domingo, 14 de fevereiro de 2016

BUCK ROGERS - 1939

BUCK ROGERS
UNIVERSAL SERIAL 12 capítulos
Direção : Ford Beebe/Saul A. Goodkind
postado primeiramente em 05/12/2011


SINOPSE

O Coronel Buck Rogers comanda uma expedição ao redor do mundo através do dirigível Shandraw, quando ao passar pelo glacial de Behring no Alaska, são atingidos por uma tempestade de neve e se chocam nas montanhas geladas.
Antes do acidente, o Pf. Morgan informa pelo radio que colocou um tanque de gás Nirvano, de sua invenção e pede ao seu filho, Buddy que acompanha Buck, para soltar o gás que os colocariam em animação suspensa enquanto as buscas para encontrá-los se iniciaria.
Mas logo após a queda, uma avalanche cobre o dirigivel, tornando impossível que fossem achados. 500 anos depois, uma patrulha revolucionária da Cidade Oculta encontra o dirigível, além de Buck e Buddy conservados vivos pelo efeito do gás Nirvano.
Logo descobrem que a Terra está sendo governada por um tirano assassino chamado Killer Kane e se aliam aos rebeldes que lutam pela liberdade do povo da Terra.




Formato : AVI
Fonte : DVDRip
Tamanho : 250 mb cada episódio
Duração : 20 min cada episódio
Legendas : incluidas na pasta
Ano : 1939
Direção : Ford Beebe/Saul A. Goodkind
Produção : Barney A. Sarecky
Screenplay : Norman S. Hall/Ray Trampe
Baseado nos comics criados
por:
Philip Francis Nowlan e Dick Calkins

Fotografia : Jerome Ash
Direção Musical : Charles Previn
Efeitos Especiais : Ed Keyes
Diretor de Arte : Ralph M. DeLacy

******************************************

Capítulo 1
O MUNDO DE AMANHÃ
Capítulo 2
TRAGÉDIA EM SATURNO
Capítulo 3
A FORTALEZA DO INIMIGO
Capítulo 4
A PATRULHA CELESTE
Capítulo 5
O AVIÃO FANTASMA
Capítulo 6
A ORDEM DESCONHECIDA
Capítulo 7
INSTINTO PRIMITIVO
Capítulo 8
A REVOLTA DOS ZUGGS
Capítulo 9
CORPOS SEM MENTE
Capítulo 10
BARREIRAS QUEBRADAS
Capítulo 11
UM PRÍNCIPE EM CATIVEIRO
Capítulo 12
GUERRA DOS PLANETAS

tradução das legendas e sincronia:
CARTWRIGHT

DOWNLOAD DE TODOS OS CAPÍTULOS EM 3 KINKS MEGA:

https://mega.nz/#!XREDEQwJ!nGBBvhqavrgHOy0SXPedfL2H7HUKavBQs6kYGoA62FI
https://mega.nz/#!6NNhRJKZ!ySSDA5A104ymIH3ncK6EXeEwnlfBNKY78mF7DyDlnCs
https://mega.nz/#!PZNQ0C6A!saMWfx0l62ze3_YfOY3ZYKBgQn9euovcDWZCwiEIHxM

senha p/descompactar
cinespacemonster.blogspot.com


******************************************







COMENTÁRIO

Após o indiscutível sucesso dos dois primeiros serials de FLASH GORDON, a Universal tratou de usar seu astro LARRY BUSTER CRABBE, para mais uma transposição de um herói futurista dos quadrinhos.
E assim produziram os 12 capítulos de BUCK ROGERS, personagem criado por PHILIP FRANCIS NOWLAN em 1929 para a publicação em pulp da Amazing Stories.


capa do pulp AMAZING STORIES com a história Armageddon 2419 A.D.
de PHILIP NOWLAN em que Buck Rogers ainda se chamava Anthony
Rogers


Logo depois, em sociedade com o Syndicate John F. Dille Company adaptou o herói para quadrinhos em tiras diárias no jornal National Newspaper Syndicate, com os desenhos de DICK CALKINS.


Primeiro desenhista de "Buck Rogers" (1929). Calkins foi
ex-tenente da Força Aérea na I Guerra e assumiu as
histórias quando da morte de PHILIP NOWLAN.


No Brasil as histórias de BUCK ROGERS foram lançadas em primeiro lugar pelas edições do GLOBO JUVENIL da RIO GRÁFICA E EDITORA e suas tiras saiam no jornal O GLOBO.
Eu lembro ter comprado no começo dos anos 60, uma edição em capa dura com 60 páginas de BUCK ROGERS, mas não tenho certeza se foi uma publicação da EBAL, do ADOLFO AIZEN ou de outra editôra.
Uma edição única e cultuada foi lançada pela GOLDEN KEY e que é uma peça rara dos colecionadores


capa da raríssima edição do GLOBO JUVENIL


a belíssima capa da edição comemorativa da GOLDEN KEY

Mas DICK CALKINS não era lá um bom desenhista e apesar de ter sido pioneiro em criar um formato bem mais humano, novidade no mundo dos quadrinhos nos anos 20, seu forte era mais criar textos e assim os desenhos passaram a ser feito por RUSSEL KEATON, quando ambos lançaram um grande êxito dos quadrinhos, "Freddy, o Gavião dos Ares" (1929), tida como a melhor HQ de aviação dos anos 30. Freddy
"Hurricane Hawk" era o herói da série, que, no original, se chamava "Skyroads". Em 1933 a tira passou às mãos de seu assistente RUSSEL KEATON, que, como afirmou a "Edição Comemorativa do Suplemento Juvenil", eliminou os personagens da fase de Calkins e colocou Freddy como o titular até 1939.


comic desenhado por DICK CALKINS em 1930


o desenhista RUSSEL KEATON que durante vários anos foi
assistente e criava os desenhos dos comic de BUCK ROGERS
sem ter créditos em seu nome.
Capa de Skyroad, um êxito dos quadrinhos que em 33, foi
assumido em definitivo por RUSSEL KEATON.


Mas o grande nome dos desenhos (e também roteiro, quando NOWLAN faleceu em 40), foi mesmo RICK YAGER, que passou a ilustrar Buck Rogers a partir de 1933, para as tiras do National Newspaper Syndicate ficando lá até 58. O nome de RICK YAGER foi tão marcante, que ele foi um convidado especial da NASA, para o lançamento da APOLLO 11, como também dos lançamentos de Ônibus Espaciais.
RICK era tido como um perfeccionista e dizia uma frase que se tornou famosa:"Se algo está 99,9% certo, então está 100% errado".
Sem dúvida, os desenhos de Buck Rogers deram um grande salto em qualidade visual com RICK YAGER, que marcou o estilo com o foguetinho estilizado sempre ao fim de cada tira.



RICK YAGER foi reconhecido como o grande nome por trás da
melhor fase dos comics de BUCK ROGERS



Página de um comic desenhado por RICK YAGER que depois de
formado, fez parte da School of the Art Institute of Chicago
ao lado de nomes ilustres como WALT DISNEY e ORSON WELLES.


Buck Rogers desde o lançamento inicial como Anthony Rogers, depois alterado para Buck, foi um sucesso imediato que levou a criação de NOWLAN para a rádio pela CBS a partir de 32 e depois pela MUTUAL em 39, quando a Universal transpôs para o cinema, no mundo dos serials tão adorados das matinées.
Como a produção de BARNEY SARECKY, bastante modesta, a série utilizou imagens de arquivo, figurinos e até música incidental de FLASH GORDON TRIP TO MARS rodado um ano antes, além da trilha sonora de filmes da Universal como BRIDE OF FRANKENSTEIN e O HOMEM INVISÍVEL.
As roupas foram reaproveitadas dos dois primeiros serials do FLASH GORDON com o mesmo BUSTER CRABBE, que no ano seguinte a BUCK ROGERS ainda faria mais um serial com o personagem de ALEX RAYMOND, chamado FLASH GORDON CONQUERS THE UNIVERSE.
Até o carro-bala que viaja nos túneis de Saturno em BUCK ROGERS foram os mesmos de FLASH GORDON.
Mas nada ofuscou a magia deste serial que mais tarde seria editado em 53 para o cinema com 72 minutos de duração e levou o título de PLANET OUTLAWS.


poster de PLANET OUTLAWS, uma reedição do seriado feito
pela Universal para o cinema em 53 com narração de Helen
Leighton reduzindo os doze capítulos para cerca de 72 min.


BUSTER CRABBLE foi um ídolo americano e campeão olímpico de natação ( medalha de ouro nos 400 metros livre nas Olimpíadas de Los Angeles em 1932 ) e de alguma forma continuou trabalhando no setor, fundando uma emprêsa de piscinas e depois se associando ao Cascade Industries onde foi Vice-Presidente de Vendas.
BUSTER começou a carreira de ator como TARZAN, ainda que nas suas primeiras tentativas não foi aprovado para o papel. Mas seu porte atlético e a fama olímpica, acabou abrindo as portas para o estrelato e fez o papel principal no serial TARZAN AND THE FEARLESS, que aliás foi sua única atuação como o personagem de EDGAR RICE BURROUGHS. Logo após, ainda fez vários papeis similares em KING OF JUNGLE, KING OF CONGO e JUNGLE MAN.
Mas foi como FLASH GORDON que ele se tornou um astro famoso de Hollywood, sendo um dos mais conhecidos serials feitos e um grande sucesso da Universal. Na verdade, LARRY BUSTER CRABBE pertencia à Paramount, mas um acôrdo foi feito para que ele atuasse na Universal. Interessante notar que BUSTER CRABBE não se inscreveu para o papel do herói de ALEX RAYMOND, mas ia assistir os testes dos outros atores, quando o produtor HENRY MaCRAE o viu nos bastidores e insistiu para que ele aceitasse o papel principal. Como BUSTER era fã dos quadrinhos de FLASH GORDON, ele mesmo solicitou a permissão da Paramount e assinou contrato para o papel, que o tornaria, o mais famoso de todos os atores de serial.


CLARENCE LINDEN(BUSTER)CRABBE foi um ídolo nacional ao ganhar
a medalha de bronze nas Olimpíadas de Amsterdã em 1928 nos
1.500 metros livre e depois em 32 nas Olimpíadas de Los
Angeles quando ganhou medalha de ouro nos 400 metros livres.


Em BUCK ROGERS de 1939, apesar de ter sido considerado, um dos melhores roteiros, a história teve que mudar algumas concepções das publicações originais por força dos direitos do personagem com a John F. Dille Syndicate, mas assim mesmo os nomes dos personagens principais foram mantidos, com WILMA BEENING, BUDDY, o DR. HUED e o vilão KILLER KANE.
Só que no original, Buddy seria irmão mais novo de Wilma e é ela que encontra Buck Rogers sozinho no dirigível em animação suspensa. Os 12 episódios são repletos de elementos da ficção e engenhos, tele-transportes e armas mirabolantes, entre naves amarradas em cordão de nylon com foguetinho buscapé soltando faísca na traseira, maquetes e interessantes efeitos de fotografia feitos por ED KEYES, responsável por todos os efeitos e truques dos serials de FLASH GORDON.
BUCK ROGERS ainda voltou a ser exibido na TV em 66 numa outra edição resumida dos 12 capítulos e em 79 foi lançado uma nova série com o ator GIL GERARD no papel de BUCK ROGERS, chamado de Buck Rogers in the 25th Century com cerca de 37 episódios.
Curiosamente no 2º episódio da série feita para TV de BUCK ROGERS rodado em 79, chamado de "Planet of the Slave Girls" BUSTER CRABBE faz o papel do Brigadeiro Gordon(em referencia ao FLASH GORDON) e quando GIL GERARD( o ator que fazia o papel de BUCK ROGERS na série ) pergunta como o brigadeiro Gordon aprendeu a lutar tão bem, BUSTER CRABBE respondeu que já fazia isso antes mesmo dele nascer (e quando BUSTER interpretou BUCK ROGERS, o ator GIL GERARD ainda não tinha nascido). Ele faria mais algumas atuações até 82, quando em 83 faleceu aos 78 anos após sofrer um ataque cardíaco.


BUSTER CRABBE já com 71 anos ao lado dos atores GIL GERARD( que
fazia o papel de BUCK ROGERS na série da TV em 1979 ) e ERIN
GRAY ( que interpretava WILMA DEERING ) durante as filmagens
do 2º episódio "Planet of the Slave Girls"


Mais um serial incomparável daquele tempo em que voce era obrigado a ir ao cinema para acompanhar os episódios, pois não havia televisão, e passasse o filme principal que fosse, muita gente ia só para não perder mais um capítulo destes saudosos serials.
Agradeço demais ao uruguaio e torcedor do Peñarol, MATERIAGRIS por ter confeccionado as legendas em espanhol que pude traduzir para o Portugues-BR e assim resgatar mais essa preciosidade do mundo do sci-fi. Gracias muchacho.





ELENCO








SCREENSHOTS












22 comentários:

  1. Heptacional! Fantabuloso! Occupy Século 25 agora!
    Pra mim que assistiu o piloto da serie Buck Rogers de 79 no cinema e depois assistiu tudo de novo pela TV esse download é obrigatorio!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo estou sem palavras!Obrigado!Muitissimo obrigado por postar essa raridade.Tô baixando agora.

    ResponderExcluir
  3. pois zé, Lisangelo e Alexandre Menphis
    deu trabalho mas foi prazeroso, se tem algo que encanta são esses serials feitos com muita paixão na época e que era tão próximo daqueles gibis antigos que fascinavam pelo conteúdo e histórias cheias de ação e mistério.
    Assim que recuperar o fôlego vou abrir outra empreitada de serial, com a ajuda de MATERIAGRIS que é o grande responsável por resgatar tantos serials antológicos.

    ResponderExcluir
  4. valeu mesmo, Carlos, por dar aquela arrumada na postagem, ficou bem mais agradável de ver.
    Gostaria de poder fazer isso, mas já tentei e sai tudo errado, aí mando do jeito que consigo.
    Mas depois que voce arruma, fica muito bom de olhar para a postagem. Gratão pela paciencia em fazer essa estética aí.

    ResponderExcluir
  5. Eu é que te agradeço por este presentaço cara, já baixei tudo, vou ver agora depois de jantar.
    Olha só Cart eu consegui DVD com legendas em português do Flash Gordon Conquers the Universe, já ripei os 12 capítulos, e vou começar a upar, logo logo eu posto ele aqui, mais um serial pra coleção!!!

    ResponderExcluir
  6. mara maravilha Carlos, Mr.Buster rides again.
    Dos três FLASH GORDON, esse foi o mais caprichado.
    Assisti ele na extinta TV Tupi.
    Assim que eu terminar umas legendas, vou para outro serial que o MATERIAGRIS fez as legendas em espanhol e farei a tradução.
    O arquivo do CINESPACEMONSTER está uma bela biblioteca de raridades, hein ?

    ResponderExcluir
  7. Excelente matéria!!!
    Mas, gostaria de fazer uma correção, na série da TV em 1979 ERIN GRAY era a atriz que fazia o papel que interpretava WILMA DEERING, enquanto GIL GERARD interpretava BUCK ROGERS.

    ResponderExcluir
  8. Hola Cartwright, muy buen post. Agradezco tus palabras hacia mi y quedo a tus ordenes, un abrazo desde Uruguay.

    ResponderExcluir
  9. Opa, valeu a correção João Avelino, eu sempre
    confundi os nomes desde quando a série passava
    na Globo. Valeu mesmo, foi providencial.
    Correção executada.

    ResponderExcluir
  10. Muchas gracias MATERIAGRIS, usted és uno héroe de los serials desde su iniciativa del portentoso blog que tiene hecho lo más completo en su especialidad.
    Pronto lo aportarei más uno serial con la translation para portuguese, gracias a sus subtítulos.

    ResponderExcluir
  11. Cartwright
    Você poderia fazer a gentileza se possível de dar uma dica onde baixar a terceira , quarta e quinta temporada do Twilight Zone (1959/1964)

    agradecendo antecipadamente João Henrique SP

    ResponderExcluir
  12. João, tenta aqui neste link aqui

    http://www.filestube.com/t/twilight+zone+season+3
    E para achar todos os episódios, escreva na coluna de busca desta página : twilight zone 3x01 e depois de baixar esse, escreva twilight zone 3x02 e assim por diante.Observe bem a data, 1961,para não baixar a série de 85.
    Acho que as legendas estão disponíveis no LEGENDAS TV

    ResponderExcluir
  13. cartwrighthh que tristesa... tava tudo no megaupload :(

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Agora consegui, achei um torrent ativo baixei e upei, até então não achava para baixar, sorte que as legendas eu tinha guardado .

      Excluir
  15. Não consigo descompactar, avisa Erro de CRC ou senha errada. A senha informada continua a mesma após o Re-up? Está correta? Muito obrigado Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma olhada neste link
      http://cinespacemonster.blogspot.com.br/p/instrucoes-para-quem-nao-consegue.html

      Excluir
    2. Baixei novamente a parte 1 e descompactou normal. Muito obrigado por mais este serial das antigas.

      Excluir
    3. Legal Alfredo, fico contente que tenha conseguido.
      Tudo de bom !

      Excluir
  16. Eu não tenho palavrar para dizer o quanto agradeço ter encontrado esse serial.
    Muito obrigado, do fundo do coração.

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem