sábado, 3 de setembro de 2022

ALÉM DA BARREIRA DO TEMPO aka BEYOND THE TIME BARRIER (1960)

 


SINOPSE:

Em 1960, um piloto de testes militares é pego em uma dobra temporal que o impulsiona para o ano 2024, onde ele encontra uma praga que esterilizou a população mundial e a transformou em mutantes.

DIREÇÃO:
Edgar G. Ulmer

ELENCO:

Robert Clarke como Major William Allison
Darlene Tompkins como Princesa Trirene
Arianne Arden como Capitão Markova
Vladimir Sokoloff como O Supremo
Stephen Bekassy como Gen. Karl Kruse
John van Dreelen como Dr. Bourman
Morgan Vermelho como Capitão
Ken Knox como Coronel Marty Martin
Don Flournoy como Mutante
Tom Ravick como Mutante
Neil Fletcher como Chefe da Força Aérea
Jack Herman como Dr. Richman
William Shapard como General York
James Altgens como Secretário Lloyd Patterson
John Loughney como Gen. Lamont
Russell Marker como Coronel Curtis


FORMATO: MKV/DVD Rip
DURAÇÃO: 74 minutos
TAMANHO: 1.30 GB
IDIOMA: Inglês
PAÍS DE ORIGEM: Estados Unidos
FORMATO DO VÍDEO: 4:3 (710 X 480)
LEGENDAS: Português ( srt na pasta ) por Karamazov

LINK MEDIAFIRE:

CLIQUE AQUI





 TRAILER:



CURIOSIDADES: 

Os guardas estão carregando carabinas M1 da era da Guerra da Coréia - é provável que até 2024, uma arma mais recente estaria disponível.

Allison tenta entrar nos aposentos de Trirene batendo na porta para chamar sua atenção, mas ela é uma surda-muda.

Microfone visível aparece na parte superior do quadro na sala de conferências. Quando o Major Allison é mostrado em seus aposentos, o microfone é visível como uma sombra na parede traseira durante toda a cena.

Quando Bourman e Kruse estão explicando o movimento de Allison através do tempo (em um conveniente quadro negro), eles resumem todas as velocidades que Allison experimentou e afirmam que teoricamente ele estava se aproximando da velocidade da luz antes mesmo de decolar. Seis milhões de mph é menos de 1% da velocidade da luz.

As filmagens do X-80 usam imagens de um avião Convair Delta Dagger F-102, mas nem sempre o mesmo F-102, como evidenciado pela identificação numérica na aeronave. Durante a reentrada, algumas cenas de arquivo de um F-106 Delta Dart também são usadas, dando a impressão que o avião mudou de um F-102 para um F-106 e então retornou ao primeiro novamente.

A frente do interior da prisão mostra uma pequena escadaria de madeira com alguns mutantes carecas ao lado da escadaria superior. Invertendo o ângulo mostra uma escada de pedra muito maior, sem espaço para os mutantes na parte superior; e na parte inferior da escada de pedra maior estão numerosos mutantes, todos com a cabeça coberta de cabelos desgrenhados. 

Um dos cientistas afirma que "o tempo não é afetado pelas leis da gravidade". Isto não é verdade como a teoria da relatividade de Einstein previu e foi provado: quanto maior a gravidade, mais lento o tempo passa.

O piloto emprega os "estabilizadores centrais" com o jato a 100 milhas de altitude (500.000 pés). O piloto emprega os "estabilizadores centrais" com o jato a 100 milhas de altitude (500.000 pés). Não há ar significativo a essa altitude, então os estabilizadores (barbatanas) seriam inúteis.

Quando o coronel Martin ordena ao sargento que coloque um guarda fora da sala de operação, o sargento faz uma saudação. O Coronel está "coberto" (usando um chapéu); o Sargento não está. O protocolo militar especifica que os chapéus não são usados em ambientes fechados e as saudações não são feitas em ambientes fechados nem quando "descobertos".

Supondo que o avião carrega combustível suficiente para fazer a viagem tão longe e tão rápido em primeiro lugar... não há como restar combustível suficiente para o vôo de retorno sem reabastecimento.

Com o jato atingindo 100 milhas de altitude, ele estaria acima da atmosfera e, no entanto, há muitos efeitos sonoros do motor e da velocidade do jato. O som requer ar para emanar e ser ouvido.

