segunda-feira, 27 de setembro de 2021

THE HYPNOTIC EYE aka OLHO DIABÓLICO (1960)


SINOPSE:

Uma cidade é ameaçada por uma onda de automutilações cometidas por belas mulheres que parecem estar em um transe hipnótico.

DIREÇÃO:

George Blair




ELENCO:

Jacques Bergerac como Desmond

Merry Anders como Dodie Wilson

Marcia Henderson como Marcia Blaine

Allison Hayes como Justine

Merry Anders como Dodie Wilson

Joe Patridge como Det. Sargento Dave Kennedy

Fred Demara como Médico

Lawrence Lipton como Poeta Beatnik

Eric Nord como Tocador de Bongô

Guy Prescott como Dr. Philip Hecht

Jimmy Lydon como médico de emergência

Carol Thurston como Doris Scott





FORMATO: MKV/DVD Rip

DURAÇÃO: 79 minutos

TAMANHO: 1.28 gB

IDIOMA:  Inglês

LEGENDAS: Português ( srt na pasta ) por KARAMAZOV

LINK ULOZ:  CLIQUE AQUI



COMENTÁRIOS:

A cena de abertura certamente vai fisgar sua atenção: uma loura bonita e sexy entra em sua cozinha, ensaboa seus cabelos com algo que pensamos ser shampoo, mas que prova ser alguma substância inflamável quando ela placidamente os expõe às chamas de seu fogão.

Em seguida somos informados que aquele é o décimo primeiro caso de automutilação inexplicável de mulheres, todas jovens e bonitas: uma delas colocou seu rosto nas pás de um ventilador pensando que fosse um massageador facial. Outra cortou seu rosto com uma navalha pensando que fosse um pincel para lábios. Outra ainda bebeu soda cáustica pensando que era café. Nenhuma delas lembra-se de como foi capaz de cometer esses atos bizarros. Dave, o sargento detetive que investiga o caso, está perplexo, e mesmo depois que Dodie, a amiga de sua namorada Marcia, torna-se a décima segunda vítima, após ter participado como voluntária em um show de um misterioso hipnotizador conhecido como O Grande Desmond (Jacques Bergerac, ex- marido de Gingers Rogers e Dorothy Malone), ainda continua cético quando Marcia suspeita de Desmond. Marcia então servirá de isca para apanhar o culpado, expondo-se ao poder do Olho Hipnótico.

 O tema do hipnotismo tem longa tradição no cinema desde que Svengali hipnotizou Trilby em 1915, seguido de diversas adaptações. Belas mulheres sendo perseguidas por monstros também são recorrentes desde King Kong, mas o Olho Demoníaco não apresenta nenhum monstro ou aspecto sobrenatural em seu enredo, permanecendo na linha de filmes como o inglês Circo de Horrores ou o francês, Olhos Sem rosto.  É talvez um precursor do gore, pois o horror aqui apresenta rostos desfigurados, mais um ótimo trabalho de Emile LaVigne, responsável pela maquiagem de Za Za Gabor em Rebelião dos Planetas (Queen of Outer Space).

A “Rainha de Gelo” do Sci-Fi B, Allison Hayes, conhecida por A Mulher de 15 Metros, aqui é a sinistra assistente do Grande Desmond e, embora se apresente em sua estatura natural, seu papel não é diminuído em importância na trama.

O elenco ainda apresenta algumas breves aparições curiosas, como a de “Fred” Waldo Demara, conhecido na época como O Grande Impostor (suas façanhas na vida real renderiam um filme realizado no ano seguinte: The Great Impostor, com Tony Curtis). Além dele, O Olho Demoníaco também apresenta  Lawrence Lipton, poeta beatnik, declamando as “Confissões de Um Viciado em Cinema” ao lado do Rei dos Beatniks,  Eric "Big Daddy" Nord, tocando bongô.


LAWRENCE LIPTON E ERIC NORD

Seguindo os sucessos de William Castle, que utilizou diversos truques e manobras publicitárias para promover seus filmes, O Olho Diabólico pretendia hipnotizar o público com luzes estroboscópicas e balões personalizados -- “VOCÊ NÃO PODE RESISTIR AO OLHO HIPNÓTICO” -- eram distribuídos nos cinemas e apresentados como “HynoMagic” nos cartazes. Apesar de não conseguir seu intento e dos numerosos furos de roteiro, o filme certamente vai agradar aos fãs do gênero.

(Texto-colagem com adaptação e livre tradução de diversas críticas do IMDb)


CURIOSIDADES:

William ReadWoodfield, o roteirista, que era um fotógrafo de celebridades em Hollywood na época, recorda como o filme surgiu:

"Voltando de Las Vegas, eu estava dirigindo de volta a Death Valley para continuar trabalhando com Spartacus - era quase madrugada.  Devo mencionar que tinha sido um mágico amador na minha juventude - um mágico prodígio, na verdade - e estava publicando na época uma revista de mágica, que  comecei quando tinha cerca de 20 anos. Então, eu estava dirigindo e vendo a linha branca na estrada. Eu olho para a linha branca e digo para mim mesmo: "Sabe, você poderia fazer um filme sobre isso! As pessoas entrariam no cinema... o filme começaria... e é apenas uma linha branca, como aquela na estrada. Uma voz diria: "Muito bem, todos vocês- relaxem. Fiquem de olho na linha branca". E nós hipnotizaríamos o público. E, uma vez feito isso, diríamos: "Agora vamos dar a todos um teste, e todos que não passarem no teste terão seu dinheiro de volta. Os outros podem ficar para assistir ao melhor filme que  já viram em suas vidas. Então contaríamos uma história aos que passaram no teste enquanto estavam sob hipnose, e continuaríamos a colocá-los sob hipnose cada vez mais profunda. Em última análise, nós lhes contaríamos que era o melhor filme que já viram em suas vidas e para espalhar para seus amigos. Adeus! A sugestão pós-hipnótica seria: "Espalhe isso!".

Só estivemos em Death Valley para Spartacus por, oh, cinco ou seis dias, e então Kirk Douglas despediu o diretor, Tony Mann. Quando voltei [para Hollywood], eu estava contando minha ideia a Charlie Bloch:"Que maneira de fazer um filme! Não vai custar nada!". Disse isso como uma espécie de capricho para Bloch, mas ele disse: "Mmmm. Talvez consigamos vender isso". Então ele foi lá e falou com o pessoal da  Allied Artists, e disseram: "Nós adoramos!". Acharam a ideia fantástica. Mas tinham um pequeno problema: realmente queriam um filme. Acharam que a ideia do que eu chamava de HypnoVision era fantástica, mas disseram: "Você não pode realmente fazer isso [fazer um filme que não é nada além de uma linha branca], você tem que dar um filme a eles".

William ReadWoodfield, que mais tarde conseguiu o sucesso com Missão Impossível, também esteve envolvido no processo do criminoso Caryl Chessman, o "Bandido da Luz Vermelha" original que inflenciou o brasileiro João Acácio Pereira da Costa a cometer crimes similares. 

O título original do filme, The Hypnotic Eye, mais tarde influenciou o nome de uma banda inglesa de garage neo- psicodélico e é também título de um álbum de Tom Petty and the Heartbreakers.

Uma série de TV com o mesmo nome foi exibida em Dallas de 1996 a 1999. O programa apresentava clipes de filmes de terror e ficção científica, programas de televisão e trailers, bem como entrevistas e comerciais de brinquedos antigos, e tinha como apresentador uma marionete com um grande olho como cabeça.



Apresentador do The Hypnotic Eye

De seus escritórios em Glendale, perto de Hollywood, Gil Bone, hipnotista, trabalhou com muitos atores ao longo de sua carreira, incluindo Sylvester Stallone, Lily Tomlin e Dolly Parton. Ele também foi diretor técnico ou consultor em vários filmes e séries de televisão, incluindo The Hypnotic Eye, Above and Beyond, e The Eleventh Hour.

Jayne Mansfield faz uma breve aparição incidental como foto de recorte de jornal com seu melhor atributo sendo usado como alvo de dardos .


Jayne Mansfield sendo alvejada



Allison Hayes e Jacques Bergerac


Não tem 15 metros mas é um mulherão


 SCREENSHOTS:




19 comentários:

  1. Muito obrigado Karamazov , belo post recheado de informações .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que gostou da postagem, Carlos!
      Estou ainda aprendendo com vocês aqui do Cine Space Monster como fazer uma postagem caprichada.

      Excluir
  2. Gostaria da versão japonesa de King Kong escapes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sim terá que Legendar segue o link
      https://drive.google.com/file/d/1bXEsogMhADdz_boLscu5urDghGhJzgZq/view?usp=drivesdk

      Excluir
  3. Uma das postgaens que eu mais queria ver por aqui. Nem sei i que dizer. Muito obrigado. Muito bom este filme. Do tempo da Sessão Das Dez. Mais uma medalha de ouro para o Space Monster.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lucindo! Eu não conhecia o filme e quando vi você comentando por aqui sobre o The Hypnotic Eye, procurei, assisti e gostei o suficiente para legendar e trazer para cá. Grato pela dica e por apoiar nosso trabalho!

      Excluir
    2. Olá, não conheço o filme . Foi exibido na sessão das dez de que emissora ?

      Excluir
  4. Respostas
    1. Major, é preciso solicitar acesso ao link, caso não conseguir, só avisar que envio para o seu e-mail.

      Excluir
  5. Karamazov, devo muito ao Space Monster. Me trouxe incontáveis alegrias por conta dos filmes e seriados antigos aqui postados e pela atençaõ de toda turma. No início dos anos 80, época do video cassete, costumava comprar revistas americanas tais como Filmfax e Sinister Cinema. Estas revistas costumavam trazer páginas de classificados com filmes e seriados em dvd para venda porém, tudo em dolar e muito caros. Vendo as capas do dvds ficava imaginando se um dia eu teria a oportunidade ver e ter nas mãos tantas relíquias e só o Space Monster me deu esta chance por postar quase a totalidade do que eu costumava ver nestas revistas importadas. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Space Monster é realmente incrível e também me trouxe a ainda trás muita alegria com seus filmes e seriados raros, os quais não teria oportunidade de conferir caso não fosse o esforço de toda a turma que contribui ou já contribuiu por aqui. Hoje, graças à internet e ao trabalho de legendas de fãs como nós, podemos acessar e compartilhar essas pérolas que ficariam esquecidas e é sempre gratificante receber uma mensagem como a sua. Desconheço as revistas americanas que você lia, mas lembro que adorava ler as sinopses da revista Set e também ficava imaginando se algum dia iria poder assistir aos filmes mencionados.

      Excluir
  6. Outra coisa Karamazov. Estou a procura do seriado Thriller(que aqui no Brasil foi exibido nos longíquos anos 60/70 na extinta TV Excelsior com o nome Impacto) e era apresentado pelo Boris Karloff. No Youtube vc pode encontrar todos os episódios e até baixá-los na versão original em inglês(que dá até pra entender por não ter gírias e palavrões). Porém, tendo este seriado legendado em português seria bem melhor. Vc sabe onde posso achar este seriado legendado em português? Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro de já ter procurado essa série com apresentação do grande Karloff, do qual sou fã, mas sem sucesso, vou refazer a busca assim que possível.

      Excluir
  7. Jacques Bergerac também é conhecido pelo papel do vilão Freddie The Fence no seriado Batman. Foi casado com duas grandes atrizes de Hollywood que foram Ginger Rogers e Dorothy Malone. Deixou de atuar para se tornar um dos diretores da empresa Revlon em Paris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cheguei a ler essas curiosidades sobre o Bergerac, mas achei que o texto iria ficar muito longo, obrigado por acrescentá-las, Lucindo.

      Excluir
  8. Link atualizado https://drive.google.com/file/d/1bXEsogMhADdz_boLscu5urDghGhJzgZq/view?usp=drivesdk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Samuel. Eu já acessei aqui. Não tenho interesse em legendar mas já encaminhei para o Major e espero que ele traga o filme para cá.

      Excluir
  9. Obrigado Samuel e Karamazov! Eu consegui baixar!

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem