SINOPSE:
O Doutor Charles Forbin é o projetista de um computador incrivelmente sofisticado que executará todas as defesas nucleares dos EUA. Pouco depois de ser ligado, ele detecta a existência do Guardião, a contraparte soviética, anteriormente desconhecida pelos norte-americanos. Ambos os computadores insistem que sejam conectados e, depois de tomar medidas para preservar dados confidenciais, cada lado concorda em permitir isso. Assim que a conexão é estabelecida, os dois se tornam um novo supercomputador e ameaçam o mundo com o lançamento imediato de armas nucleares se forem desligados. Colossus começa a revelar seus planos para a gestão do mundo sob sua orientação. Então, Forbin e os outros cientistas formam uma resistência tecnológica ao Colossus.
DIREÇÃO:
Joseph Sargent
ELENCO:
Eric Braeden..............................Doutor Charles Forbin
Susan Clark................................Doutora Cleo Markham
Gordon Pinsent...........................Presidente dos EUA
William Schallert.........................Diretor da CIA Grauber
Leonid Rostoff............................Presidente de União Soviética
Georg Stanford Brown..................Doutor John F. Fisher
Willard Sage...............................Doutor Blake
Alex Rodine................................Doutor Kuprin
Martin E. Brooks..........................Doutor Jefferson J. Johnson
Marion Ross................................Angela Fields
Formato: BD-Rip/MKV
Tamanho do arquivo: 2GB
Duração: 1h 40min
Proporção da imagem: 16:9 (1920X816)
País de origem: EUA
Idioma: Inglês
Legendas: Português/Inglês
LINK DO FILME NO MEGA:
Senha para descompactar:
cinespacemonster
CURIOSIDADES:
Quando os executivos da Control Data Corporation descobriram que a Universal estava planejando um grande filme com um computador, eles viram sua chance de alguma exposição pública e concordaram em fornecer, gratuitamente, US$ 4,8 milhões em equipamentos de informática e técnicos para supervisionar seu uso. Cada equipamento carregava o nome da CDC em um local de destaque. Como eles estavam usando computadores de verdade - não apenas caixas grandes com muitas luzes piscantes - o estúdio de som passou por extensas modificações: sete aquecedores a gás e cinco desumidificadores especialmente construídos mantiveram qualquer umidade longe dos computadores, um sistema de controle climático manteve o ar ao redor dos computadores em uma temperatura uniforme e o equipamento foi coberto o tempo todo, exceto quando realmente eram filmados. Vigias estavam sempre presentes no set, mesmo à noite. Os técnicos de estúdio não tinham permissão para fumar ou beber café em qualquer lugar perto dos computadores.
James Cameron era um grande fã deste filme, o que influenciou seu roteiro para O Exterminador do Futuro em 1984. Décadas depois ele escalou Eric Braeden para o papel de John Astor em Titanic, de 1997.
No filme, uma das tentativas dos humanos de retomar o controle de Colossus é tentar sobrecarregar a máquina alimentando-a com muitos dados. Esta sequência não está no romance original de DF Jones "Colossus", no qual o filme é baseado, no entanto, é um ponto importante da trama na sequência do romance, "The Fall of Colossus", que foi publicado em 1974.
DF Jones trabalhou com computadores na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial e conhecia o Colossus, o computador que era o coração do complexo de decifração de códigos da Grã-Bretanha em Bletchley Park.
Steven Spielberg, que tinha acabado de assinar seu contrato com a Universal Studios, esteve no set durante a maior parte da produção observando as filmagens.
Mais tarde, a Universal reutilizou a filmagem de "Colossus" sendo ativado como parte da série "O Homem de Seis Milhões de Dólares" de 1973. Antes de começarem a operar Steve Austin para anexar seus membros biônicos, toda a sequência de ativação de "Colossus" é usada.
Este foi o primeiro longa-metragem em que o ator alemão Hans Gudegast começou a ser creditado como "Eric Braeden". Ele continuou a ser creditado com este nome 50 anos depois. Ele inventou o nome Braeden de seu local de nascimento, Bredenbek, adicionando a letra 'a' para que fosse pronunciado corretamente por falantes de inglês.
Em seu lançamento inicial, o filme estava sendo promovido simplesmente como "O Projeto Forbin". Os executivos da Universal estavam preocupados que o título "Colossus" levaria o público a pensar que este era mais um dos filmes italianos de homens musculosos mitológicos que eram muito populares e já haviam chegado ao fim na década de 1960.
