segunda-feira, 19 de setembro de 2022

THE FROZEN DEAD aka MORTE NO GELO (1966)


SINOPSE:

Vinte anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, um cientista alemão (Dana Andrews) começa a descongelar uma dúzia de soldados nazistas que foram mantidos vivos em animação suspensa. No entanto, para que eles não se tornem zumbis, ele precisa de uma cabeça viva para estudar o funcionamento do cérebro.

DIREÇÃO:
Herbert J. Leder
 
ELENCO:
Dana Andrews como Dr. Norberg
Anna Palk como Jean Norberg
Philip Gilbert como Dr. Ted Roberts
Kathleen Breck como Elsa Tenney
Karel Stepanek como General Lubeck
Basil Henson como Capitão Tirpitz
Alan Tilvern como Karl Essen
Ann Tirard como Sr. Schmidt
Edward Fox como Irmão de Norberg (Prisioneiro no. 3)
Oliver MacGreevy como Joseph, o mordomo
Tom Chatto como Inspetor Witt
John Moore como Bailey, chefe da estação
Charles Wade como Alfie, o porteiro

 

FORMATO: MKV/HDTV Rip

DURAÇÃO: 95 minutos

TAMANHO: 2.53 GB

IDIOMA: Inglês

PAÍS DE ORIGEM: Reino Unido

FORMATO DO VÍDEO: 5:3 (1194 X 720)

LEGENDAS: Português ( srt na pasta ) por Karamazov


LINK PANDA FILES:

CLIQUE AQUI

LINK ULOZ:

CLIQUE AQUI


 

COMENTÁRIOS:

 

Vinte anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, um cientista alemão (Dana Andrews) começa a descongelar uma dúzia de soldados nazistas que foram mantidos vivos em animação suspensa. Se tudo correr bem, seus superiores acordarão mais 1.500 nazistas congelados escondidos em cavernas ao redor da Europa, para que eles possam continuar sua busca pelo domínio mundial. Infelizmente, Andrews é capaz de descongelar os corpos, mas não seus cérebros, resultando em zumbis nazistas. Talvez ele ache que poderia experimentar em outro cérebro e encontrar uma solução para este problema. Por sorte, sua sobrinha (Anna Palk) e sua amiga (Kathleen Breck) estão de visita; certamente ninguém sentirá falta de Breck se ela desaparecer, não é?

Escrito, produzido e dirigido com baixo orçamento na Inglaterra por um cineasta americano, Herbert J. Leder (Fiend Without Face), The Frozen Dead (1966) é bizarro de inúmeras maneiras, desde a pobre tentativa de Dana Andrews de ter um sotaque alemão até a performance de Kathleen Breck principalmente como uma cabeça decapitada, mas ainda viva, cabelos raspados, enfeitada com fios enrolados.

As críticas foram geralmente terríveis, embora Variety o considerasse "um filme habilidoso, clinicamente macabro, que deve manter os jovens colados em seus assentos... Pode revoltar os adultos. Pais de coração fraco deveriam ser aconselhados a ficar confortavelmente em casa assistindo TV". O historiador do cinema Phil Hardy (The Overlook Film Encyclopedia: Science Fiction) escreveu mais tarde: "Mesmo a direção arrastada de Leder não pode remover o delírio de imagens como o muro de braços humanos prontos para uso e a cabeça de Breck na caixa".

Filmado em cores, The Frozen Dead foi lançado nos cinemas em preto e branco (impressões coloridas mais tarde apareceram na televisão). Nos Estados Unidos, a Warner Bros. lançou o filme em sessão dupla com It!(1967), outro filme de terror de Herbert J. Leder, este protagonizado por Roddy McDowall, que também não despertou muito entusiasmo.

A ideia da história dos zumbis nazistas foi revisitada um pouco em Shock Waves (1977), estrelado por Peter Cushing e John Carradine.

Procure Edward Fox, mais tarde estrelando em O Dia do Chacal (1973), como um zumbi conhecido como "Prisioneiro #3".

 Por Jeremy Arnold

 

CURIOSIDADES:

A sombra do microfone é visível quando o Dr. Norberg cumprimenta o Dr. Roberts e o leva para dentro de casa.

O microfone é visível em duas tomadas onde o Dr. Roberts está falando com Jean no quarto, sempre na tomada com ela.

Quando Jean está em transe sendo chamada por Elsa perto do final do filme, ela sai para um corredor escuro. Quando Ted segue seus passos depois, no entanto, o corredor está totalmente iluminado.

Um membro da equipe é visível pela cortina à esquerda da tela enquanto o Dr. Norberg e o General Lubeck lutam no laboratório.

A câmera e o operador de câmera são visíveis, refletidos na janela do carro quando Karl deixa a estação de trem com a mulher fazendo-se passar pela Elsa.

O frasco de comprimidos que é despejado no jarro de água tem apenas a descrição como sendo "OS COMPRIMIDOS". Nada mais está listado no frasco além do nome da farmácia. Nenhuma farmácia emitiria um frasco de pílulas sem identificar o que estava nele.

O porão onde estão escondidos os nazistas revividos é alegadamente à prova de som, mas quando o Dr. Roberts começa a investigar ele é atraído para lá por um grito.

 
 
SCREENSHOTS:
 










26 comentários:

  1. Caraca mais um que não conhecia, pela sinopse deve ser muito bom, ainda mais com Dana Andrews o protagonista de varios filmes do cinema fantástico, entre eles
    Night of the Demon, um dos mais assustadores filmes de terror de todos os tempos
    Valeu mesmo Karamazov.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai gostar, a mistura de nazistas zumbis, cientistas loucos e cérebros malignos nunca falha, haha! O Dana Andrews eu conhecia dos filmes noir, mas também gosto muito do fantástico Night of the Demon. Valeu, Carlos!

      Excluir
  2. Obrigado Karamazov, grande Dana Andrews, este eu não conhecia, valeu!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da postagem, Alexandre, também gosto muito do Andrews, valeu!

      Excluir
  3. Que maravilha de postagem!! Estou com este mesmo release mas com legendas em inglês já faz um tempo!! Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou, Tony! Se já tinha o release, agora finalmente vai poder assistir com legendas em português! Valeu!

      Excluir
  4. Filmaço. Exibido primeiramente por volta de 1974/75 na antiga Sessão Mistério na TV Globo. Depois no canal 11, antiga TV Studios antes de se tornar SBT. Valeu!!!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho um filmaço, Lucindo! Não cheguei a assistir na TV, obrigado por compartilhar essas informações de quando e onde foi exibido! Valeu!

      Excluir
  5. Pra quem curte zumbis nazistas, uma dica (inclusive para o site) é The Haunted World of El Superbeasto. É um filme de animação americano de 2009, dirigido por Rob Zombie.

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de dizer, o filme não é SOBRE zumbis nazistas, mas tem um monte deles. é um desenho bem maluco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O The Frozen Dead também não é sobre zumbis nazistas, mas não posso entrar em detalhes sem dar espoilers. Já conhecia o Superbeasto do Rob Zombie, é um desenho animado interessante pelas citações cinematográficas, a parte dos zumbis nazistas faz referência ao They Saved Hitler's Brain (aqui no blog na versão posterior, Madmen of Mandoras), mas há inúmeras outras citações, principalmente de filmes de terror e ficção científica famosos, como O Iluminado, Carrie, Monstro da Lagoa Negra, Fantasma da Ópera, Laranja Mecânica, a lista é longa...

      Excluir
    2. Verdade. Tenho certeza que a galera que curte os filmes aqui do site iria apreciar esse filme muito mais do que um espectador comum, que iria boiar na maioria das referências, afinal, um filme animado de terror/comédia/trash que na trilha sonora tem uma música bem singela com a frase: "Zombi nazis fucking with my day now" vale pelo menos a conferência.

      Excluir
  7. Vou colocar o The Haunted World of El Superbeasto na lista para postagem, mas vai demorar um pouco pois já tenho outras em andamento e é preciso fazer correções na legenda, que na verdade precisava mesmo é de uma nova tradução para aproveitar melhor os trocadilhos e letras das músicas (que são todas bem singelas, kkk), mas só com a revisão já vai dar para assistir de boa.

    ResponderExcluir
  8. Legal. Tenho certeza de que galera aqui vai curtir.

    ResponderExcluir
  9. Congratulações pelo blog. Sugiro postar How Awful About Allan (1970) com Anthony Perkins e Julie Harris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Não conheço esse filme com o grande Anthony Perkins, infelizmente ainda não tem legendas em português, mas vou procurar para baixar e se gostar bastante vou colocá-lo na lista de traduções futuras, grato pela dica!

      Excluir
  10. Gosto muito desse filme de horror e ficção, já que meu nome está envolvido indiretamente com ele. Em janeiro de 1973, estava eu no Rio, antes de eu viajar para Portugal onde permaneci um ano, a minha saudosa tia Elza Vianny (esposa do crítico Alex Vianny e mãe da atriz Bettina Vianny) que era Publicista da Warner, me pediu para eu dar um título a esse filme que ia ser exibido em 1967 nos cinemas com o título de 'SONHO DE LOUCOS', mas permaneceu inédito e agora ia ser exibido na tv, eu lhe disse que em Portugal o filme foi exibido nos cinemas como 'O morto gelado', (tenho a propaganda da épca) mas ela achou melhor a outra opção que foi 'MORTE O GELO", e assim ele foi exibido na rede globo de televisão na noite de 25 de Abril de 1973, um sábado, na sessão CineMistério, título esse que desde 1969 era da rede Bandeirantes, que alertou a Globo e semanas depois eles retiraram o nome. Já "O carrasco de Pedra" - it, foi exibido anos depois, em 1976, também na rede Globo, com o mesmo título que ia ser exibido nos cinemas.
    Abraço de JAIME PALHINHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal Jaime, informações valiosas, seus comentários são sempre especiais

      Excluir
    2. Obrigado por compartilhar essa interessante história sobre o título do filme no Brasil! Com certeza MORTE NO GELO foi uma escolha bem melhor do que SONHO DE LOUCOS, já que a tradução do título original literalmente seria OS MORTOS CONGELADOS. Também não sabia disso da Globo ter usado o mesmo título do programa Cine Mistério da Bandeirantes. O IT, do mesmo diretor, também tem aqui no blog.
      Abraço, Jaime!

      Excluir
  11. Esse filme é do diretor da obra prima Doomsday Machine, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Doomsday Machine com certeza é uma obra prima do Sci-Fi B, hahaha! Para quem ainda não assistiu, fica a dica e o link:
      http://cinespacemonster.blogspot.com/2020/12/doomsday-machine-1972.html#more
      Valeu, Doug!

      Excluir
  12. Muito bom! vcs teriam uma série que não encontro em lugar nehum e se chama Terra Conflito final? abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que gostou, Eddie! Não conhecia essa série, mas fiz uma pesquisa rápida aqui e descobri que é baseada nas ideias do Gene Roddenberry, deve com certeza valer a pena! Vou atrás para conferir, grato pela dica, abraços!

      Excluir

PARA OS QUE COMENTAM ANÔNIMOS, POR NÃO SEREM MEMBROS, PEDIMOS QUE COLOQUEM SEUS NOMES OU APELIDOS NO FINAL OU INÍCIO DA MENSAGEM .