quinta-feira, 7 de maio de 2015

KING DINOSAUR aka O REI DOS DINOSSAUROS - 1955

POSTADO PRIMEIRAMENTE EM 26/02/2011

SINOPSE:

Após a incrível descoberta de um novo planeta que surgiu no sistema solar e que foi batizado de Planeta Nova, os Estados Unidos constroem um foguete queleva 4 tripulantes para explorar e estabelecer uma futura colônia da Terra.Mas o que eles descobrem lá, é que o planeta ainda emerge a vida, como foi na pré-história daqui e acabam encontrando monstros gigantes e sanguinários que atacam os 4 astronautas, encurralando eles no planeta selvagem.




Formato : AVI
Fonte : DVDRip
Tamanho : 920 mb
Duração : 72 min.
Direção : Bert I.Gordon
Produção : Al Zimbalist
Produção : Bert I.Gordon
Roteiro : Tom Gries
Supervisão de Animais : Ralph Helfer


LINKS EM 2 PARTES 4SHARED:


senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com

LEGENDAS INCLUIDAS NA PASTA
TRADUÇÃO : CARTWRIGHT


*************************************

COMENTÁRIOS:

Enfim a estréia do famoso e cultuado Bert I. Gordon na direção de um filme, após sua carreira de sucesso em comerciais para TV. Fundando uma produtora em parceria com o amigo Alfred Zimbalist, a ZIMGOR, Bert começa sua filmografia que nos traria grandes clássicos como THE AMAZING COLOSSAL MAN,BEGINNING OF THE END,CYCLOPS,THE ATTACK OF THE PUPPET PEOPLE e o genial THE MAGIC SWORD(meu favorito)entre tantos. Ele ficou conhecido como Mr. Big, uma abreviação das iniciais de seu nome,Bert Ira Gordon, pois se especializou em efeitos de fotografia causando gigantismos em todo tipo de animais e até pessoas, numa justaposição com a imagem real.




















"Mr.Big" Bert Ira Gordon com a máscara do filme WAR OF THE COLOSSAL MAN e uma das muitas revistas publicadas sobre seus clássicos do sci-fi

E foi neste filme de estréia, que ele conheceu a então figurinista Flora Lang, com quem se casou e formaram uma parceria na confecção dos efeitos visuais que marcaram todos os seus filmes seguintes. Eles tiveram duas filhas sendo que Susan Gordon, atuaria ainda criança em vários de seus filmes, como ATTACK OF THE PUPPET PEOPLE,o aclamado TORMENTED e THE BOY AND THE PIRATES.


Bert ao lado de suas 2 filhas, sendo a da esquerda a atriz SUSAN GORDON, que novinha já atuava nos seus filmes.

KING DINOSAUR foi terrívelmente injustiçado na lista do doc OS 5O PIORES FILMES DO CINEMA,por não ser incluido,já que dificilmente algum daqueles títulos superam tanta trasheira que este clássico contém...na cena da formiga gigante,voce percebe parte da superfície da mesa onde ele foi prèviamente filmado e em alguns momentos fica transparente,o orçamento era tão pouco que não foi feito cenário para o foguete sendo usado apenas uma ponta em alumínio do rabo do foguete e não há cenas dentro dele, e as imagens na maioria são arquivos militares da época (stock footage).
Um dos tripulante leva uma bomba atômica portátil prá lá e pra cá. Há cenas em que animais são maltratados, em especial Jo, um lemure(do tipo honey bear) agarrado com força na cauda, pelos atores,que deveriam estar com ciumes, pois o bichinho atuava melhor do que eles.

o pobre do lemure tratado com rispidez pelos atores.

O Tiranossauro Rex, é na verdade uma iguana que teve seu chifre amarrado em nylon, para ficar em pé e o bichinho tenta se livrar sem sucesso. As lutas entre os animais são reais( a iguana que luta com o jacaré na verdade morre, mas no filme ela vence )
Tem cenas usadas de outro filme, AS MINAS DO REI SALOMÃO e vários outros enxertos. O grande mico é um elefante cheio de tiras coladas no corpo para se passar por um mamute e a melhor cena é uma piton, de propriedade do Ralph Helfer, o responsável pelo uso dos bichos, incluindo o pobre do Jo, que passeia pelos atores e faz uns movimentos bem hostis.
Al Zimbalist já havia emplacado dois anos antes,outro sabugão chamado CAT WOMAN OF THE MOON, que ele escreveu, produziu e criou os (d)efeitos especiais. Mas a verdade é que KING DINOSAUR tem uma legião de fans do low-budget sci-fi e é adorado até hoje como o KING OF TRASH, campeão de vendas em DVD.