A 500.000 pés de altitude, onde há menos de 1/100.000 de ar ao nível do mar, o piloto indica sua velocidade para a base como "6000 milhas por hora de velocidade do ar", mas a velocidade do ar a tal altitude seria efetivamente zero, já que a leitura da velocidade do ar é o resultado da pressão do ar no tubo de Pitot. Sem ar = sem pressão = sem velocidade do ar.

Quando os cientistas estão tentando se encontrar em segredo, a Capitã Markova inicializa um metrônomo que parece não ter nenhuma função em ocultá-los das câmaras de espionagem.

Com apenas duas pessoas reprodutivas disponíveis, uma sociedade viável não poderia ser sustentada com um grupo genético tão limitado.


Quando o X-80 está ganhando altitude, há uma cena do avião supostamente em uma subida íngreme. Mas as nuvens no fundo estão obviamente no mesmo ângulo acentuado, revelando que a filmagem de um vôo nivelado acabou de ser "inclinada" opticamente.

Os crânios calvos dos mutantes não foram bem aplicados e alguns deles têm rugas e suas linhas de cabelo são obviamente artificiais.

Este filme e outra produção de Robert Clarke / Edgar G. Ulmer, O Fantástico Homem Transparente (1960), que foi rodado na mesma época e no mesmo local, deveriam originalmente ser distribuídos por uma empresa chamada Pacific International. Logo após a conclusão dos filmes, a Pacific International foi à falência, e o produtor Clarke perdeu todo o dinheiro que havia colocado nela. Os filmes foram colocados em leilão pelo laboratório que os processou a fim de recuperar seus custos. Ambos os filmes foram comprados pela American-International Pictures por uma fração de seu custo, e ao serem lançados, eles fizeram a empresa ganhar bastante dinheiro. Exceto por seu salário como ator por duas semanas de trabalho, Clarke nunca viu um centavo do lucro dos filmes.

Com a cooperação da Força Aérea Americana e da Guarda Nacional Aérea do Texas, o produtor Robert Clarke filmou na Base Aérea de Fort Worth's Carswell e na Estação Aérea abandonada do Corpo de Fuzileiros Navais em Eagle Mountain Lake. Os edifícios muito deteriorados foram usados para mostrar que a base aérea da qual ele decolou estava em ruínas.

Filmado ao mesmo tempo que O Fantástico Homem Transparente (1960) de Edgar G. Ulmer. O tempo de filmagem combinado para a dupla apresentação foi de apenas duas semanas. Este filme também foi feito para lucrar com a popularidade de A Máquina do Tempo de George Pal (1960).

Embora o "X-80" seja na verdade um Convair F-102 Delta Dagger - primeiro introduzido em serviço em 1956 - na maioria das cenas, algumas filmagens em estoque mostram um Delta Dart F-106. A diferença mais notável é a forma do estabilizador vertical, cuja parte superior é plana em vez de pontiaguda. Além disso, as entradas de ar no F-106 estão localizadas bem atrás do cockpit em vez de na frente do cockpit como no F-102.


Alguns dos efeitos sonoros foram extraídos de A Guerra dos Mundos (1953) de George Pal.

Vladimir Sokoloff, que interpretou " O Supremo", interpretou "o velho homem" em Sete Homens e um Destino (1960), que também foi lançado em 1960. Embora tenha interpretado um mexicano naquele filme, ele era na verdade da Rússia e seu sotaque russo pode ser ouvido neste filme.

Os conjuntos triangulares invertidos de "A Cidadela" foram sobras de uma exposição na Feira Estadual do Texas de 1959. Os produtores combinaram de usá-los antes de serem desmontados, e expandiram o tema triangular para o restante do desenho do cenário para aquele local. Note que até mesmo formatos triangulares foram usados para transições de cena.



A Convair F-102A Delta Dagger vista no início do filme, s/n 56-1226, serviu 14 anos na USAF com os 82º, 326º, 317º, e 509º Esquadrões de Caças-Interceptores. Foi sucateado no Japão em 1970.

Lançado em uma sessão dupla com Viagem ao Planeta Proibido (1959) ou O Fantástico Homem Transparente (1960).

O roteirista Arthur C. Pierce aparece brevemente como um dos mutantes que escapam da cela da cidadela subterrânea.

No início do filme, Bill chega à base em um Buick Invicta conversível de 1959. Apenas 5.447 foram feitos, e em excelentes condições em leilão em 2019 este carro poderia valer $70.000 ou mais.

As cadeiras vistas na sede da Cidadela durante a entrevista inicial do piloto com o Supremo foram projetadas pela Eero Saarinen e introduzidas no mercado americano em 1955/56 através da Knoll Furniture. Elas são chamadas de Cadeiras Tulipas. Saarinen foi um arquiteto e designer finlandês-americano. Suas obras mais conhecidas incluem o Gateway Arch em St Louis (MO), o Terminal da TWA no Aeroporto Internacional John F. Kennedy em Nova York, e o terminal principal no Aeroporto Internacional Dulles, perto de Washington, DC. As cadeiras e mesas tulipas que as acompanham ainda são produzidas pela Knoll. As cadeiras Tulip originais dos anos 50 são altamente colecionáveis e podem comandar preços de quatro dígitos.

Utilizou o estilo de crédito de abertura de "Guerra nas Estrelas" 18 anos antes desse filme se tornar famoso por isto.


Um de dois filmes de viagens no tempo lançados em 1960, sendo o outro o mais conhecido A Máquina do Tempo (1960), de George Pal.

Arianne Ulmer era filha do diretor Edgar G. Ulmer.


A American-International Pictures aproveitou a publicidade da MGM para A Máquina do Tempo (1960) e lançou este filme um mês antes.

Supostamente a atriz Darlene Tompkins aparece nua na cena da piscina na versão para o mercado estrangeiro, mas na verdade foi utilizado uma dublê.




SCREENSHOTS:

17 comentários:

  1. Obrigado Karamazov, a muito procurava por este filme, valeu!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Alexandre! Muito bom saber que gostou da postagem e que agora vai poder assistir a um filme que procurava! Valeu!

      Excluir
  2. Valeu karamazov, filme já escalado para passar hoje a noite depois da pizza
    Brigadão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Carlos! Espero que tenha gostado da sessão e da pizza, haha!

      Excluir
  3. Adorei os comentários, principalmente o início mostrando a falta de conhecimento científico kkkkkkkk, é demais cara eu adoro isso kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz uma tradução livre de todas as curiosidades que encontrei no IMDb, com certeza as sobre a falta de conhecimento científico são as mais engraçadas, kkk!

      Excluir
  4. Gratidão, Karamazov! Grande filme, diversão de matinê agradável e cheio de pequenos defeitos que fazem a nossa alegria! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo feedback, Paulo! Ótimo saber que gostou do filme tanto quanto eu, valeu!

      Excluir
  5. Parabéns , sempre com excelentes postagens , tbm estava a um tempo a procura desse filme !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlos! Pode ter certeza que não é fácil encontrar algum filme que já não esteja no incrível acervo do Cine Space Monster! Muito bom saber que procurava este filme e que o encontrou aqui, valeu!

      Excluir
  6. Valeu, Karamazov! Belíssima postagem! baixando já pra ver em seguida! Mauro Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha que gostou da postagem, Mauro! É um filme bem divertido, tenho certeza que vai lhe agradar. Grato pelo feedback, valeu!

      Excluir
  7. Fico feliz e agradecido por todos os amantes da Sétima Arte ... Aqui, o tempo é será sempre presente, será sempre um presente para todos nós. Obrigado pelo exemplo e pelo belo trabalhado que a anos te consagra com toda a distinção de ser mais um que faz a vida valer a pena ... Gratidão, Gratidão, Gratidão. - GILSON NOGUEIRA DE ALMEIDA - GNA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Gilson, eu e todos os colaboradores do blog te agradecem.

      Excluir
    2. Com certeza o Cine Space Monster já rompeu a barreira do tempo. Grato pelas palavras, Gilson, valeu!

      Excluir

PARA OS QUE COMENTAM ANÔNIMOS, POR NÃO SEREM MEMBROS, PEDIMOS QUE COLOQUEM SEUS NOMES OU APELIDOS NO FINAL OU INÍCIO DA MENSAGEM .