteiro.
    r
    e
    l
    i
    o
    p
    s
    Muito obrigado mesmo ao CineSpace por abrandar a minha ignorancia sobre estes grandes filmes pioneiros do gênero que sempre foi o meu preferido, a FC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário Lisangelo
      Na verdade os Sci Fi da antiga União Soviética sempre foram melhores e mais maduros que os americanos, e não ficam devendo nada aos filmes atuais, muito pelo contrário.

      Excluir
  8. Oi, Carlos.
    Realmente o Rapidshare está forçando a barra para que a gente utilize conta paga e então estou baixando por torrent.
    Estou bem curioso para assistir.
    Obrigado e parabéns ao Peter.

    ResponderExcluir
  9. Ok, depois de confirmar a conta do Rapidshare pelo e-mail deles, funcionou. E rápido. Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Fui devagar mas baixei, excelente filme, gostei muito da tradução de Peter Hammil, grande post. Interessante a alteração dos americanos, realmente é quase outro filme, se bobear qualquer dia baixa por aqui.

    Alex Leão

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, fui uma surpresa saber o que os paises do LESTE EUROPEU faziam filmes com ficção científica com conteúdo de roteiro espetacular melhor do que os filmes estadounidenses do mesmo gênero. Torço que apareça mais filmes do LESTE EUROPEU, devemos sim dá valor a esses filmes maravilhosos feito na URSS e na Checoslovaquia. Me diga uma coisa há filmes de ficção científica atuais feito hoje na Rússia ??

    ResponderExcluir
  12. Hello, good people!!!

    Grande re-postagem!!!

    Depois desta sensacional "dobradinha" de Stanislaw Lem, sugiro a postagem
    do excepcional SOLARIS (http://pt.wikipedia.org/wiki/Solaris_(1972)), inspirado no livro do mesmo autor.....outro filme denso e cerebral....

    Que nada tem a ver com o LIXO americano de 2002.

    Se for necessário, posso ajudar, pois tenho este filme em 2 partes AVI com
    as legendas também traduzidas por mim,

    Abraços,

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que da para você upar o Solares !
      Aí eu faria o post !

      Excluir
  13. ok!!! tem mando o link ainda hoje via e-mail!!!
    Peter Hammill.

    ResponderExcluir
  14. já foi enviado..... confirme please...

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem