domingo, 19 de agosto de 2012

TORMENTED aka SANGUE NO FAROL - 1960

TORMENTED
Direção : Bert Ira Gordon

























Formato : AVI
Fonte : DVDRip
Tamanho : 700 mb
Duração : 81 min.
Ano : 1960
Direção : Bert I. Gordon
Produção : Bert I.Gordon/Joe Steinberg
História : George Worthing Yates/Bert I. Gordon
Música : Albert Glasser
Musica de Jazz : Calvin Jackson (compositor)
Musica incidental : extraidos do filme HOUSE ON HAUNTED HILL
Fotografia : Ernest Laszlo
Make-up : Bill Cooley
Efeitos Especiais : Herman E. Townsley
Efeitos de Fotografia > Bert I. Gordon/Flora Gordon


***********************************************

LINK DO TORRENT DIRETO DO PUBLIC DOMAIN TORRENTS
http://www.publicdomaintorrents.com/bt/btdownload.php?type=torrent&file=Tormented.avi.torrent

LEGENDAS LINK RAPIDSHARE
https://rapidshare.com/files/682575782/Tormented.rar

tradução e sincronia : CARTWRIGHT

***********************************************

SINOPSE


O pianista de jazz, Tom Stewart, está para se casar com afilha de um milionário, que vive numa ilha da Califórnia, quando recebe a inesperada visita de uma antiga namorada, a cantora Vi Mason, que é completamente apaixonada por ele e tenta impedir que seu amado se case com outra.
Depois de discutirem, Vi cai do alto do farol da ilha e se segura no corrimão que cedeu. Tom reluta em ajudá-la, apesar dos seus gritos de socorro e vê ela despencar no mar. Achando que tudo estava resolvido, Tom agora passa ter   visões assustadoras da sua ex-amante e percebe que a alma dela tenta impedir o casamento, jurando que ele pertenceria somente à ela e mais ninguém.
As coisas se complicam mais ainda, quando o dono do barco que trouxe Vi à ilha, vai procurá-la e começa chantagear Tom, que continua sendo assombrado pelo espírito da jovem.




COMENTÁRIOS

Quem diria que o bom e velho Mr.BIG(abreviação de BERT I GORDON) abandonaria seus monstros gigantes e faria um filme de terror, bem no estilo WILLIAM CASTLE. E ele mostrou porque é tão cultuado
pelo público especializado, criando uma história junto com o indefectível George Worthing Yates, responsável por tantos sci-fi classics como FRANKENSTEIN 1970,EARTH VS.FLYING SAUCERS,THEM, IT CAME FROM BENEATH THE SEA e de vários projetos do Mr.BIG, que cria um clima bem interessante do começo ao fim. Bert nunca foi nenhum mestre nos efeitos, mas sempre se mostrou eficiente no que fazia, tornando seus filmes, grandes sucessos de bilheteria. Usando o jazz como pano de fundo, tal qual ROGER CORMAN fazia em seus filmes no fim dos anos 50, Bert até cria um falso 78 rpm com a música TORMENTED cantada pela vítima, VI MASON, que fica tocando na vitrola até que seu amado, quebra como um prato de porcelana.


o disco exclusivo do filme, que assombra a vida do pianista, cuja gravação foi na verdade cantada por Margie Rayburn

O filme conta com a fotografia de um mestre e favorito do diretor Robert Aldrich, o premiado com OSCAR, ERNEST LASZLO, que sempre achou BERT GORDON, um excelente mágico no trato da fotografia e colaborou no interessante ATTACK OF THE PUPPET PEOPLE que Bert e Flora disseram ser um dos trabalhos mais exaustivos da filmografia deles. ERNEST LASZLO fez a fotografia de SPACE CHILDREN do Jack Arnold, o cultuado VIAGEM FANTÁSTICA e JULGAMENTO EM NUREMBERG, entre tantos.


LASZLO recebeu OSCAR pela fotografia do extraordinário filme de
STANLEY KRAMER(com quem já havia trabalhado em IT'S A MAD,MAD,MAD,
MAD WORLD),"THE SHIP OF FOOLS"(1965), que é um dos meus favoritos e
que recebeu o título no Brasil de A NAVE DOS INSENSATOS


Já a trilha sonora, ainda que usando trechos do filme HOUSE OF HAUNTED HILL do WILLIAM CASTLE, ficou por conta do parceiro de MR.BIG, ALBERT GLASSER, um nome costumeiro em vários cults do sci-fi horror nos anos 50 de BERT, como CYCLOPS!,BEGINNING OF THE END,AMAZING COLOSSAL MAN, WAR OF COLOSSAL BEAST,EARTH VS.THE SPIDER,ATTACK OF THE PUPPET PEOPLE, THE BOY AND THE PIRATES, além de outras pérolas durante esse período.
Abandonou a carreira em 72 e faleceu em 98.Para a trilha de TORMENTED, ele recebeu apenas $ 2.500 dólares, menos que seu cachê em CYCLOPS que foi de $ 4.000, que também não era nada expressivo.


ALBERT GLASSER saiu de cena em 72, após assinar a trilha do sci-fi, THE CREMATORS de 
1972, mas em 2005 foi homenageado no bizarro THE NAKED MONSTER, filmado
em preto e branco, com vários footage music dele.

Além dos efeitos de fotografia, sempre do casal BERT & FLORA, o ótimo Herman E. Townsley, responsável pelos interessantes special effects de clássicos como THE ANGRY RED PLANET,VILLAGE OF GIANTS(filme do BERT de 65 que inspirou a série de IRWIN ALLEN para a TV) THE BOY AND THE PIRATES e de quase toda a segunda temporada da série MEU MARCIANO FAVORITO, também participa com algumas montagens interessantes como das flôres na igreja que murcham e outras trucagens.
Por causa dessa faceta nova nos filmes de MR.BIG, até então voltados para o gigantismo, TORMENTED se tornou uma experiência singular para o diretor, que também faria ao longo de sua carreira, dois filmes infantis: THE BOY AND THE PIRATES e o fantástico THE MAGIC SWORD, que é o meu favorito de toda a filmografia do BERT GORDON


capa do DVD de THE MAGIC SWORD com BASIL RATHBONE no papel do
bruxo malígno, foi um filme infantil, com ótimos efeitos e um
tanto assustador para o público mirim.

TORMENTED teve quase todas as cenas externas realizadas na ilha de SANTA CATALINA na CALIFÓRNIA, ainda que algumas imagens sejam de CHANNEL ISLAND em JERSEY. O farol, hoje reformado teve a maior parte das cenas rodadas em apenas um dia.


o famoso farol de SANTA CATALINA ISLAND na CALIFÓRNIA, em foto
recente.

Aproveitando a onde de filmes 3D, foi lançado um DVD com imagem restaurada de TORMENTED, que exigia o tradicional óculos duas- côres, onde nos cinemas, eram distribuidos na bilheteria.


o clássico de terror de BERT GORDON para ver com os oculos especiais
Uma outra edição normal de TORMENTED foi lançado em DVD numa dobradinha com outro filme low budget, LADY FRANKENSTEIN de 71, uma produção taliana casca-grossa.


o AVI de TORMENTED foi ripado neste DVD que trazia de lambuja
um filmezinho ruim de doer, LADY FRANKENSTEIN, bem inferior ao
cult de BERT GORDON

O papel principal ficou por conta do carimbado RICHARD CARLSON, rosto mais do que popular no universo sci-fi, como IT CAME FROM OUTER SPACE, CREATURE FROM THE BLACK LAGOON, MAGNETIC MONSTER e RIDERS TO THE STARS(que ele mesmo dirigiu).CARLSON na verdade sempre quis ser um roteirista de ensaios e no fim de sua vida em 77, vítima de uma hemorragia cerebral, ainda pode ver vários ensaios e novelas suas publicadas em revistas, além de ter material literário de sua autoria, incluido na universidade de Minnesota, onde se formou em 29, para uso didático.


RICHARD CARLSON foi convidado para fazer parte do elenco de THE
VALLEY OF GWANGI, um dos últimos projetos de RAY HARRIHAUSEN que era um
fã de seu trabalho como ator.

A loura faltal foi interpretada pela atriz e sexy model JULI REDING, que no seu auge, era capa de muitas revistas, exibindo seus fartos seios, corpo sensual e poses eróticas. TORMENTED foi seu último filme para o cinema e que não foram muitos, como numa ponta em VICE RAID do cultuado EDWARD L CAHN, mas sua carreira ainda continuou em séries de TV até 87, quando saiu de cena. BERT declarou que uma versão para o mercado europeu do filme TORMENTED, acrescentou cenas de nudez de JULI REDING para atrair o público de lá, que infelizmente não foi a que entrou no circuito aqui do BRASIL.



revistas dos anos 50/60 que exibiam toda sensualidade da fatal
JULI REDING


uma de muitas fotos que JULI tirava no auge de seu sucesso como
    modêlo sensual e erótico, um estilo conhecido principalmente
pelo sucesso de JANE MANSFIELD, que JULI era
considerada sua principal herdeira.


JANE MANSFIELD foi considerada uma das mais desejadas musas
dos anos 50, junto com MARILYN MONROE, mas faleceu com apenas
34 anos em 29 de Junho de 1967, num acidente de carro.


Outro nome conhecido do cast de TORMENTED é o ator JOE TURKEL, que trabalhou com diretores importantes como STANLEY KUBRICK nos filmes THE KILLING,PATHS OF GLORY e mais recentemente em O ILUMINADO, no papel de barman do hotel assombrado que enlouquece JACK NICHOLSON.
Mais para frente, JOE TURKEY ainda faria um papel de destaque no clássico BLADE RUNNER de Ridley Scott, como o cientista criador dos replicantes, o sinistro dr.Eldon Tyrell. Mas JOE fez parte de outros projetos do MR.BIG como em THE BOY AND THE PIRATES e VILLAGE OF THE GIANTS. Em TORMENTED, seu papel foi elogiado por BERT como um dos pontos altos do elenco.


seu personagem em BLADE RUNNER foi marcante e elogiado, mas após o
sci-fi THE DARK SIDE OF THE MOON de 1990, JOE TURKEL se afastou dos
cinemas, nunca mais aparecendo, exceto em 97 numa série de TV fazendo
uma ponta não creditada em BOYS MEETS WORLD.


Mas o verdadeiro destaque de TORMENTED é sem dúvida, a linda BARBIE dos sci-fi movies, a graciosa SUSAN GORDON, filha do MR.BIG, que já desde cedo atuou em interessantes filmes, mas estreou em ATTACK OF THE PUPPET PEOPLE, para o orgulho do paizão BERT, que ainda faria mais 3 filmes com ela, no caso, TORMENTED, PICTURE MOMMY DEAD e THE BOY AND THE PIRATES,quando atuou ao lado do ator mirim, CHARLES HERBERT, outro rostinho carimbado que apareceu nos filmes 13 GHOSTS
de WILLIAM CASTLE e THE FLY, a primeira versão de 58 com VINCENT PRICE.Os dois também atuaram juntos no filme THE FIVE PENNIES, que SUSAN teve papel de destaque, também em THE MAN IN THE NET, do diretor MICHAEL CURTIS e na série da TV GOODYEAR THEATRE no episódio "Cristabel (The Secret Life of John Monroe)".
No suspense PICTURE MOMMY DEAD de 66, SUSAN GORDON parece ter se incomodado tanto, que dizem, se afastou em definitivo do cinema, mas ela desmente um conflito com a atriz ZSA ZSA GABOR e que se retirou por razões extritamente pessoais.
Ela ficou marcada em sua atuação no episódio THE FUGITIVE da série TWILIGHT ZONE, quando foi muito elogiada no papel da pequena Jenny.
Ela fez uma colega da minha amada priminha ANGELA CARTWRIGHT na série MAKE ROOM FOR DADDY, no episódio em que DANNY THOMAS foi incumbido de liderar uma turminha de meninas num picnic. Mas sua atuação em TORMENTED foi considerado o ponto alto do filme, recebendo elogios de todos os segmentos da crítica, em que SUSAN aliou sua beleza de princesa à uma qualidade de interpretação de encher os olhos do pai e diretor BERT GORDON.
E o próprio BERT confessa que a estréia de sua filha na carreira, em ATTACK OF THE PUPPET PEOPLE, se deu ao acaso, porque a atriz mirim escalada para o papel, adoeceu pouco antes das filmagens e assim a mamãe FLORA GORDON sugeriu um teste com SUSAN que logo assumiu o personagem chamado AGNES.


a primeira aparição de SUSAN GORDON ainda com 8 anos, escalada

para o papel na última hora, graças a um pedido de sua mãe,FLORA
M.GORDON ao papai coruja, BERT GORDON.



No primeiro filme à cores de BERT GORDON e também dirigido para
o público infantil, ele repete a dupla de THE FIVE PENNIES, SUSAN
e CHARLES HERBERT, em THE BOY AND THE PIRATES, filme que a nossa
pequena musa, declarou ser o seu favorito na sua curta mas expressiva carreira.



uma duplinha que SUSAN fazia questão de dizer, a amizade deles
ia além das filmagens, mas se desgastou e apesar de atuarem na
mesma série de TV em 66, a famosa MY THREE SONS com FRED MACMURRAY,
não fizeram os mesmos episódios e dizem já não se falavam mais.



SUSAN ao lado do ator J. PAT O'MALLEY, que faz um alien escondido
na TERRA, fugitivo de seu planeta natal, no episódio da série THE
TWILIGHT ZONE apresentado em março de 62.


a última aparição de SUSAN GORDON ao lado de ZSA ZSA GABOR, num
suspense, também dirigido pelo paizão MR.BIG.SUSAN tinha 17 anos
e dizem que, um tanto impressionada com esse filme, resolveu
abandonar a carreira, deixando seus admiradores cheios de saudade.



SUSAN GORDON e seu pai BERT GORDON numa convenção de sci-fi feita em
2009, onde ela declarou muita saudade de sua fase barbie no cinema.

Infelizmente SUSAN veio a falecer neste mês(11 de Dezembro de 2011), aos 62 anos, após lutar contra o câncer durante anos.


DEDICO ESSA POSTAGEM À NOSSA ETERNA FADA DOS SCI-FI, A DOCE
E ANGELICAL SUSAN GORDON QUE SERÁ SEMPRE LEMBRADA COMO A
MAIS FAMOSA "BARBIE" DO SCI-FI CLÁSSICO

Mais um clássico esquecido pela midia daqui e que é um grande momento da filmografia deliciosa de BERT GORDON, postado aqui nos derradeiros dias de 2011. Espero que no próximo ano, muito mais relíquias possam ser resgatadas para nossa tripulação do CINESPACEMONSTER.

ELENCO

Richard Carlson - Tom Stewart
Susan Gordon - Sandy Hubbard
Lugene Sanders - Meg Hubbard
Juli Reding - Vi Mason
Joe Turkel - Nick, o chantagista
Lillian Adams - Sra. Ellis, a cega
Gene Roth - Nelson, dono do trailler


SCREENSHOTS

Photobucket
Photobucket
Photobucket










TORMENTED



3 comentários:

  1. O melhor filme de terror dos anos 60, assisti esse filme com meus irmãos em 69, ficamos aterrorizados. um filmasso de fantasma, vale a pena assisí-lo.

    ResponderExcluir
  2. O melhor filme de terror dos anos 60, assisti esse filme com meus irmãos em 69, ficamos aterrorizados. um filmasso de fantasma, vale a pena assisí-lo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por postar. Ansioso por ver.

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem