terça-feira, 9 de janeiro de 2024

DEAD MEN DON'T WEAR PLAID aka CLIENTE MORTO NÃO PAGA - 1982 - DUAL AUDIO

 
SINOPSE:
 
Juliet Forrest (Rachel Ward) está certa de que a morte do seu pai, John Kay Forrest (George Gaynes), em um desastre de automóvel nas montanhas não foi nenhum acidente. Seu pai era um proeminente cientista e fabricante de queijos, que estava trabalhando em uma receita secreta. Para provar que foi assassinato, ela contrata os serviços de Rigby Reardon (Steve Martin), um detetive particular
 
DIREÇÃO:
Carl Reiner

ELENCO: Steve Martin (Rigby Reardon), Rachel Ward (Juliet Forrest), Carl Reiner ( o mordomo e depois o marechal VonKluck), Reni Santoni (Carlos Rodriguez)


Formato: MKV/BRRip/1080P
Tamanho: 1450 MB
Duração: 88 minutos
Idioma: Inglês e Português ( dublagem Herbert Richers ) Dual Audio por Carlosm42
Legendas: Português ( srt selecionável  )


LINK MEDIAFIRE:

LINK 4SHARED:

LINK PIXELDRAIN:


SENHA PARA DESCOMPACTAR
cinespacemonster


TRAILER

 
 
COMENTÁRIOS
por Amanda Aouad


Já vi filme de diretor, de produtor e até de roteirista, mas de montador é mais difícil. Claro que muito da montagem de Cliente morto não paga está no roteiro, mas é de Bud Molin a decisão de cortar um frame ali ou aqui para encaixar as histórias que compõem Cliente morto não paga. A comédia com Steve Martin de 1982 é uma grande homenagem aos filmes noir. A sátira bem feita não apenas nos conduz à atmosfera daquela época como traz trechos de diversos clássicos dos anos 40 e 50 para construir a trama. É impagável então, ver Steve Martin "contracenando" com Humphrey Bogart, Bette Davis, Kirk Douglas, Burt Lancaster ou Ingrid Bergman. A fotografia de Michael Chapman também é importante para distinguir o novo do antigo, além do que filmar em preto e branco não é uma arte fácil.
 

 Dirigido por Carl Reiner, o filme pega diversos filmes antigos para contar a história do detetive Rigby Reardon, vivido por Steve Martin, que é contratado pela bela Juliet Forrest, vivida por Rachel Ward, para investigar o assassinato de seu pai. Interessante que o própio Martin e o diretor Carl Reiner assinam o roteiro junto a George Gipe. Por isso, as brincadeiras da junção de filmes antigos fica tão interessante. Rigby Reardon tem como guru o lendário detetive Phillip Marlowe. É quando o filme recorre a cenas do próprio Humphrey Bogart em A Beira do Abismo. 
 

 E essa é a graça do filme, esperar as participações especiais, brincando de reconhecer as estrelas e seus filmes. Só por isso e pela sempre boa interpretação de Steve Martin, porque tirando isso, a história acaba virando um balaio de gato sem muito sentido. Para encaixar as cenas novas com as antigas temos que ver coisas como Steven Martin a ponto de desmaiar dizer que "vai colocar seu pijama e desmaiar na cama", tudo isso porque a cena seguinte retirada de um clássico, tem um ator de pijama listrado deitado na cama. A piada da bala chupada também cansa e Rachel Ward merecia mais que isso. Mas a construção básica do noir é bem feita. A primeira cena dos dois na sala do detetive é um bom sarro a todo aquele jogo de sedução entre detetive e cliente.
 
 
O figurino também merece destaque, não apenas por ser o último filme da figurinista Edith Head, que faleceu logo após a conclusão das filmagens, mas pelo cuidado em recompor as roupas daquela época fazendo uma transição harmônica entre as cenas. O mesmo devo dizer do trabalho de som. Também é o último filme do compositor Miklós Rózca, que foi chamado para refazer a trilha sonora dos filmes que trabalhou nas décadas de 40 e 50.

Mesmo com uma história forçada e por vezes absurda, Cliente morto não paga é uma divertida montagem, imperdível para os fãs dos filmes da época. Ao final, temos os créditos de todas as participações. Coloco-a aqui para vocês terem uma idéia do que vem por aí. Eu me diverti.
 

 
 
Relação dos atores e dos filmes originais que 
foram inseridos na trama (em ordem de entrada em cena):

Alan Ladd em Alma Torturada/This Gun For Hire, 1942;

Barbara Stanwyck em Uma Vida por um Fio/Sorry – Wrong Number,  1948;

Ray Milland em Farrapo Humano/The Lost Weekend, 1945;

Ava Gardner em Assassinos/The Killers, 1946, Lábios que Escravizam/The Bribe, 1949;

Burt Lancaster em Assassinos/The Killers, 1946;
 
Humphrey Bogart em À Beira do Abismo/The Big Sleep, 1946, No Silêncio da Noite/In a Lonely Place, 1950, e Prisioneiro do Passado/ Dark Passage, 1947;

Cary Grant em Suspeita /Suspicion, 1941;

Ingrid Bergman em Interlúdio /Notorious, 1946;

Veronica Lake em Capitulou Sorrindo/The Glass Key, 1942;

Bette Davis em Que o Céu a Condene/Deception, 1946;

Lana Turner em Estrada Proibida/Johnny Eager, 1941, e O Destino Bate à Sua Porta/The Postman Always Rings Twice, 1946;

Edward Arnold em Estrada Proibida/Johnny Eager, 1941;

Kirk Douglas em Estranha Fascinação/I Walk Alone, 1948;

Fred MacMurray em Pacto de Sangue/Double Indemnity, 1944;

James Cagney em Fúria Sanguinária/White Heat, 1949;

Joan Crawford em Acordes do Coração/Humoresque, 1946;

Charles Laughton em Lábios que Escravizam/The Bribe, 1949;

Vincent Price em Lábios que Escravizam/The Bribe, 1949.

 
 


SCREENSHOTS


8 comentários:

  1. Excelente e abençoado Ano Novo para os amigos e frequentadores do Space Monster. Que 2024 traga para todos nós muita saúde, paz, sabedoria, paciência, pro$peridade, juizo e muita fé. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lucindo, para você e sua família também um ótimo 2024 e tudo que deseja que se realize e o principal muita saúde a todos .

      Excluir
  2. Um Ano Novo abençoado a todos, amo de coração este blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Marcos, para você e sua família também, muita saúde e felicidade !
      O blog este ano em abril vai fazer 14 anos de atividade ininterrupta foram quase 1200 postagens e muito trabalho, levamos varias rasteiras dos provedores, mas continuamos por aqui e pelo jeito se estivermos vivos, vamos continuar por muito tempo.

      Excluir

PARA OS QUE COMENTAM ANÔNIMOS, POR NÃO SEREM MEMBROS, PEDIMOS QUE COLOQUEM SEUS NOMES OU APELIDOS NO FINAL OU INÍCIO DA MENSAGEM .