Os muitos "consoles" azuis e cinzas proeminentes (aqueles com um botão giratório no lado direito) do Colossus são painéis de console canibalizados de vários computadores IBM 1620 remontados como "computadores de suporte". Os consoles foram comprados no mercado de excedentes (a IBM retirou o 1620 em 1970).
O produtor Stanley Chase disse que, embora seja assustador supor que um computador pudesse dominar o mundo, era de fato possível. Seu consultor técnico disse que uma máquina como o Colossus realmente existia naquela época. O modelo que serviu como inspiração para o Colossus foi supostamente o sistema NORAD que controlava os sistemas de defesa nacional dos EUA, e é por isso que o centro de programação de computadores no filme estava localizado nas Montanhas Rochosas (que também é o lar do NORAD). O governo dos EUA não permitiria uma equipe de filmagem naquela base, então os exteriores foram filmados no Lawrence Hall of Science em Berkeley, na Califórnia. Os locais dos mísseis foram fotografados no deserto da Califórnia perto de Palmdale.
As vistas externas do "Centro de Controle do Colossus" são imagens do Lawrence Hall of Science, inaugurado em 1968 quando este filme estava sendo feito. O LHS é um museu de ciência e computação ainda aberto ao público nas colinas logo acima do campus da Universidade da Califórnia em Berkeley e é uma instalação administrada pela Universidade.
Originalmente, Charlton Heston e Gregory Peck foram considerados para o papel principal, mas Stanley Chase insistiu em um ator desconhecido para o papel principal e o ator Eric Braeden foi escalado.
O lendário artista de pinturas matte Albert Whitlock tinha centenas de créditos em filmes importantes para escolher, mas ele incluiu a cena de ativação do Colossus entre as seleções de seu trabalho que ele mostrou ao público da escola de cinema. Em uma palestra na University of Southern California em 1975, ele explicou a complexidade de criar a ilusão de "luzes se acendendo no infinito".
"Colossus: The Forbin Project" faz parte de um ciclo informal de pelo menos 3 filmes feitos durante a Guerra Fria e que retratam o perigo de ter supercomputadores controlando um arsenal nuclear, sendo os outros "Doutor Fantástico" (Doctor Strangelove) de 1964 e "Jogos de Guerra" (WarGames) de 1983.
SCREENSHOTS:
Caramba Major !
ResponderExcluirQue surpresa, nunca ouvi falar desse filme, grande produção, e o melhor com tema super recente .
Lendo a sinopse, podemos ver que pode ter tido certa influencia no Exterminador do Futuro .
Muito obrigado, esse vou ver hoje mesmo .
Valeu Carlos, bom divertimento!
ResponderExcluirAgora que li os comentários, seu texto já cita o Exterminador do Futuro, kkk,
ExcluirE assistindo lembrei que já havia visto à décadas atrás mas não lembrava de nada, só aquela sensação de que não é totalmente novo.
Um dos meus filmes de SciFi preferidos.
ResponderExcluirAqui está outro review em Português deste filme: https://mister-red.blogspot.com/2011/01/post-test.html
Valeu pelo link Mr.Red .
Excluirporra, depois de um ano do pessoal do central pandora citar esse filme no inteligência limitada e seis meses depois deles fazerem um vídeo desse filme, vocês upam aqui.
ResponderExcluirvocês já foram mais rápidos (botar filme aqui antes do pessoal do central falar do filme, e olha que eles já falaram que pegaram filme aqui).
Olá Rafael. Esse filme foi um pedido do frequentador Jorge de Souza, por via de um comentário publicado no dia 01/03/2025, eu postei o filme no dia 30 do mesmo mês, acho que não passou tanto tempo assim. Eu não conheço todos os filmes do mundo, como é o caso deste aqui que eu desconhecia. Se você acha que estamos demorando, sugiro a você que para agilizar nosso trabalho, você mesmo baixe os filmes e faça as legendas se necessário, isso será ótimo para todos os frequentadores do Blog já que teremos mais um companheiro postando.
ResponderExcluirobrigado major vc é meu heroi,sem vc jamais poderia apreciar esse classico..sera q ele existe dublado?outro filme q me lembro q passava direto no sbt mas nao tem aqui no blog é um bem copia do alien chamado o monstro q veio do mar(The intruder within )abraços e muito obrigado
ResponderExcluir