sábado, 5 de setembro de 2015

THE PURPLE MONSTER STRIKES aka MARTE INVADE A TERRA - 1945



SINOPSE:

Quando o Dr. Layton observa o que parecia um meteoro caindo perto de seu observatório, telefona para sua sobrinha e pede que ela e Craig Foster venham ajudá-lo a investigar o fato.
Antes que Sheila chegue, o dr. se dirige ao local da cratera e descobre tratar-se de uma espaçonave. Lá ele encontra um marciano e interessado no intercâmbio de culturas mostra seu projeto de uma nave espacial que ele idealizou sem saber que o extra-terrestre tinha planos de se apossar da invenção e comandar uma invasão marciana. Morto por uma arma do marciano, o corpo do Dr. Layton é invadido pelo alienígena conhecido como THE PURPLE MONSTER, enganando Sheila e Craig, que pensam se tratar do cientista. Sendo auxiliado por gangsters para construir a espaçonave, a missão da invasão segue seu curso, mas Craig descobre que o PURPLE MONSTER se fazia passar pelo Dr. Layton e tentará impedir os planos diabólicos de Marte que pretende subjugar a raça humana.



Formato : AVI
Fonte : DVD-Rip
Duração : 209 minutos(15 minutos média por episódio)
Total de episódios : 15
Idioma : Inglês
Legendas : Português
Ano : 1945
Direção : Spencer G. Bennet/ Fred C. Brannon
Produção : Ronald Davidson
Make-up : Bob Mark
Efeitos Especiais : Lydecker Brothers(Howard e Theodore)

Links em 2 partes 4shared:
http://www.4shared.com/rar/T0ps9xxPce/purplemonster01-07.html
http://www.4shared.com/rar/RlnVBM-qce/The_Purple_Monster_Strikes_08-.html

Links em 2 partes minhateca:
http://minhateca.com.br/spacemonster/marte+invade+a+terra+(serial+da+republic+pictures)/purplemonster01-07,720341106.rar(archive)
http://minhateca.com.br/spacemonster/marte+invade+a+terra+(serial+da+republic+pictures)/The+Purple+Monster+Strikes+08-15,720339827.rar(archive)

senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com

COMENTÁRIOS
POR CARTWRIGHT

A Republic viveu dias de glória com seus serials "cliffhanger", a partir de 35 quando foi fundada por Herbert J. Yates, tio do mais famoso escritor de sci-fi anos 50, George Worthing Yates de EARTH VS.FLYING SAUCERS muitos outros sucessos com efeitos de RAY HARRYHAUSEN.
Ele fundiu várias empresas(principalmente a MASCOT) e ergueu um novo império que foi responsável pela carreira de JOHN WAYNE e GENE AUTRY, além da ascensão do diretor JOHN FORD.

o símbolo da REPUBLIC SERIALS quando aparecia nas telonas, causava uma reação em cadeia na garotada, que aplaudia e assoviava com entusiasmo

Ela foi absoluta no gênero serial, embora menos elaborada do que as produções da UNIVERSAL e COLÚMBIA, quando estreou em 36 com DARKEST AFRICA encerrando a saga em 55 com o deficitário KING OF CARNIVAL. Foram ao todo 66 serials, isso se contarmos com "Commando Cody: Sky Marshal of the Universe", montado pela Syndicated TV em 53, usando footages das famosas séries do ROCKET MAN.

























o primeiro e o último cliffhanger serial da REPUBLIC que fez história na infância de muita gente durante sua época

Importante saber que THE PURPLE MONSTER STRIKES foi o primeiro serial pós-guerra após a capitulação do Nazismo e também o último a ser produzido com 15 capítulos(só a COLUMBIA ficou caracterizada pelos 15 capítulos em todas as suas produções). Apesar de nomes conhecidos desfilarem nos serials da Republic como ALLAN LANE, BELA LUGOSI, KIRK ALYN, CLAYTON MOORE(o eterno LONE RANGER)e TOM TYLER, não há dúvidas que a dupla LINDA STIRLING e o eterno vilão ROY BARCROFT foram marcantes na história dos cliffhangers da REPUBLIC.

a dupla carimbada das matinées, LINDA STIRLING e ROY BARCROFT em MANHUNT IN MYSTERY ISLAND, cujo pirata viajante no tempo, foi o papel que ROY BARCROFT mais gostou de interpretar

LINDA STIRLING ficou marcada pelo personagem THE TIGER WOMAN, considerado um dos mais populares serials da época e encerrou sua participação neste segmento com Jesse James Rides Again de 47, ao lado de BARCROFT e o do mocinho CLAYTON MOORE, com quem contracenou em muitos projetos.
ROY BARCROFT foi um dos nomes mais festejados das matinées, quase que invariavelmente no papel de vilão, com sua voz grave e soturna, ainda que nos bastidores era tido como uma pessoal amável e extremamente simpática para todos na REPUBLIC.



















a bela TIGER WOMAN e o marciano PURPLE MONSTER representavam o universo dos serials, como personagens inesquecíveis para a geração de aficionados no gênero