A narração ficou por conta do indefectível MARVIN MILLER, que também faria narração em THE DEADLY MANTIS e também a voz do ROBBY THE ROBOT, tanto em FORBIDDEN PLANET, como em THE INVISIBLE BOY. Aliás o filme tem cerca de 10 minutos de narração até os atores começarem de fato a falar e interpretar.
Mais um inédito clássico sci-fi com legendas em portugues br que tive o prazer de traduzir em meio a acessos de riso.


ELENCO :

William Bryant - Dr. Ralph Martin
Wanda Curtis - Dr. Patricia Bennett
Douglas Henderson - Dr. Richard Gordon
Patti Gallagher - Nora Pierce
Marvin Miller - Narrador


SCREENSHOTS :


8 comentários:

  1. Fiz um curso sobre scifi dos anos 50 aqui em Porto Alegre ano passadado, durante o Fantaspoa. Se comentou que esse filme é que foi o responsável pelo início de proteção aos animais no cinema, o que fez aparecer aquela mensagem nos créditos finais, de que "nenhum animal foi maltratado ou ferido durante a produção, etc..."

    ResponderExcluir
  2. é verdade, Xande, dá pra perceber quando o jacaré dá o giro mortal e quebra a pata da iguana, que foi forçada a brigar para a filmagem.
    O lemure é visivelmente maltratado, a cena da iguana em pé deixa visível que ela está amarrada pelo chifre...
    o tratador de animais, Ralph Helfer teve sua fazenda de criação inspecionada e respondeu um processo por más condições dos animais encarcerados.
    Daí pra frente começou a pressão da Sociedade Protetora dos Animais, que já lutava contra as indústrias farmacêuticas e circos.

    ResponderExcluir
  3. E o pior é que tem varios filmes de mundos perdidos e dinosauros que usam esta sena da iguana e do jacaré, pelos usaram a cena e não refizeram, mas dá dó da pobre iguana.

    ResponderExcluir
  4. Na trasheira, deve ser incluidos, também, a meu ver, quando as duas exploradoras espaciais, que em tese deveriam ter muita coragem para tal aventura, passam a gritar histéricamente em algumas cenas, como a da cobra, e pior, a em que a cada tiro dado, uma delas tampa os ouvidos e grita, grita... engraçadíssimo...

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Adorei o filme. Como se diz por aí, "é tão ruim que é bom"! Obrigada por tê-lo postado. Só me ficou uma dúvida: li seus comentários (eles são interessantes) e lendo também o IMDb, encontrei um outro comentário que diz que este não foi o primeiro filme de Bert I. Gordon, mas seu segundo filme. O primeiro, pelo que li, foi "Serpent Island", de 1954. Notei que este filme não é muito conhecido. Você sabe alguma à respeito? Seria interessante para os fãs, saberem algo sobre este primeiro e desconhecido filme do Mr. B.I.G. O comentário no IMDb foi de 'Chris Gaskin from Derby, England'.
    obrigada, sempre.
    Anya
    p.s. gostaria de fazer comentários com minha conta do google mas sempre que insiro meu endereço sou direcionada ao blogger para criar um blog...

    ResponderExcluir
  6. Olá Anya !! é o blogger está com este problema, mas ao meu ver é proposital esta incompatibilidade, qual navegador você usa?
    Se for o internet explorer, não tem como entrar na conta e mandar mensagens, o que na verdade melhor funciona em qualquer blog é o google Chrome, porque será né ?

    ResponderExcluir
  7. Oi Anya, quanto ao filme, o King Dinosaur é sim o primeiro filme que Bert I Gordon dirigiu.
    O Serpent Island foi dirigido por Tom Gries e Mr.BIG trabalha na fotografia, já com seus truques de gigantismo, ainda meio mambembe, mas inconfundível.
    Releia meu comentário e voce vai ver que eu digo que Bert estreava na direção com KING DINOSAUR.
    Quanto ao Serpent Island é uma bela tranqueira, bem raro até mesmo nos States.Voce encontra o avi dele no site TODOROMS
    http://en.todoroms.com/mf-serpent-island-1954-vhsrip

    ResponderExcluir
  8. E aí Mr.Cartwright quebrando o silencio, como está mestre ? e aí quando vai voltar com tudo ?
    Já conseguiu uma net de boa qualidade ?
    Tenho certeza que todos estão esperando sua volta.
    Tudo de bom Cart. Um abraço !

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem