quinta-feira, 16 de maio de 2013

O SEGREDO DOS TÚMULOS 12 Capítulos - 1949



FEDERAL AGENTS VS UNDERWORLD INC.
A REPUBLIC SERIAL
Direção : Fred C. Brannon

POSTADO PRIMEIRAMENTE EM 3/01/2012





Formato : AVI
Fonte : DVDRip
Episódios 01/06
Tamanho : 900 mb
Duração : 90 min
Video : XVID 700x478 29.97fps 1199Kbps
Audio : MPEG Audio Layer 3 48000Hz stereo 192Kbps

Episódios 07/12
Tamanho : 840 mb
Duração : 82 min
Video : XVID 702x476 29.97fps 1199Kbps
Audio : MPEG Audio Layer 3 48000Hz stereo 192Kbps
Legendas : incluídas nas 2 pastas

Ano : 1949
Direção : Fred C. Brannon
Produção : Franklin Adreon
História : Royal K. Cole/Basil Dickey
História : William Lively/Sol Shor
Música : Stanley Wilson
Fotografia : John MacBurnie
Efeitos Especiais : Howard e Theodore Lydecker


************************************
AGRADECIMENTO ESPECIAL A CARLOS SOLRAC  PELO UPLOAD DESTE SERIAL


senha p/descompactar
www.cinespacemonster.blogspot.com

*******************************************






SINOPSE

O agente federal David Worth é incumbido de investigar um plano arquitetado pela sinistra Nila, que junto com o bandido Gordon, pretendem roubar uma das mãos de ouro de Kurigal, encontrada pelo pf. Clayton, sequestrado pela quadrilha dela.
Enquanto os agentes tentam encontrar o paradeiro do pf. Clayton, eles enfrentam armadilhas e atentados tramados por Nila, com o objetivo de conseguir enfim ter posse das duas mãos de ouro, que revelariam os tesouros de ABISTÃO, assim podendo governar o submundo do crime que passaria ao seu comando, desafiando a equipe do agente Worth.


COMENTÁRIOS

Apesar de realizado em 49, este foi o primeiro serial, dirigido somente por FRED C BRANNON, que até então, dividia o cargo com outros nomes, especialmente SPENCER BENNET. E foi um grande sucesso de público na sua época, em que BRANNON trazia de volta à tela, o ator que interpretou o primeiro SUPERHOMEM, KIRK ALYN, que apesar do sucesso, não queria continuar atuando como SUPERMAN, mas ainda faria uma continuação chamado THE ATOM MAN VS SUPERMAN no ano seguinte ao FEDERAL AGENTS VS UNDERWORLD INC, aceitando uma proposta da COLUMBIA. Mas quando a emprêsa resolveu lançar o super-herói na TV, ALYN se recusou a assinar o contrato, sendo substituido por GEORGE REEVES.
Não foi uma decisão vantajosa, pois logo após mais um serial de FRED BRANNON, BLACKHAWK ele amargou um enorme ostracismo sem grandes oportunidades, fazendo pontas em filmes sem ter seu nome creditado, como BEGINNING OF THE END do BERT I. GORDON e WHEN WORLD COLLIDES. KIRK ALYN ainda apareceria no filme SUPERMAN de 78 como um general numa ponta, sendo mais atuante mesmo em séries de TV, até se retirar da profissão em 83 num filme do mongolóide diretor FRED OLEN RAY chamado SCALPS. KIRK faleceu em 99 com 89 anos de falência múltipla, mas mesmo não desejando ele ficou marcado por ser o primeiro SUPERHOMEM do cinema.


o topete ficou marcado nos HQs em que JOE SHUSTER acentuou
com o sucesso do serial SUPERMAN( contra THE LADY SPIDER) 48.


Aliás dizem que KIRK ALEY devia ter pesadêlos com a atriz CAROLL FORMAN que foi vilã dele em três serials em que ele atuou no papel principal: SUPERMAN 48,FEDERAL AGENTS VS THE UNDERWORLD INC de 49 e BLACKHAWK de 52. CAROLL FORMAN foi talvez a pioneira arqui-vilã do cinema e sua atuação em papéis marcantes como LADY SPIDER em SUPERMAN 48, THE BLACK WIDOW(seu personagem mais famoso), a sinistra LASKA em BLACKHAWK, NILA de FEDERAL AGENTS VS UNDERWORLD INC ou QUEEN KHANA em BRICK BRADFORD, entre outros mais, lhes deram notoriedade e marcou definitivamente sua carreira um tanto reduzida( não mais que 24 títulos entre séries de TV, serials e alguns filmes ) encerrando sua carreira numa ponta de um filme da SUSAN HAYWARD e DEAN MARTIN em 61.


a perigosa e mortal LADY SPIDER, um dos papéis malignos na
carreira da bela CAROLL FORMAN, que faleceu em 97 com 79 anos


O bandidão que trabalhava para a gananciosa Nila, foi feito pelo carismático ator ROY BARCROFT, que a crítica especializada realçava sua voz sinistra, que lhe caracterizou como um dos mais populares vilões dos serials e filmes de bang bang durante sua carreira. ROY que na vida real era tido como um autêntico gentleman e boa praça, se especializou em papéis de fascínora, atuando em não menos do que 374 filmes, sendo que não há uma série de faroeste feito para TV que ele não tenha participado, sempre como mal-caráter e assassino e um dos seus últimos trabalhos foi no trash BILLY THE KID VS DRÁCULA, quando no mesmo ano atuou no sci-fi DESTINATION INNER SPACE, uma ponta em BEBE DE ROSEMARY e encerrou sua carreira de ator, numa rápida ponta em UM HOMEM DIFÍCIL DE MATAR, com LEE MARVIN e JACK PALANCE. Ele veio a falecer ainda durante as filmagens desse bang-bang, por isso seu personagem foi encurtado ao longo da história, já que o filme só foi terminado em 1970, um ano depois de sua morte.
Seu nome está atrelado aos inúmeros bang-bangs, mas ele foi o vilão de sci-fi serials em RADAR MEN FROM THE MOON, como RETIK, governante da LUA e THE PURPLE MONSTER STRIKES, em que faz o PURPLE MONSTER, um personagem que ele declarou ter sido seu favorito entre todos os serials.


ROY BARCROFT e CAROLL FORMAN em uma cena de FEDERAL AGENTS
VS UNDERWORL INC. ROY era tão atuante que chegou a trabalharem mais de 10 filmes no mesmo ano, saindo de um set e entrando noutro, quase sem tempo de trocar o figurino.


Uma ponta neste serial ficou a cargo do ator TRISTRAM COFFIN no papel do advogado do bandido GORDON interpretado por ROY BARCROFT. Apesar de só aparecer no capítulo 8, TRISTRAM era bem conhecido em vários filmes e serials, atuou no CREATURE WITH THE ATOM BRAIN, THE CORPSE VANISHES, que foi um dos filmes mais famosos de BELA LUGOSI FLIGHT TO MARS,mas ficou marcado por uma gafe na série de TV, CLIMAX! quando fazendo o papel de um defunto sobre uma mesa, enquanto os detetives falavam sobre o caso, ele se levantou, saindo da cena e como esse programa era ao vivo, o público e até mesmo os atores, ficaram perplexos...o programa continuou como se nada tivesse acontecido e depois a CBS justificou que o ator tinha pensado que a cena havia terminado e não estava mais sendo transmitida.
Mas sem dúvida ele será lembrado como o primeiro ROCKET MAN no serial THE KING OF ROCKET MEN de 49, um dos melhores projetos da REPUBLIC e do diretor FRED C. BRANNON.


TRISTRAM fez o papel do advogado no capítulo 8 a pedido de FRED
C. BRANNON, já que ambos rodavam no mesmo dia o serial KING OFTHE ROCKET MEN e o diretor não tinha um ator para o personagemde FEDERAL AGENTS VS. UNDERWORLD INC. TRISTRAM aceitou o convite e participou de graça, para ajudar o amigo.



COFFIN foi o primeiro a interpretar o ROCKET MAN, personagem que
se tornou um ícone dos serials da REPUBLIC.


Já a mocinha de FEDERAL AGENTS VS UNDERWORLD INC, ficou a cargo de ROSEMARY LA PLANCHE, que foi a miss AMERICA de 1941, após concorrer como miss CALIFÓRNIA, que venceu duas vezes.
Ela não teve uma carreira no cinema como pretendia, chegou a ser contratada pela PRC, onde encabeçou dois filmes de terror, Strangler of the Swamp e Devil Bat's Daughter. Atuou também ao lado dos ótimos ALAN CARNEY(que eu gostava muito)e seu parceiro constante, WALLY BROWN no excelente ZOMBIES ON BROADWAY de 45. Mas devido a problemas de alcoolismo, ela se afastou das telas, logo após FEDERAL AGENTS VS UNDERWORLD INC, reaparecendo somente em 61, num episódio da série cômica HENNESEY do ator JACKIE COOPER e acabou falecendo em 79, aos 55 anos, de coma alcóolica.


sob a fama de ser eleita MISS AMÉRICA em 41, a atriz ROSEMARY LA
PLANCHE apareceu em filmes, sempre numa ponta e na maioria dasvezes sem ter seu nome creditado. Após os low budgets da PRC, ela teve mais espaço e estreou nos serials, como atriz principal de JACK ARMSTRONG THE ALL AMERICAN BOY da COLUMBIA em 47


O sucesso de FEDERAL AGENTS VS UNDERWORLD INC, atingiu em cheio a garotada do final dos anos 40 e logo foi aproveitado pela BOWMAN BUBBLE GUM CORP., fabricante de chicles e que era famosa pelos cards de baseball e dos flipbooks com várias cenas entre desenhos filmes e serials. É claro que um dos mais disputados foram os flipbooks de FEDERAL AGENTS VS. UNDERWORLD INC. Esses tipos de flipbooks também eram lançados por caixas de cereais. Já aqui no Brasil, havia uma coleção de cards chamados de ESTAMPAS EUCALOL, que vinham anexados ao sabonete EUCALOL


anúncio dos famosos e idolatrados cards dos jogadores de
Baseball lançados pela BOWMAN BUBBLE GUM.


página 14 do flipbook de FEDERAL AGENTS VS UNDERWORLD INC que foia primeira dos PRE-VUE da BOWMAN BUBBLE GUM para a coleção serials.Os flipbooks eram folhetos que se grampeavam e ao folhear com o polegar, moviam-se como uma animação, o que era atraente, isso numperíodo sem qualquer tipo de informatização, videos ou o que fosse.


as estampas EUCALOL foi uma verdadeira febre de colecionador
no Brasil durante os anos 40 e 50, sendo muito valorizadas
hoje em dia e até mesmo leiloadas em alguns casos.


FEDERAL AGENTS VS. UNDERWORLD INC apesar de ser o primeiro dos serials dirigidos por FRED C. BRANNON sem parceria com outro diretor, fato que se repetiu a partir daí, faz parte de uma extensa relação de serials que ele trabalhou na direção, sendo que no começo foi a convite de SPENCER G BENNET, considerado o grande mestre dos serials, que achava FRED BRANNON, sua mais grata descoberta para este segmento.

Eis aqui a filmografia completa de FRED C. BRANNON:

1945: The Purple Monster Strikes
1946: The Phantom Rider
1946: King of the Forest Rangers
1946: Daughter of Don Q
1946: The Crimson Ghost
1947: Son of Zorro
1947: Jesse James Rides Again
1947: The Black Widow
1948: G-Men Never Forget
1948: Dangers of the Canadian Mounted
1948: Adventures of Frank and Jesse James
1949: Federal Agents vs. Underworld, Inc.
1949: Ghost of Zorro
1949: Frontier Investigator
1949: King of the Rocket Men
1949: Bandit King of Texas
1949: The James Brothers of Missouri
1949: Radar Patrol vs. Spy King
1950: Gunmen of Abilene
1950: Code of the Silver Sage
1950: Salt Lake Raiders
1950: The Invisible Monster
1950: Desperadoes of the West
1950: Vigilante Hideout
1950: Rustlers on Horseback
1950: Flying Disc Man from Mars
1951: Arizona Manhunt
1951: Lost Planet Airmen
1951: Government Agents vs Phantom Legion
1951: Don Daredevil Rides Again
1951: Night Riders of Montana
1951: Rough Riders of Durango
1952: Radar Men from the Moon
1952: Captive of Billy the Kid
1952: Wild Horse Ambush
1952: Zombies of the Stratosphere
1953: Jungle Drums of Africa
1955: Commando Cody: Sky Marshal of the Universe


serials reeditado para TV

1958: Missile Monsters
1958: Satan's Satellites
1959: Ghost of Zorro
1966: Cyclotrode 'X'
1966: R.C.M.P. and the Treasure of Genghis Khan
1966: D-Day on Mars
1966: U-238 and the Witch Doctor
1966: Code 645
1966: Sombra, the Spider Woman
1966: Retik, the Moon Menace

Agora convido voces a se deliciarem com mais este tesouro das matinées, que em cada um dos capítulos acontece mais briga e sôcos, do que saida de boate paulista. Curiosamente este serial foi lançado no Brasil em DVD com o estranho título de O SEGRÊDO DOS TÚMULOS, vai entender o que se passa na cabeça destes gênios que mergulham fundo na superfície.

 capa do DVD nacional recomendado para colecionadores
 

o trio de atores que combatem a arqui-vilã, NILA neste serial

E é claro, agradeço novamente a MATERIAGRIS por me enviar legendas que pude corrigir e sincronizar para enfim postar aqui no CINESPACEMONSTER.
VALEU POR MAIS ESSE PRESENTE, DANIEL!!!





ELENCO


Kirk Alyn - Insp. David Worth
Rosemary La Planche - Laura Keith
Roy Barcroft - Spade Gordon
Carol Forman - Nila
James Dale - Agente Steve Evans
Bruce Edwards - Prof. Paul Williams
James Craven - Prof. James Clayton
Tristram Coffin - Frank Chambers


SCREENSHOTS










FEDERAL AGENTS VS UNDERWORLD INC



11 comentários:

  1. Olá Hans, boa noite.
    É uma bela surpresa para assistir neste fim de semana. Gosto muito de seriados e filmes antigos (faz anos que não vou à locadora, só aqui no Sapace Monster)e este com certeza é mais um lançamento nota 10 so site. Parabéns a você e ao Carlos. Um abraço. grandegerson

    ResponderExcluir
  2. legal Mr. BIG gerson,
    voce também tem nos proporcionado gratas surprêsas e espero que venha mais daí.
    Estou com mais duas pastas de legendas dos cliffhanger serials enviadas por MATERIAGRIS
    e assim que tiver tempo começo a traduzir.
    Não percam o próximo capítulo....

    ResponderExcluir
  3. Caros Cart e Carlos ...
    Não existem palavras para expressar por tantos filmes raros e esquecidos que vcs tem postado aqui Obrigado por compartilhar ...

    ResponderExcluir
  4. "Meu caro anônimo de souza brandão
    os links não estão off não."

    O MEGAUPLOAD estava mal hoje desde cedo,
    mas agora rola normal, testei todos os links
    e eles estão ok, use o JDownloader que fica
    mais fácil.

    ResponderExcluir
  5. Este é realmente um dos melhores seriados que eu assisti. Espero sinceramente pela postagem de outros mais. Parabéns a você. Este espaço continua sendo o máximo.

    ResponderExcluir
  6. Estou encantado com tantos seriados do cinema,
    postado aqui neste site, baixei tranquilamente sem
    nenhum problema, fico muito agradecido, por este site tão bom
    que ate palavras de agradecimento seria pouco, a imagem espetacular.
    Que venha mais seriados. O meu muito obrigado, abraço.
    obs. tenho em vhs: "Tambores Feiticeiros" "O Maravilhoso Mascarado"
    "Capitão Africa, O aventureiro", se precisar disponha.

    ResponderExcluir
  7. ariano, voce poderia converter esses vhs para avi?
    Caso afirmativo, é só mandar eles para o e-mail do
    SPACEMONSTER aí em cima no lado direito que o CARLOS
    vai postar todos eles, com certeza.

    ResponderExcluir
  8. hanscartwright vou converter de VHS, para .AVI,
    vc sabe que VHS, não tem qualidade, tem que passar no filtro.
    Não estou achando em cima o email do Carlos, o que ta escrito.

    ResponderExcluir
  9. é, também não vi mais o email do spacemonster...
    bem, manda para esse aqui do gmail, que ele vai
    receber e checar os arquivos, caso ok, serão todos
    postados com o merecido crédito para voce, por
    esta preciosa colaboração e trabalho.
    Valeu mesmo Ariano

    carlosmonster42@gmail.com

    ResponderExcluir

Para os que comentam anônimos, por não serem membros, pedimos que coloquem seus nomes ou apelidos no final ou inicío da mensagem