O sucesso do personagem de ROY BARCROFT em THE PURPLE MONSTER STRIKES levou a REPUBLIC criar uma continuação em FLYING DISC MAN FROM MARS, com o ator Gregory Gaye no papel do marciano invasor. Mais tarde em 66, uma compilação de THE PURPLE MONSTER STRIKES foi exibida na TV reduzindo os 209 minutos para pouco mais de 100 minutos, editando os 15 capítulos em um só e rebatizada de D-DAY ON MARS.

poster de FLYING DISC MAN FROM MARS

 O traje de PURPLE MONSTER foi repetido também nos serials de RADAR MEN FROM THE MOON e ZOMBIES OF STRATOSPHERE(com o ator LEONARD NIMOY, o MR.SPOOK de JORNADA NAS ESTRELAS).



Dois serials que utilizaram o traje do PURPLE MONSTER, RADAR MEN FROM THE MOON, que foi o mais famoso de todos os serials da REPUBLIC com o próprio ROY BARCROFT no papel de RETIK e ZOMBIES OF THE STRATOSPHERE, ambos da saga ROCKET MAN

Outra curiosidade é que na cena do primeiro capítulo de PURPLE MONSTER, a nave marciana ao bater no solo (feita com um protótipo manipulado)acabou perfurando uma tubulação de água, provocando um enorme esguicho, obrigando SPENCER BENNET a refazer a cena. Posso dizer que não havia nada que causasse mais expectativa na garotada(e até adultos), do que o próximo capítulo que seria exibido só na outra semana, sempre antes do filme principal do cinema. Era uma febre, as vezes a gente ia só para ver o serial, sem se importar com o longa-metragem em cartaz.

cena de um cinema em 47, durante as famosas matinées lotado pelas crianças, que não perdiam nenhum capítulos dos seriados sempre exibidos antes do filme principal.Notem uma menina à esquerda tampando os ouvidos, tamanho barulho que a garotada fazia

Este precioso serial dirigido pela dupla FRED C. BANNON e SPENCER BENNET, foi um estrondoso sucesso em sua época. Aliás SPENCER BENNET que também dirigia cliffhangers na COLUMBIA era conhecido pelo nickname KING OF SERIALS, que foi escrito em sua lápide, reconhecidamente como o mais importante diretor desse universo tão marcante nos anos 30,40 e 50.

lápide de SPENCER GORDON BENNET com a inscrição THE KING OF SERIAL DIRECTOR e logo abaixo: HIS LAST CHAPTER(seu último capítulo)
 Foi SPENCER BENNET(amigo pessoal de WILLIAM CASTLE)que convenceu SAM KATZMAN a contratar o talentoso diretor FRED F.SEARS(meu diretor favorito), apontando ele como o mais eficiente e criativo entre todos que conheceu.

FRED atuava como ator em vários filmes de DURANGO KID nos cinemas e começou a dirigir alguns deles, mostrando sua capacidade, logo se tornando o nome principal das produções da CLOVER de SAM KATZMAN.

SAM KATZMAN e SPENCER BENNET com seu indefectivel chapéu branco, durante as filmagens de VOODOO TIGER com a atriz JEANNE DEAN
 Agradeço e muito ao meu amigo especial do URUGUAI, DANIEL MATERIAGRIS que me cedeu os links de THE PURPLE MONSTER  STRIKES, para que eu pudesse postar aqui no RIPFORCE e no blog CARTWRIGHTMOVIES com exclusividade no Brasil.

Assim como a gurizada assoviava, batia nas cadeiras, gritava e montava uma algazarra daquelas no cinema, sinta-se a vontade para fazer uma bagunça barulhenta na sua sala, enquanto bandidos, marcianos e good guys saem no tapa, que era essencial e obrigatório em todos os capítulos destes serials.

ELENCO


Dennis Moore - Craig Foster
Linda Stirling - Sheila Layton
Roy Barcroft - The Purple Monster
James Craven - Dr Cyrus Layton
Bud Geary - Hodge Garrett, capanga do marciano
Mary Moore - Marcia
John Davidson - Imperador de Marte
Joe Whitehead - Carl Stewart
Anthony Warde - Tony
EPISÓDIOS
01 - The Man in the Meteor (22min 20s)
02 - The Time Trap (13min 20s)
03 - Flaming Avalanche (13min 20s)
04 - The Lethal Pit (13min 20s)
05 - Death on the Beam (13min 20s)
06 - The Demon Killer (13min 20s)
07 - The Evil Eye (13min 20s)
08 - Descending Doom (13min 20s)
09 - The Living Dead (13min 20s)
10 - House of Horror (13min 20s) - com recapitulação dos episódios anteriores
11 - Menace from Mars (13min 20s)
12 - Perilous Plunge (13min 20s)
13 - Fiery Shroud (13min 20s)
14 - The Fatal Trial (13min 20s)
15 - Take-off to Destruction (13min 20s)


SCREENSHOTS


2 comentários:

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem